Sequência de Aulas - As ações e os efeitos do crack no organismo
Aulas na íntegra para impressão |
1. Nível de Ensino: Ensino Médio
2. Conteúdo Estruturante: Química Sintética
2.1 Conteúdo Básico: Funções Química3. Objetivos
2.2 Conteúdo Específico: Funções Orgânica
- Compreender as ações e os efeitos do crack no organismo.
- Identificar as funções orgânicas presentes na molécula de dopamina.
- Sensibilizar quanto às ações e efeitos que o crack causam no organismo.
5. Justificativa
Atualmente, o uso indevido de drogas é uma problemática constantemente discutida. As drogas são consideradas um problema social e de saúde pública, conforme aponta a Organização dos Estados Americanos (OEA). Assim, há necessidade de fortalecer as instituições sociais, em especial a escola, em virtude de sua condição de instituição basilar na formação dos sujeitos e por estarem as drogas, na sociedade contemporânea, intimamente relacionadas com a juventude, a violência e a vulnerabilidade (PARANÁ, 2008). Continue lendo
6. Encaminhamento
1ª Aula |
2ª Aula |
3ª Aula |
4ª Aula |
7. Relações interdisciplinares
O professor poderá articular a Química com a Biologia (especificamente bioquímica e fisiologia humana) e com a Sociologia, as questões da vulnerabilidade social, do papel do Estado diante de questões de ordem pública e a função das instituições sociais diante das situações de vulnerabilidade que o usuário está submetido.
8. Aprendizagem esperada
Após os debates e as atividades propostas nesta sequência de aulas, espera-se que os estudantes compreendam as ações e os efeitos do crack no organismo, identifiquem as funções orgânicas presentes na molécula de dopamina e entendam os riscos do uso indevido do crack e suas consequências.
Referências
Dê sua opinião |
Opiniões |
Envie sua aula |