Desafios para a Química
![]() Áudios ![]() Imagens ![]() Links Interessantes ![]() Simuladores ![]() Textos ![]() Trechos de Filmes ![]() Vídeos |

A importância da Química é universalmente reconhecida, pois basta olhar para nós próprios e a nossa volta para constatar que é impossível viver sem ela. Para alimentar uma população sempre crescente foi preciso produzir novos fertilizantes, captando o nitrogênio da atmosfera na síntese do amoníaco, dominar a técnica do frio (novos e inofensivos CFC), controlar as pragas e doenças das plantas. Foi preciso fabricar novos materiais, com melhores propriedades e maior abundância, para serem acessíveis a todas as camadas sociais, como é caso da seda artificial e outros produtos têxteis. O aroma, o gosto, a cor e outras delícias com que a Natureza nos contempla são o resultado da presença de moléculas com estruturas curiosas que os químicos descobriram e foram depois também capazes de criar.
A Química, como se pode ver, está presente em diversas áreas, sendo cada vez mais destacada a necessidade de se praticar uma “química verde”, que substitua processos químicos danosos para o ambiente por processos benignos e sustentáveis.
Diante desse quadro e tendo em vista as demandas da sociedade contemporânea e futura, cabe destacar alguns campos que exigirão dedicação dos profissionais da área.
- Aproveitamento da energia solar
- Procura de novos catalisadores
- Síntese de novas moléculas
- Produtos úteis a partir da biomassa
- Produção de materiais mais "verdes"
- Biociências
- Captura do dióxido de carbono
- Agroquímica
- Nanotecnologia
- Novos instrumentos científicos
- Pesquisas sobre a formação de profissionais e sobre o ensino da Química
- Participe do AIQ-2011
Aproveitamento da energia solar

Procura de novos catalisadores

Voltar ao topo
Síntese de novas moléculas

Voltar ao topo
Produtos úteis a partir da biomassa

Produção de materiais mais verdes

As pesquisas em "química verde" buscam alternativas para evitar danos ao meio ambiente, como os que ocorrem em acidentes nucleares.
Voltar ao topo
Biociências

O estabelecimento do genoma humano, determinando a sequência de bases do DNA humano, constituiu um êxito da química, da bioquímica e de disciplinas afins e abriu perspectivas para posteriores trabalhos, nomeadamente na investigação da estrutura e funções de cada proteína. O estudo das relações entre estrutura e função das proteínas é importante para a compreensão das doenças e produção de vários medicamentos.
A biotecnologia, ou seja, a utilização de agentes biológicos (organismos, células, moléculas e outros) para obter novos produtos ou assegurar serviços é uma importante área da Ciência. O etanol, o biogás, o butanol, a acetona, o glicerol, vários ácidos e enzimas podem ser obtidos por meios biotecnológicos. No meio ambiente, a recuperação de petróleo, o tratamento de lixos e a purificação da água são também possíveis por processos biotecnológicos.
Voltar ao topoCaptura do dióxido de carbono (CO2)

Este trabalho mereceu grande destaque na imprensa, sendo referido como um método de produzir um plástico a partir de cascas de laranja. No entanto, deve referir-se que o facto de uma substância ser natural não significa que seja menos nociva que uma sintética. Por exemplo, o insecticida natural rotenona, apesar de ser mais nocivo para as pragas do que para os humanos, é mais tóxico que muitos insecticidas de síntese e acabou por ser proibido, em 2005, nos Estados Unidos, Canadá, França e outros países, por ser muito tóxico para os peixes e suspeito de estar ligado à doença de Parkinson.

Voltar ao topo
Agroquímica

Voltar ao topo
Nanotecnologia

As propriedades magnéticas, elétricas, térmicas e mecânicas dos materiais podem ser modificadas por introdução de nanopartículas adequadas. As suas aplicações são muito variadas, tendo até sido utilizadas ligadas a moléculas para regular a entrada de medicamentos no organismo e restringir o seu acesso a determinados locais. Estas partículas podem ser obtidas por reações químicas entre partículas (ions e moléculas) que vão se combinando até formarem agregados de dimensão suficiente. Podem, também, ser obtidos de materiais já polimerizados, como proteínas, polissacáridos e polímeros de síntese. Os conhecimentos sobre coloides e reacções de polimerização são fundamentais no fabrico das nanopartículas por processos via úmida.

Voltar ao topo
Novos instrumentos científicos


Voltar ao topo
Pesquisas sobre a formação de profissionais e sobre o ensino da Química

Voltar ao topo
* Texto adaptado de Carlos Corrêa. Professor Emérito da Universidade do Porto. Conselheiro «Ciência Hoje» para Ano Internacional da Química. Publicado em 11/01/2011 na Revista Ciência Hoje (Portugal)