Disciplina - Química

Sequência de Aulas - Ciclos Biogeoquímicos

1ª Aula

a)No primeiro momento, será apresentado aos alunos os ciclos biogeoquímicos, demonstrando por meio de intervenções orais alguns exemplos de ciclos, tais como, o da água (H2O), oxigênio(O2), nitrogênio(N2), perguntando aos alunos o que sabem sobre esse ciclos e se ouviram falar algo sobre.
b) Logo após essas intervenções, será colocado aos alunos o significado da palavra Biogeoquímicos, que Bio– significa vida, assim os organismos vivos interagem no processo de síntese orgânica e decomposição dos elementos. Geo – Terra, o meio terrestre é a fonte dos elementos e Químicos – porque são ciclos de elementos químicos, e que assim os Ciclos Biogeoquímicos se caracteriza como forma de entender as complexas relações existentes entre a matéria viva e não viva da biosfera, suas propriedades e modificações ao longo dos tempos para aproximar ou interligar saberes biológicos, geológicos e químicos.
c)No segundo momento, poderá ser mostrado aos alunos a importância dos ciclos biogeoquímicos, que o constante movimento dos elementos químicos é a base do funcionamento dinâmico dos ecossistemas. E que cada elemento químico tem seu próprio ciclo biogeoquímico, assim podemos falar em ciclo da água, do cálcio, do carbono, ciclo do enxofre, ciclo do fósforo, ciclo do nitrogênio, ciclo do oxigênio etc. As particularidades de cada ciclo dependem das propriedades de cada elemento químico e da sua disponibilidade nos “reservatórios” naturais.
d) Com o auxílio do professor, serão organizados grupos de alunos, ficando a critério dos mesmos a escolha de cada componente.
e) Cada grupo ficará com determinado elemento químico como H, O, C, S, N, Ca, K entre outros e pesquisará sobre as quantidades relativas dos elementos químicos nos seres vivos, no meio ambiente e quais suas respectivas fontes, com o objetivo de construir um quadro comparativo entre os seres vivos, meio ambiente e suas fontes. A partir desse comparativo os grupos farão uma análise e identificar a relação entre os elementos químicos nessas esferas ambientais. Os alunos deverão apresentar suas respectivas pesquisas para os demais colegas, ficando a critérios dos alunos a forma de apresentação, podendo ser com auxílio de cartazes, slides, vídeos, áudios, entre outros.
f) Os grupos podem pesquisar em livros, revistas e sites, tendo como sugestão:

2ª Aula

a) Os alunos apresentarão suas pesquisas para os colegas de classe e os mesmos deverão participar da apresentação fazendo perguntas às equipes.
b) Sugere-se ao professor que determine um tempo estimado de apresentação de cada equipe e neste momento o professor poderá complementar as informações expostas aos alunos.


3ª Aula

a) Neste momento, o professor fará uma apresentação sobre os principais ciclos biogeoquímicos, mostrando aos alunos a relevância dos elementos químicos pesquisados e apresentados por eles anteriormente. Pois, os átomos dos elementos químicos presentes na natureza e nos seres vivos não são criados nem destruídos, mas constantemente reutilizados. É como no princípio de conservação da matéria anunciado por Lavoisier: “Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
* Ciclo da Água
A água é essencial à vida e todos os organismos vivos no planeta Terra dependem da dela para sua sobrevivência. O nosso planeta é constituído de 3/4 de água, sendo 3% de água doce. Destes 3%, cerca de 75% estão congelados nas calotas polares, em estado sólido, 10% estão confinados nos aquíferos. Continue lendo
* Ciclo do Enxofre
O enxofre é um elemento essencial à vida na Terra, sendo alguns de seus compostos de grande importância biológica: organismos vivos, incluindo plantas, assimilam espécies de enxofre, enquanto que ao mesmo tempo, várias formas de enxofre são emitidas como produto final de seus metabolismos. Continue lendo
* Ciclo do Carbono
O carbono é um elemento químico importante, pois está presente na composição química de todos os compostos orgânicos.
Existe uma grande variedade de compostos de carbono envolvidos no seu ciclo global, dos quais serão abordados os principais compostos presentes na atmosfera: dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), hidrocarbonetos não metânicos (HCNM), monóxido de carbono (CO), bicarbonato(HCO31-) e de carbonato(CO32-), dissolvido na água. Continue lendo
* Ciclo do Oxigênio
No ecossistema, o elemento oxigênio captado pelos seres vivos provém de três fontes principais: gás oxigênio (O2), gás carbônico (CO2) e água (H2O). Cerca de 20% é a sua quantidade na atmosfera terrestre. Os ciclos do oxigênio e do carbono estão ligados por meio da fotossíntese, consome dióxido de carbono (CO2) e produz oxigênio (O2), a respiração por sua vez, consome o oxigênio e produz dióxido de carbono, pela respiração de animais e plantas.
O oxigênio é importante para a respiração dos seres vivos, o gás comburente que permite as combustões e formador da camada de ozônio na atmosfera.
Pela figura a seguir, é fácil compreender como se dá o ciclo do oxigênio:

Imagem do CIclo do Oxigênio

Disponível em: http://www.quimica.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=2113&evento=2. Acesso em 25 Jul. 2012.

* Ciclo do Nitrogênio
É o mais abundante elemento químico na atmosfera terrestre, contribuindo com aproximadamente 78% de sua composição. A molécula de N2 é extremamente estável e quase não desempenha papel químico importante. Os constituintes minoritários, tais como óxido nitroso (N2O), óxido nítrico (NO), dióxido de nitrogênio (NO2), ácido nítrico (HNO3) e amônia (NH3) são quimicamente reativos e têm importantes papéis nos problemas ambientais contemporâneos, incluindo a formação e precipitação ácida (chuva ácida), poluição atmosférica (smog fotoquímico), aerossóis atmosféricos e a depleção da camada de ozônio. Os óxidos de nitrogênio, NO e NO2, são rapidamente interconversíveis e existem em equilíbrio dinâmico. Por conveniência, a soma das duas espécies é geralmente referida como NOx (NOx ⇆ NO + NO2). Continue lendo
* Ciclo do Enxofre: Queima de combustíveis fósseis aumentando a concentração, o que causa a precipitação de chuvas ácidas.

* Ciclo do Carbono: Aumento da Concentração de CO2 através da queima de combustíveis fósseis e emissão de poluentes, queimadas provocando a desertificação e diminuição do banco genético; Diminuição do consumo de CO2 pelo derramamento de petróleo, desmatamento; Efeito Estufa; Chuva Ácida; Camada de Ozônio.
* Ciclo do Oxigênio: Desmatamento que diminui o processo de fotossíntese, o descarga de oxigênio pelas vegetação.
* Ciclo do Nitrogênio: Fixação de Nitrogenados através da plantação de leguminosas; Rotação de Culturas.
Podendo consultar em livros, revistas, artigos, sites, entre outros.


4ª Aula

a) Com pesquisa realizada em mãos, os alunos com seus respectivos grupos poderão dar início à construção de um informativo, relacionando por meio de uma lista os itens pesquisados, apresentando as causas e as soluções para diminuir esses impactos ao meio ambiente.
b) Neste momento final, espera-se que o professor possa ajudar todos a entender um pouco do funcionamento dos ciclos biogeoquímicos e quais as suas ligações com a vida que existe no planeta, bem como sensibilizar os alunos que é preciso o cuidado do homem para com o meio ambiente.

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