Desafios para o ensino da Química

O ensino de Química no Ensino Médio para muitos pesquisadores (Maldaner (2000), Schnetzler (2002) e Santos & Schnetzler (1997)) tem se caracterizado, entre outros aspectos, por se prender ao empiricismo, à matematização dos fenômenos e à memorização de uma linguagem própria dessa ciência.
Por outro lado, as inovações científicas e tecnológicas do mundo contemporâneo deixam cada vez mais evidentes as complexas relações de caráter socioeconômico e cultural que influenciam e direcionam as pesquisas científicas.
A discussão e compreensão desses imbricamentos devem estar cada vez mais presentes no Ensino de Química. Diante disso, alguns desafios se apresentam aos professores e alunos de química, tais como:
- Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT)
- Contextualização por meio da problematização
- Formação docente
- Relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
- Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)
Fontes de Pesquisa
Recursos Didáticos
![]() Áudios |
![]() Imagens |
![]() Links Interessantes |
![]() Simuladores |
![]() Textos |
![]() Trechos de Filmes |
![]() Vídeos |