Sequência de Aulas – Compostos Orgânicos: sobrevivendo do lixo
Questão Problematizadora:
O que você faria para sobreviver com até um dólar (U$ 1,00) por dia?1ª Aula
a) Divida os alunos em grupos com até 3 participantes. Peça para leiam os seguintes materiais:Brasil é segundo país mais desigual.
O documento Plano Brasil sem Miséria, página 5, intitulado: O Brasil assume o desafio de acabar com a miséria.
Esses materiais podem ser impressos, ou projetados por meio de projetor multimídia ou na lousa digital.
b) Peça aos alunos, em seus grupos, que realizem um levantamento do que eles consomem, em média, em um dia comum, incluindo alimentação, transporte, etc. A cada tipo de consumo eles devem associar um valor estimado. Após, solicite que organizem essas informações em uma planilha.
c) Solicite aos grupos que apresentem os seus resultados, e peça para que um ou dois alunos façam os registros das respostas no quadro de giz, ou branco, ou na lousa digital.
d) Coletivamente com a turma toda, pergunte qual daqueles custos poderiam ser eliminados do cotidiano de cada um. Conduza a discussão para que se sobressaiam os custos referentes à alimentação, perguntando que esforço cada um teria que realizar para que os outros gastos sejam eliminados da planilha de custos diários de cada grupo.
* Aqui é possível identificar e conduzir a discussão para que se identifique o volume de produtos supérfluos que são consumidos.
e) Destaque dos registros-síntese feitos no quadro ou na lousa digital, aquele que teve o menor valor. Calcule a correspondência em dólar desse valor, tome como referência o valor do dólar oficial do dia ou do dia anterior.
f) Apresente, para discussão coletiva, a questão problematizadora dessa sequência de aulas: O que você faria para sobreviver com até um dólar (U$ 1,00) por dia?
g) Solicite a dois alunos que anotem no quadro ou na lousa digital as respostas que o grupo indicar como possíveis de serem realizadas e as mais criativas.
h) Em seguida, reproduza o vídeo "Filhos do Lixo".
O vídeo pode ser exibido por meio da: TV Multimídia, do Projetor Multimídia, da Lousa Digital. Pode-se fazer o download do arquivo ou diretamente da página de química indicada no link anterior, se houver conexão com a internet. A reprodução pode ocorrer da seguinte maneira:
h1) Apresente uma síntese do vídeo, indicando do que se trata. Reproduza até o tempo de 01h23. Depois, pergunte aos alunos o que eles entendem ou chamam de "lixo"? Quais as formas de sobreviver do lixo?i) Conclua a aula pedindo para que os alunos pensem e, se possível, discutam mesmo que virtualmente com os colegas, sobre a seguinte questão: As pessoas que vivem do lixo estão todas na mesma condição, ou há diferenças entre eles? Ou seja, mesmo abaixo da linha da pobreza há os que exploram e os que são explorados?
* Espera-se que os alunos identifiquem a relatividade do termo "lixo", pois o que não serve para uns pode ser a sobrevivência para outros. Também que indiquem que as pessoas podem viver utilizando os rejeitos para se alimentar ou para produzir renda (reciclagem).
h2) Continue a reprodução até o tempo de 02h20. Pergunte aos alunos se a realidade exibida é exclusiva do nordeste, se reconhecem também na cidade/bairro que moram. Pergunte novamente sobre qual forma de sobrevivência a partir do lixo o vídeo trata. Peça para os alunos observarem o tipo de visão de mundo que a mãe das crianças tem, tanto sobre sua vida como a de seus filhos.
* O que se quer destacar é a visão da desesperança, fatalista, o destino inevitável das pessoas e suas famílias.
h3) Retome a reprodução até o tempo de 03h36. Faça a mesma indagação aos alunos: que tipo de visão de mundo têm aquelas pessoas?
h4) Continue a reprodução do vídeo até o tempo 05h36. Indague aos alunos: Como a educação mudaria essa situação? É possível estabelecer uma relação entre o grau de ensino e a gravidez na adolescência? Há muitas alunas do final do ensino fundamental e do ensino médio que ficam grávidas? Há certo preconceito entre a condição socioeconômica e a gravidez na adolescência?
h5) Continue a reprodução até o final do vídeo e retome a discussão em torno das questões: O que é sobreviver do lixo de acordo com o vídeo? É possível identificar algum tipo de preconceito na reportagem? A situação de pobreza e a sobrevivência do lixo é incomum nas cidades do sul do Brasil? Como a educação pode contribuir para diminuir esses abismos sociais? Você conseguiria viver com até setenta reais (R$ 70,00) por mês?
j) Solicite aos alunos que listem o que eles jogam no lixo durante um dia. (Se não houver intervalo de um dia entre uma aula e outra, faça essa solicitação previamente).
2ª Aula
a) Retome a questão: mesmo abaixo da linha da pobreza há os que exploram e os que são explorados? Discuta coletivamente com os alunos e registre as principais conclusões.b) Organize a turma em grupos com até três alunos. Formule a seguinte pergunta aos alunos: É possível superar a linha de pobreza, ou seja, sobreviver com até R$ 70,00 por mês a partir do lixo? Como? Registre as respostas.
c) Peça que cada grupo analise as listas com o registro do que eles jogaram no lixo durante um dia e que organizem uma tabela classificando os materiais, por exemplo:
Tipo | Materiais |
Plásticos | Garrafas PET, Sacolas, Embalagem para Detergente, etc. |
Metais |
Latas de: bebidas, alimentos enlatados, etc. |
Vidros | Garrafas, Potes, etc. |
d) Distribua uma das cartilhas do Programa Desperdício Zero, produzido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA), para cada grupo. Dê preferência àquelas cartilhas cujos materiais aparecem na lista de materiais que os alunos organizaram.
Cartilhas:
- Agrotóxicos
- Construção Civil
- Embalagem Longa Vida
- Lâmpadas
- Metal
- Óleos Lubrificantes
- Orgânico
- Papel
- Pilhas e Baterias
- Plástico
- Pneus
- Resíduos de Serviços da Saúde
- Vidro
e) Solicite aos alunos que identifiquem a composição dos materiais do quadro organizado em c), indicando quais são formados de compostos orgâncios.
f) Depois que identiquem a composição química dos materiais orgânicos, no caso dos plásticos, por exemplo, aponte os polímeros que os formam e a formulação dos monômeros.
f1) Dependendo dos recursos que a escola possuir, pode-se solicitar aos alunos que pesquisem na internet a composição de cada material. Também pode-se retirar essas informações das cartilhas indicadas na letra d).h) Peça aos alunos que apresentem os registros feitos em f3), anote no quadro ou na lousa digital. Se possível contraponha com as estruturas moleculares demonstradas em f2), sobretudo se estiver usando a lousa digital.
Sites sugeridos para pesquisa:
* Pode-se dividir estes sites entre os grupos, ou então, todos podem acessar a totalidade indicada. Como nem todos contêm as informações solicitadas, cabe ao aluno navegar e explorar cada página.
- http://ambientes.ambientebrasil.com.br/
- http://operacaoreciclar.com.br/
- http://profissaocatador.blogspot.com.br/
- http://pt.wikipedia.org
- http://www.abipet.org.br/
- http://www.cempre.org.br
- http://www.culturaambientalnasescolas.com.br/index.html
- http://www.ecodebate.com.br/
- http://www.ecodesenvolvimento.org/
- http://www.ecycle.com.br/
- http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/
- http://www.lixo.com.br
- http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/
- http://www.planetareciclavel.com.br/
- http://www.plastivida.org.br/2009/Default.aspx
- http://www.recicloteca.org.br/Default.asp
** Essa atividade também pode ser utilizada para orienar os alunos como realizar pesquisas na internet.
f2) Em seguida, o professor apresenta a formulação, incluindo a estrutura molecular por meio de simuladores, como:
* As estruturas moleculares planas ou tridimensionais podem ser apresentadas por meio de imagens na TV Multimídia, projetadas com o Projetor Multimídia tanto on-line com off-line, assim como com o uso da Lousa Digital.
f3) Oriente os alunos para que observem, identifiquem e registrem no caderno o que há de comum em cada estrutura apresentada.
i) Destaque coletivamente com os alunos as semelhanças. Em seguida, indique a possibilidade de agrupamento pelas similaridades e o ordemamento em grupos funcionais.
j) Retome as questões do início da aula anterior: quais as possibilidades de se viver do lixo?
* Duas principais respostas podem surgir: catando lixo para sobreviver ou coletando material reciclável.
k) Conclua a aula deixando em aberto duas questões: Qual a diferença entre catar lixo para sobreviver e coletar material reciclável? É possível superar a linha da pobreza (R$ 70,00 por mês por pessoa) trabalhando com o lixo? Como?
3ª Aula
a) Retome as perguntas do item k) do final da aula anterior. Promova uma discussão e anote as ideias centrais das respostas.b) Apresente a seguinte tabela aos alunos:
Preço do material reciclável (preço da tonelada em real)
Papelão | Papel Branco | Latas de Aço | Alumínio | Vidro Incolor | Plástico Rígido | PET | Plástico Filme | Longa Vida | ||
Ceará | ||||||||||
Crato | 120 | 200 | 200 | 2000 | - | 700 | 700 | 800 | 150 | |
Espírito Santo | ||||||||||
Guarapari | 240P | 270L | 180L | 2500PL | - | 500PL | 1300PL | 500PL | 170PL | |
Goiás | ||||||||||
Goiânia | 200PL | 270L | 210 | 2350L | 500 | 850PL | 1300PL | 500PL | 190PL | |
Minas Gerais | ||||||||||
Lavras | 400P | 400P | 230P | 2400P | 130 | 1300P | 2050P | 800P | 200P | |
Patos de Minas | 255PL | 250PL | 230L | 2350L | 903L | 400PL | 786PL | 550PL | - | |
Paraná | ||||||||||
Campo Largo | 280PL | 420PL | 220 | 2500L | - | 1000L | 1350PL | 450PL | 200PL | |
Cruzeiro d´Oeste | 270PL | 100L | - | 2400L | - | 700PL | 1300PL | 1000PL | 100PL | |
Rio Grande do Sul | ||||||||||
Porto Alegre | 320PL | 440PL | 160PL | 2600PL | 40L | 300L | 1400PL | 100PL | 90PL | |
São Paulo | ||||||||||
Araçatuba | 230PL | 280PL | 250L | 2100PL | 40L | 900PL | 1450PL | - | 150PL | |
Guarujá | 250PL | 250L | 300L | 2000L | 150L | 850PL | 1700PL | 1000PL | 200PL | |
Guarulhos | 400PL | 530 | 420L | 2600L | 90L | 1000L | 1750PL | 1800 | 370PL | |
São José dos Campos | 350P | 170P | - | 2360PL | 150 | 1410P | 1900P | 480P | 250P |
Fonte: Cempre. Disponível em: http://www.cempre.org.br/servicos_mercado.php. Acesso em: 26 ago. 2013.
c) Organize os alunos em grupos com até 3 participantes e peça que analisem a tabela, indicando:
- quais materiais recicláveis que possuem melhor preço em relação ao volume a ser coletado?
- qual o melhor material orgânico a ser coletado, em relação ao valor da tonelada?
- considerando uma pessoa que colete materiais com um carrinho, qual o peso/massa que eles estimam que poderiam carregar com o volume compatível com o carrinho cheio?
- quantos carrinhos precisariam carregar no mês, com o material indicado anteriormente, para atingir o valor limite de R$ 70,00 ao mês? E se a pessoa tivesse que sustentar uma família com 3 pessoas, como a mãe grávida do vídeo apresentado na 1a aula?
- será que o preço pago por uma quantidade baixa é o mesmo que pagam para muitas toneladas? Por quê?
- como as pessoas que buscam a sua sobrevivência nesta atividade poderiam superar as exigência do mercado, ou seja, qualidade e quantidade do material?
e) Apresente a seguinte tabela aos alunos.
Tempo (aproximado) de decomposição de materiais
FONTE |
Campanha Ziraldo |
Comlurb |
SMA |
DMLU |
UNICEF |
Material |
|
|
|
|
|
Casca de banana |
|
2 anos |
2 a 12 meses |
|
|
Papel |
3 a 6 meses |
|
De 3 meses até |
2 a 4 semanas |
3 meses |
Papel plastificado |
|
1 a 5 anos |
|
|
|
Pano |
6 meses a 1 ano |
|
|
|
|
Ponta de cigarro |
5 anos |
10 a 20 anos |
De 3 meses até |
|
1 a 2 anos |
Meias de lã |
|
10 a 20 anos |
|
|
|
Chiclete |
5 anos |
5 anos |
5 anos |
|
5 anos |
Madeira pintada |
13 anos |
|
|
|
14 anos |
Fralda descartável |
|
|
|
|
600 anos |
Nylon |
Mais de 3 anos |
|
|
|
30 anos |
Sacos plásticos |
|
30 a 40 anos |
|
|
|
Plástico |
Mais de 100 anos |
|
Mais de 100 anos |
450 anos |
450 anos |
Metal |
Mais de 100 anos |
Até 50 anos |
10 anos |
100 anos |
|
Couro |
|
Até 50 anos |
|
|
|
Borracha |
Tempo |
|
|
|
|
Alumínio |
|
80 a 100 anos |
Mais de 1000 anos |
200 a 500 anos |
200 a 500 anos |
Vidro |
1 milhão de anos |
Indefinido |
Mais de 10 mil anos |
Indeterminado |
4 mil anos |
Garrafas plásticas |
|
Indefinido |
|
|
|
Longa vida |
|
|
100 anos |
|
|
Palito de fósforo |
|
|
6 meses |
|
|
Após, discuta coletivamente sobre o papel dos catadores de materiais recicláveis em relação aos seguintes aspectos:
e1) economia de recursos naturais, como os minérios e o petróleo;
e2) redução do consumo de energia para extrair e produzir matéria-prima;
e3) redução de danos ambientais, tendo em vista o tempo de decomposição dos materiais;
e4) possibilidades de geração de renda para catadores e recicladores.
4ª Aula
a) Selecione um material orgânico reciclável para o estudo da sua composição, por exemplo o PET – Poli (Tereftalato de Etileno).b) Apresente como ocorre a fabricação da resina desse poliéster. Consulte o site: <http://www.abipet.org.br>. Mostre a reação de esterificação direta do ácido tereftálico purificado (PTA) com monoetileno glicol (MEG), assim como as reações que produzem essas substâncias.
c) Peça aos alunos que classifiquem essas substâncias de acordo com o(s) grupo(s) funcional(is) presentes.
d) Discuta sobre a origem da matéria-prima para a produção desses produtos que irão resultar no PET. Estabeleça relações entre a variação de preço do petróleo e derivados e as consequências sobre o preço das embalagens.
e) Discuta com os alunos sobre a origem das substâncias que irão ser usadas na fabricação do PET, destacando que elas provêm dos países ricos. Relacione essa condição econômica com as características educacionais e a necessidade do conhecimento científico de química para a produção dessa riqueza e independência na importação de matéria-prima refinada.
f) Como discussão final, peça para os alunos se reunirem em pequenos grupos com até quatro participantes e discutirem as seguintes questões: O trabalho dos catadores é importante para a sociedade? Essa ação contribui para de fato melhorar as condições socioeconômicas ou evidencia ainda mais as grandes diferenças nesse tema?
g) Reproduza o vídeo "Vida Maria".
h) Por fim, peça aos alunos para apresentarem as respostas das questões anteriores relacionando com o tema desse vídeo.
Envie sua aula |