Relato oficina CRTE - Prof. Clóvis Abel Giulian
Relato de Experiência Disciplina: Química – 1º Ano - EM
Título do trabalho: Funções Inorgânicas
Nome: Clóvis Abel Giulian
Estabelecimento: Colégio Estadual Professor Agostinho Pereira
Cidade: Pato Branco – Pr
Relato
Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina de Softwares Educacionais - Gimp e Cmap Tools, sob orientação da docente, assessora pedagógica Ivete Turmena Guidolin da equipe da coordenação regional de Tecnologia Educacional do Núcleo Regional de Educação de Pato Branco.O uso de mapas conceituais é uma metodologia importante e pouco explorada na disciplina de Química, por meio da sua utilização podemos: organizar a estrutura cognitiva do pensamento, resumir textos e livros, assistir um filme ou vídeo e montar uma estrutura de conceitos a fim de fazer o seu resumo. O objetivo geral desse relato é descrever a prática que foi realizada com os alunos da primeira série do Ensino médio do Colégio Estadual Professor Agostinho Pereira, explorando assim a metodologia da construção de mapas conceituais.
Na primeira etapa fiz a escolha de dois vídeos sobre aquecimento global e chuva ácida que estão hospedados no Portal dia a dia educação na disciplina de Química. Assisti o conteúdo dos vídeos e fiz a produção de dois mapas conceituais um para cada vídeo utilizando o Software Cmap Tools. Após a conclusão utilizei a fonte e palheta de cores e deixei conceitos e frases de ligação em branco de forma que os mapas conceituais ficassem incompletos. Após fiz a impressão desses mapas conceituais para utilizar na sala de aula com os alunos.
Na próxima etapa, utilizando a TV multimídia, os alunos assistiram aos vídeos e terminaram de completar os mapas conceituais, conforme os conceitos expostos no mesmo.
Finalmente coloquei no quadro alguns conceitos e frases de ligação sobre funções inorgânicas e solicitei aos alunos que montassem um mapa conceitual sobre esse conteúdo. Alguns alunos fizeram manualmente outros utilizaram Software Cmap Tools do Paraná Digital.
Observei que houve um grande interesse nessa metodologia, os alunos conseguiram resumir os conceitos, entenderam a importância de fazer uma relação hierárquica do conhecimento e se envolveram na construção dos mapas conceituais.
Imagens
Mapa conceitual sobre funções inorgânicas - desenho manual.
Mapa conceitual sobre funções inorgânicas - desenho no Cmaps.
Recursos do Portal Dia a dia Educação
Vídeo: Chuva Ácida. Disponível em: <http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=9664>
Vídeo: Aquecimento Global. Disponível em: <http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=9695>
Referências
Castro. T. Trabalhando com mapas conceituais, a construção do conhecimento. Ciências da computação. Disponível em: <http://www.dcc.ufam.edu.br/~dcc_cc/notasdeaula/arquivos/Corrrigindo_Mapas.ppt>. Acesso em: 01 jul. 2010.Sousa.N. M. Várias dimensões dos mapas conceituais. Disponível em: www.fes.br/disciplinas/dir/tge/mapa_conceitual.ppt. Acesso em: 29 jun. 2010.