Disciplina - Química

Sequência de Aulas – Química Orgânica pela Reciclagem de Materiais

Questão Problematizadora:
Quando você ouve a expressão "Química Orgânica", que imagens vêm a sua cabeça?

1) Antes de iniciar esta sequência de aulas, solicite aos alunos uma ou duas semanas antes, que realizem as seguintes atividades durante um final de semana:
  • Observe o lixo produzido por você e pelas pessoas que vivem em sua casa em um final de semana e anote as datas em que você realizou suas anotações.
  • Registre os tipos de lixo produzido classificando-os da forma que melhor organize os materiais, por exemplo: restos de alimentos, material não reciclável, vidro, embalagens plásticas, papel reciclável, isopor, metais, etc.
  • Registre em uma folha de papel A4 a quantidade de cada material produzido em um final de semana. Utilize uma unidade qualquer de referência (Kg, g, L, número de frascos, número de sacolas, etc.).

2) Solicite aos alunos que no dia da primeira aula desta sequência cada um leve para escola pelo menos 3 materiais diferentes que ele considera reciclável. Peça que os materiais estejam lavados e secos. Também que levem os registros feitos conforme a ação 1, sem identificar o nome real do aluno, peça para que usem um codinome, pode ser um símbolo da alquimia, por exemplo, que eles podem pesquisar no banco de imagens de química do portal dia a dia educação.

3) Leve para a sala de aula recipientes para coleta de lixo, ou sacos coloridos, ou sacos de lixo sinalizados com nomes ou somente com símbolos ou somente cores, tomando como referência a simbologia de identificação de materiais, conforme as imagens a seguir, retiradas do site Planeta Reciclavel.

Seleção de Materiais por Cores

Seleção de Materiais por Símbolos
Também pode utilizar como referência as seguintes imagens:

1ª Aula

a) Coloque na frente da sala os recipientes, sacos coloridos ou sinalizados. Disponha-os sem indicar o nome de cada tipo e observe se os alunos conseguem reconhecer as cores ou símbolos, que deveriam ser frequentemente encontrados em espaços públicos (shoppings, supermercados, praças, etc.).
Obs.: Se for possível, realizar esta atividade de maneira que os outros alunos não vejam o que cada um está depositando no recipiente, como também que cada um não veja o conteúdo já colocado em cada recipiente.
b) Solicite aos alunos que entreguem as folhas de registro sobre o lixo que foram preenchidas em casa. Depois, peça que os alunos, um de cada vez, disponham nos recipientes os materiais que trouxeram.
c) Uma vez terminado esse depósito dos materiais, questione os alunos se eles encontraram dificuldades na realização dessa atividade. Qual foi e por quê. Então registre em uma parte do quadro as respostas mais frequentes.
d) Em seguida, com o auxílio dos alunos, abra um recipiente por vez e observe o que foi depositados neles. Peça a um ou dois alunos que registrem o que foi disposto em cada recipiente e que os outros comentem. Depois, todos devem dizer o que concluíram dessa separação.
e) Se os recipientes não foram nominados, além da cor e dos símbolos, discuta com os alunos sobre a dificuldade de se interpretar códigos quando eles não são conhecidos pelo leitor. Cite outras situações, como símbolos e códigos nas etiquetas de roupas, símbolos de trânsito, e símbolos das ciências como matemáticos e químicos. Pode-se ter as imagens desses símbolos previamente separados para serem apresentados nesse momento da aula, para ilustrar a discussão.
f) Apresente aos alunos o significado de cada cor e símbolo para os diferentes recipientes de reciclagem. Nomine os recipientes e peça aos alunos que novamente disponham os materiais. Após isso, pegue somente o recipiente para materiais orgânicos e veja o conteúdo. Registre no quadro o que foi encontrado. Se foi depositado algo, pergunte por que eles acham que aqueles materiais podem ser classificados como orgânicos. Se nada foi depositado, pergunte o motivo. Registre as respostas.
g) Em seguida, organize os alunos em duplas peça para que eles respondam em uma folha, ou no caderno, a seguinte pergunta: Quando você ouve a expressão "Química Orgânica", que imagens vêm a sua cabeça?
h) Peça que as duplas apresentem as respostas e façam registros no quadro. Compare essas respostas com o que foi separado no recipiente com material orgânico (f). Retome a discussão sobre símbolos e códigos (e), indicando que expressões, nomes, símbolos, em diferentes contextos, como os próprios da química, têm significados diferentes. Para melhor evidenciar isso, solicite aos alunos que indiquem palavras, expressões, símbolos, códigos com significados distintos, que não os da química, podem apresentar diversas leituras do seu significado, dependendo do contexto e do grupo em que são empregadas, como por exemplo gírias. Anote no quadro e discuta com os alunos as diferentes interpretações que elas propiciam.
i) Distribua as folhas com os registros que os alunos realizaram em casa e peça que analisem o que cada um anotou, observando que não devem usar o seu próprio. Essas observações serão discutidas na próxima aula.

2ª Aula

a) Retome a atividade iniciada no final da aula anterior (i) e peça aos alunos que respondam às seguintes questões: Qual o codinome que foi utilizado pelo colega? Qual o significado que eles compreenderam? Como foi classificado o lixo? Qual a unidade utilizada para indicar a quantidade de material produzido? Quanto lixo foi produzido por aquela família em um final de semana?
b) Anote as respostas e retome as discussões anteriores sobre o que seria orgânico na classificação que cada aluno fez do material produzido em sua casa. Como também sobre os símbolos, nesse caso o codinome que foi utilizado.
c) Compare todas as respostas aproximando-as da questão central da aula anterior: Quando você ouve a expressão "Química Orgânica", que imagens vêm à sua cabeça?
d) Discuta com os alunos as respostas e apresente o que a ciência entende por Química Orgânica, Compostos Orgânicos e Substância Orgânica.
e) Em seguida, questione como eles classificariam os materiais que trouxeram para a escola e os do registros feitos em casa a partir das definições científicas anteriores (d). Peça que os alunos indiquem as dificuldades que enfrentaram nessa ação.
f) Apresente a seguinte questão aos alunos: O que é necessário para classificar um material que tenha a palavra "orgânico" em seu nome, como: Alimento Orgânico, Lixo Orgânico, Substância Orgânica? Peça que indiquem outros materiais que tenham a palavra orgânico, que anotem no caderno e depois discuta com eles as respostas apresentadas.
g) Questione aos alunos: A Química Orgânica também estuda sobre "Alimentos Orgânicos", "Lixo Orgânico", "Outros materiais indicados"? Discuta as respostas e formule outras perguntas: O que significa a palavra "Orgânico" nesses diferentes contextos? O que possuem esses materiais para serem chamados de orgânicos? Tais materiais poderiam ser estudados pela química orgância? De que forma? Em que situações? Discuta as respostas.
h) Encomende para os alunos pesquisarem materiais (vídeos, folderes, artigos de revista, artigos científicos, etc.) que expliquem o que significam "alimentos orgânicos". Peça que tragam rótulos ou imagens dos rótulos feitas com celulares ou câmeras fotográficas, que destaquem a composição de alimentos orgânicos e alimentos considerados não orgânicos (considere todos os materiais que são considerados alimentos, desde grãos, até bebidas). Solicite que também pesquisem outros produtos, além de alimentos, que sejam considerados orgânicos, como produtos de beleza, por exemplo.
i) Indique os seguintes links:

3ª Aula

a) Solicite aos alunos que apontem quais os materiais pesquisados sobre alimentos orgânicos (vídeos, textos, artigos de revista, artigos científicos, etc.). Divida a turma em grupos com até 5 componentes, de forma que em cada grupo, se possível, tenha um material explicativo diferente.
b) Peça aos alunos que discutam o conteúdo dos materiais e que registrem um conceito resultante de todos os materiais analisados, indicando qual(is) o(s) material(is) trouxe(ram) explicações mais detalhadas e qual(is) eles acharam mais confiável(is), explicando o porquê.
c) Nos mesmos grupos ainda, peça que comparem os rótulos (originais ou imagens) de produtos "orgânicos" e os similares "não orgânicos", indicando no que diferem.
d) Solicite que cada grupo apresente os resultados das discussões feitas em b) e c), utilizando, inclusive, os materiais que foram pesquisados. Anote as principais conclusões de cada grupo e discuta com toda a sala: o que se entende por produtos orgânicos (alimentos, bebidas, produtos de beleza, etc.); quais a diferenças entre orgânicos e não orgânicos; qual a composição de cada produto orgânico e a do seu similar não orgânico.
e) Retome a discussão sobre em que a química orgânica se relaciona com os tais produtos chamados orgânicos e com o chamado lixo orgânico.
f) Finalmente, estude os rótulos que os alunos trouxeram, indicando quais são as substâncias presentes naqueles rótulos que dizem respeito especificamente à química orgânica. Oriente a discussão para que os alunos percebam as diferenças e semelhanças entre as substâncias, indicando a possível organização delas em grupos, ou funções orgânicas.

4ª Aula

a) Retome os registros que os alunos fizeram em suas casas, em relação ao lixo produzido e peça que calculem qual a porcentagem de material reciclável foi produzida no final de semana.
b) Discuta com os alunos as unidades que cada um utilizou para registrar a quantidade de material reciclável produzido em casa. Calcule quanto cada pessoa produz de lixo reciclável durante um mês e durante um ano.
c) Consulte os seguintes links sobre materiais recicláveis e o preço para venda.
d) Promova uma discussão que relacione o tipo de material reciclável, o preço pago para cada tipo e a quantidade que cada aluno/família produz durante um ano.
e) Organize grupos com até cinco alunos para que realizem a seguintes ações:
e1) Organizar uma tabela com principais materiais produzidos como lixo reciclável no levantamento feito pelos alunos em suas casas, indicando a quantidade de material e o valor pago para cada tipo de acordo com os valores pesquisados em c).
e2) Peça que os alunos discutam e façam um cálculo estimado de quanto gastam por dia para realizar as ações que comumente fazem. Devem destacar todos os gastos que têm, desde alimentação, transporte, moradia, vestuários, etc.
e3) Solicite aos alunos que indiquem que quantidade de material reciclado, conforme o tipo, que deveriam vender por dia para sustentar os seus gastos pessoais.
e4) Promova uma discussão com todos os alunos, solicitando que eles apresentem os resultados do estudo que fizeram nos pequenos grupos. Conduza a discussão para que os alunos pensem sobre os gastos que uma família teria para se sustentar e a quantidade de material reciclável seria necessário arrecadar e comercializar para sobreviver.
e5) Apresente a informação de que "1,1 bilhão de pessoas no mundo vive com uma verba de menos de um dólar por dia"* e conclua a discussão de forma que os alunos se pronunciem sobre esse dado.

* Sobre esses dados consulte os seguintes materiais:
  • Como é viver com uma verba de 1 dólar por dia. Revista Galileu, ed. 264, jul. 2013. Disponível em: <http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI337597-17770,00-COMO+E+VIVER+COM+UMA+VERBA+DE+DOLAR+POR+DIA.html>. Acesso em: 26 jul 2013.
  • Objectivo de Desenvolvimento do Milénio: 1 - Erradicar a pobreza extrema e a fome. Unric - Centro Regional de Informação das Nações Unidas. Disponível em: <http://www.unric.org/pt/objectivos-de-desenvolvimento-do-milenio-actualidade/27665>. Acesso em: 26 jul 2013.

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