Relato oficina CRTE - Profa. Maria Aparecida Fabian Alexandre
Relato de Experiência Disciplina: Química – 2º Ano - EM
Título do trabalho: Soluções
Nome: Maria Aparecida Fabian Alexandre
Estabelecimento: Colégio Estadual Juvenal Mesquita
Cidade: Bandeirantes – Pr
Relato
Este material foi elaborado como trabalho final da oficina “Apoio ao uso dos recursos de Portais Educacionais, assessorado pela equipe de coordenação da CRTE, do núcleo de Cornélio Procópio. O conteúdo básico: soluções, se apresenta inserido nos conteúdos estruturantes, biogeoquímica e matéria e sua natureza, podendo ser abordado dentro desse tema vários conteúdos específicos como: dispersão e suspensão, densidade, temperatura e pressão, solubilidade, concentração. Isso permite uma ampla discussão, com uso da contextualização pois, aspectos sobre esses fenômenos são facilmente percebidos pelos alunos. O aluno consegue elaborar conceitos sobre soluções, a partir da articulação entre o saber que adquire em sala e sua realidade. O tema abordado tem como objetivo: Compreender os diferentes tipos de misturas presentes nos estados sólido, líquido e gasoso. Associar os efeitos que a temperatura e a pressão proporciona aos diferentes tipos de solução. Identificar diferentes formas de expressão de concentração. Relacionar a solubilidade das substâncias com os vários tipos de forças intermoleculares.
Como introdução ao conteúdo soluções, utilizando a TV Multimídia será mostrado o vídeo: "Ar Puro", do Portal Dia a Dia, onde no final da apresentação será comentado sobre soluções gasosas. A seguir será feita leitura no livro didático público, das folhas número 8 - Água Dura p.114 a 117, com resolução da atividade prática proposta na p.115, em seguida se fará discussão sobre o assunto.
Apresentar uma imagem do portal Dia a Dia sobre a composição do sangue, onde existem substâncias em solução verdadeira, forma coloidal e suspensão.
Os alunos farão simulação, obtida no Portal do MEC, preparando soluções em diferentes concentrações. Para as duas atividades os alunos usarão o laboratório de informática. Serão avaliados através de duas práticas de laboratório, sobre solubilidade (soluções saturadas, supersaturadas e insaturadas) e, influência da temperatura na solubilidade, sendo observada a todo o momento a participação nas atividades propostas e, aproximação dos resultados.
Recursos do Portal Dia a Dia Educação
Imagem: "Sangue" - Ciências. Disponível em: <http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=2152&evento=3>
Vídeo: Telecurso 2000 - 2º Grau - Química - Aula 09 - "Ar Puro". Disponível em: <http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=9723>
Recurso do Portal do MEC
Simulador: Soluções. Disponível em <http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/667/open/file/atividade3.htm?sequence=8>Referências
MEC , Portal do Ministério da Educação. Disponível em:<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html>Acesso em 28 de novembro de 2010.
SEED, Portal Educacional do Estado do Paraná. Disponível em: <www.diadiaeducacao.pr.gov.br>Acesso em 28 de novembro de 2010
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica, Química. Curitiba: Seed, 2008.
SANTOS, W.L.P; MÓL,G.S. Química e Sociedade: volume único. São Paulo: Nova Geração, 2008.