Relato oficina CRTE - Profa. Maricler de Souza Garcia
Relato de Experiência Disciplina: Química – 1º Ano - EM
Título do trabalho: Classificação Periódica dos Elementos Químicos
Nome: Maricler de Souza Garcia e Nilton Sérgio Rech
Estabelecimento: Colégio Estadual Presidente Roosevelt
Cidade: Guaíra – Pr
Relato
Esta atividade é proposta para o 1º ano do Ensino Médio ou para a 8º série do Ensino Fundamental. A atividade pode ser utilizada para o estudo da tabela periódica dos elementos químicos em relação a(aos): símbolos, propriedades, família, período, distribuição eletrônica, níveis e subníveis de energia, estados físicos, formas, cores, número atômico, massa atômica, prótons, elétrons, nêutrons.Após as aulas expositivas sobre tabela periódica, os alunos são convidados para irem até o laboratório para desenvolver atividades práticas.
Utilizando amostras de substâncias simples: Enxofre (S), Cobre (Cu), Chumbo (Pb), Estanho (Sn), Ferro (Fe), Alumínio (Al), Zinco (Zn), Mercúrio (Hg) e Iodo(I), elas são colocadas em pequenos frascos transparentes para que os alunos possam fazer uma observação visual (poderiam ser utilizadas outras amostras, além dessas) conforme segue em anexo as fotos (amostras de substâncias simples).
Após a observação, é proposto aos alunos a resolução de um exercício (quadro anexo).
Já na aula prática com o material concreto, faço uso com os alunos, de uma ferramenta para criação da atividades didáticas, que são desenhadas baseando-se em pré-formatos como: quebra-cabeças, jogos da memória, jogos de completar palavras, jogos de relacionar palavras e figuras, entre outros.
Para isso, é utilizado o software JCLIC, com um exercício de associação simples que é um jogo de associação de materiais com elementos químicos existentes nas substâncias que constam nas imagens.
Na resolução da atividade observo as dificuldades dos alunos em: diferenciar estado físico de forma, período de família, metal de ametal, número atômico de massa atômica, elétrons de prótons e de nêutrons, elementos de transição de representativos, em perceber a importância da última camada da distribuição eletrônica e identificar cores.
A atividade tem apresentado resultados satisfatórios na aprendizagem dos alunos e também é dinâmica, pois os mesmos gostam muito, questionam e trocam informações entre eles. A atividade auxilia, ainda, a aprofundar o conteúdo que é pré-requisito para compreender os conteúdos seguintes como por exemplo densidade, momento em que os alunos lembram do mercúrio que é um dos elementos mais densos da tabela, e também que é o único metal líquido na natureza.
Anexos
Quadro da Atividade sobre Tabela PeriódicaImagens
Imagem 1: Tela do JClic com uma tabela com a imagem do material e o nome do elemento químico nele presente.
Imagem 2: Relação de amostras e o nome do elemento químico presente.
Imagem 3: Relação de amostras e o nome do elemento químico presente.
Imagem 4: Relação de amostras e o nome do elemento químico presente.
Referências
FELTRE, Ricardo. Química. 6ª ed. São Paulo: Moderna, 2004.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Química. Curitiba-PR, 2008. Disponível em: www.quimica.seed.pr.gov.br/arquivos/File/quimica.pdf. Acesso em: 22 jun. 2010.
Jclic. Disponível em: <http://classe.geness.ufsc.br/index.php/Jclic> Acesso em: 27 abr. 2010.
Jclic. Disponível em: <http://sites.google.com/site/boatecp/jclic> Acesso em: 27 abr. 2010.
Jclic. Disponível em: <http://clic.xtwwec.cat/es/index.htm> Acesso em: 27 abr. 2010.
Apostila Jclic. Disponível em: <http://www.diaadia.pr.gov.br/autec/arquivos/File/Manual_JClic_web.pdf> Acesso em: 22 jun. 2010.
Sites Consultados:
GeNNES. Disponível em: http://www.geness.ufsc.br/
Zona Clic: Disponível em: http://clic.xtec.cat/es/
Boate jClic: Disponivel em: http://sites.google.com/site/boatecp/jclic