Sequência de Aulas - As ações e os efeitos do crack no organismo
1ª AulaEsta sequência de aulas parte da análise de um vídeo - Crack - reportagem do Jornal Hoje - em que as pessoas saem às ruas em busca de seus parentes e usuários de drogas.
a) Orientar os alunos para assistirem com atenção, pois, em determinados momentos, a projeção será interrompida para se discutir sobre a reportagem.
b) No primeiro momento do vídeo há uma mulher procurando o irmão usuário de crack. Neste momento, sugere-se parar a projeção do vídeo por 2 minutos e promover uma discussão coletiva, partindo da seguinte questão:
- De acordo com o vídeo, quais as condições de vida dos usuários de crack?
* Espera-se que os alunos percebam que os usuários de crack vivem nas ruas. Neste sentido, há alguns aspectos a serem destacados: eles são marginalizados, portanto, há o isolamento social, a degradação física e mental, além dos efeitos do crack ao usuário.
* Na sequência, explicar que o crack é uma mistura de pasta de cocaína, bicarbonato de sódio e água. Informar que o crack chegou ao Brasil na década de 90.
c) Após essa discussão, retomar a projeção do vídeo.
d) Na sequência, o vídeo mostra que os usuários abandonam família, emprego e, não raro, tornam-se reféns de bandidos por não pagarem dívidas de drogas. E aborda um caso em que uma filha encontra sua mãe na rua e, com a ajuda de uma ONG, a mãe realiza um tratamento para dependência química. No final do vídeo, retomar a discussão com o seguinte questionamento:
- Por que muitas pessoas recorrem ao uso de drogas?
e) Após os questionamentos, apresentar a tabela a seguir que traz o resultado das pesquisas “Estimativa do número de usuários de crack e/ou similares nas capitais do país” e “Perfil dos usuários de crack e/ou similares no Brasil”, realizadas entre 2011 e 2013 pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça.
Fonte: BRASIL. Disponível em: <http://www.obid.senad.gov.br/portais/OBID/index.php>. Acesso em 10 Out. 2013
f) Pedir aos alunos que analisem a tabela e indiquem quais os motivos que levam ao uso de crack e/ou drogas similares. Anotar no quadro ou na lousa digital as respostas apontadas pelos alunos.
* Como foi discutido anteriormente, as pessoas recorrem ao uso das drogas por curiosidade, problemas familiares, dentre outros motivos. Pedir para que os alunos estabeleçam uma relação entre fator da curiosidade/vontade em relação ao valor/preço, indicados na tabela.
g) Logo após, pedir que observem as respostas indicadas no quadro em relação aos questionamentos do vídeo e verifiquem se elas correspondem aos dados expostos na tabela.
h) Em seguida, discutir as respostas com os alunos e fazer uma relação entre as respostas colocadas no quadro ou lousa digital, com os motivos do uso da droga, conforme a literatura que resulta da combinação de três aspectos: o sujeito, o produto (droga) e o contexto sociocultural.
i) Concluir perguntando aos alunos o que eles propõem que deve ser feito para se evitar o uso e a disseminação de usuários de crack.
* Espera-se que apontem os motivos para questões centrais em políticas públicas: prevenir o consumo e/ou facilitar a ressocialização do usuário, trabalhando não apenas com o usuário individual, mas também com suas redes sociais e suas famílias, e reforçar laços familiares de modo a minimizar os conflitos.
2ª Aula
a) Retomar rapidamente o que foi trabalhado na aula anterior. Em seguida, reproduzir o vídeo – 10 passos do ataque do crack no organismo.O vídeo pode ser exibido: por meio da TV Multimídia, do Projetor Multimídia ou da Lousa Digital. Pode-se fazer o download do arquivo ou diretamente da página de química indicada no link anterior, se houver conexão com a internet.
b) Apresentar um resumo do vídeo. O vídeo aborda em 10 passos do crack o que acontece ao corpo e com a mente nos instantes seguintes a uma inalação de crack.
c) Explicar que eles devem ficar atentos, pois, por ser um vídeo com uma curta duração (1minuto e 29 segundos), ele será reproduzido em sua totalidade.
d) Iniciar a projeção. O vídeo traz o passo a passo do crack, o que acontece com o corpo e com a mente nos instantes seguintes à inalação. Perguntar aos alunos quais as consequências do crack no organismo; se é possível relacionar o vídeo da aula anterior com o de hoje e de que forma.
e) Anotar no quadro ou na lousa digital as respostas apontadas pelos alunos. Na sequência, verificar as respostas mais frequentes que os alunos disseram e o que foi anotado.
* Dizer aos alunos que os efeitos do organismo em função das drogas são diversos. O usuário quase não come ou dorme, por isso ocorre um processo de emagrecimento e são geradas lesões nos pulmões, como mostrou o vídeo sobre os usuários de crack na reportagem da aula anterior. O crack provoca lesões no cérebro, causando perda das funções dos neurônios, resultando em deficiências de memória e concentração, oscilação de humor, entre outros.
f) Após a discussão, apresentar aos alunos o simulador.
Simulador - Ação da Cocaína e Crack no Sistema Nervoso Central (SNC).
* O simulador traz os mecanismos bioquímicos da ação da cocaína e do crack no (SNC), bloqueando a reabsorção da dopamina nos neurotransmissores.
g) Após, reproduzir o simulador, explicar como ocorre os estímulos elétricos das células nervosas. Explicar, também, que elas apresentam potenciais de membrana que decorrem da concentração e movimento dos íons Sódio (Na+), Potássio (K+), Cálcio (Ca+2) e Cloro (Cl-), através da membrana intracelular e extracelular.
h) Questionar qual a explicação química ao usar o crack/cocaína de acordo o simulador. Anotar no quadro ou na lousa digital as respostas apontadas pelos alunos.
* Explicar que, ao fumar crack, a droga dispara no organismo do usuário substâncias químicas para o cérebro. A cocaína presente no Crack se liga ao transportador da dopamina e se encaixa no receptor presente no neurônio, com isso, é como se acontecesse um “entupimento do receptor”, a dopamina antes que estaria se ligando ao receptor acaba sobrando, fazendo com que o estímulo se prolongue na sinapse, gerando a sensação de prazer. Ou seja, com os receptores alterados, a célula espera receber mais dopamina, que pode ser considerado um combustível do neurônio que dá energia e disposição. Os neurônios lançam a dopamina no sistema nervoso central e criam uma sensação de prazer. A dependência nasce aí. E é por isso, que ocorre a liberação da dopamina e faz com que o usuário de crack ficar mais agitado.
i) Nesse momento, discutir com os alunos as respostas colocadas no quadro ou na lousa digital, e fazer uma relação dos efeitos do crack no organismo (apresentado do vídeo) e o mecanismo químico indicados no simulador.
* Espera-se que os alunos entendam que ao fumar o crack, ocorre a liberação da dopamina no SNC, criando uma sensação de prazer, e esta sensação se dá por meio do mecanismo bioquímico apresentado no simulador.
j) Na sequência, apresentar a imagem da estrutura molecular da dopamina. A imagem pode ser exibida: por meio da TV Multimídia, do Projetor Multimídia ou da Lousa Digital.
k) Pedir aos alunos que observem e identifiquem as funções químicas presentes na estrutura molecular. Orientar que registrem no caderno as funções e apresentem a fórmula molecular da dopamina e a sua função.
3ª Aula
Esta aula deverá acontecer em um laboratório de informática ou um local onde tem acesso à internet, para a utilização dos alunos.a) Retomar, de forma breve, o que foi trabalhado na aula anterior. Na sequência, explicar que a aula será sobre as formas de tratamento para os usuários de drogas.
b) Pedir aos alunos que se reúnam em grupos de no máximo 6 participantes. Cada grupo pesquisará uma forma de tratamento, que são:
- a ambulatorial;
- o internamento, que são 3 tipos: a internação voluntária, a involuntária e a internação compulsória.
Existem, também, técnicas de tratamento como os psicoterápicos, medicamentosos e autoajuda.
c) Indicar uma forma de tratamento a cada grupo.
d) Pedir aos grupos pesquisa na internet de artigos, notícias, vídeos, simuladores, infográficos, livros, filmes, entre outros. Também sobre como se dá o tratamento dos usuários de drogas, indicando no que o tratamento consiste e se difere quanto ao tipo de droga, se tomam medicamentos e como eram e como são os tratamentos hoje.
e) Para concluir, lançar a problemática aos grupos:
Vocês conhecem um usuário de crack? Ele precisa de ajuda para o tratamento?
f) Indicar alguns questionamentos a serem seguidos para resolução da problemática.
- O que fariam?
- Quais os procedimentos adotados?
- Existem locais de tratamento em sua cidade e/ou no seu estado?
- Na saúde pública tem tratamento? Quais? Como funcionam?
- Existem grupos de ajuda na cidade? Quais? Como funcionam?
* Espera-se que os grupos encontrem informações sobre os serviços disponíveis para o tratamento da dependência química do usuário de crack. Oriente os grupos da pesquisa em postos de saúde, igrejas, grupos de ajuda, casa de apoio.
h) Alguns links para consulta:
- Alerte a turma com as fotos que escancaram o efeito das drogas.
- As cracolândias do Brasil.
- Cartilha sobre o crack.
- Crack da pedra ao tratamento.
- Cracolândia: uma terra sem pai.
- Efeitos orgânicos da cocaína.
- Epidemia de crack: A polêmica da internação à força de usuários.
- Ministério da Saúde diz que não incentiva internação compulsória de dependentes.
- Neurotransmissores.
- O crack não é mais apenas uma droga de rua.
- Os desafios para o tratamento do usuário de crack.
- Os mortos vivos.
- Recuperação – tratamento das drogas.
- Relatório da 4ª Inspeção Nacional de Direitos Humanos: locais de internação para usuários de drogas – 2ª Edição.
- Tratamento para o crack.
- Toxicidade Reforçada.
4ª Aula
a) Retomar rapidamente o que foi trabalhado na aula anterior. Pedir aos grupos que apresentem o resultado das pesquisas.b) Orientar aos demais grupos a fazer perguntas para quem apresentou, sendo isso considerado para a avaliação.
Dê sua opinião |
Opiniões |
Envie sua aula |