Disciplina - Química

Sequência de Aulas - As ações e os efeitos do crack no organismo

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Aulas na íntegra
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Autora: Fernanda Mariano Zacarias Pombo

1. Nível de Ensino: Ensino Médio

2. Conteúdo Estruturante: Química Sintética
2.1 Conteúdo Básico: Funções Química
2.2 Conteúdo Específico:  Funções Orgânica

3. Objetivos
  • Compreender as ações e os efeitos do crack no organismo.
  • Identificar as funções orgânicas presentes na molécula de dopamina.
  •  Sensibilizar quanto às ações e efeitos que o crack causam no organismo.
4. Número de aulas estimado: 4 horas-aula

5. Justificativa
Atualmente, o uso indevido de drogas é uma problemática constantemente discutida. As drogas são consideradas um problema social e de saúde pública, conforme aponta a Organização dos Estados Americanos (OEA). Assim, há necessidade de fortalecer as instituições sociais, em especial a escola, em virtude de sua condição de instituição basilar na formação dos sujeitos e por estarem as drogas, na sociedade contemporânea, intimamente relacionadas com a juventude, a violência e a vulnerabilidade (PARANÁ, 2008). Continue lendo

6. Encaminhamento
Icone aula 1
1ª Aula

icone aula 2
2ª Aula

ìcone aula 3
3ª Aula

ìcone aula 4
4ª Aula


7. Relações interdisciplinares

O professor poderá articular a Química com a Biologia (especificamente bioquímica e fisiologia humana) e com a Sociologia, as questões da vulnerabilidade social, do papel do Estado diante de questões de ordem pública e a função das instituições sociais diante das situações de vulnerabilidade que o usuário está submetido.

8. Aprendizagem esperada
Após os debates e as atividades propostas nesta sequência de aulas, espera-se que os estudantes compreendam as ações e os efeitos do crack no organismo, identifiquem as funções orgânicas presentes na molécula de dopamina e entendam os riscos do uso indevido do crack e suas consequências.


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