Disciplina - Química

Fontes de pesquisa - AIQ-2011


ícone do link
Áudios


ícone do link
Imagens


ícone do link
Links Interessantes


ícone do link
Simuladores


ícone do link
Textos


ícone do link
Trechos de
Filmes


ícone do link
Vídeos

Artigos, Dissertações, Teses


AIRES, J. A.; LAMBACH, Marcelo. Contextualização do ensino de Química pela problematização e alfabetização científica e tecnológica: uma possibilidade para a formação continuada de professores. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.10, p. 01 - , 2010.

BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FOUREZ, Gerard. Alfabetización Científica y Tecnológica: acerca de las finalidades de la enseñanza de las ciencias. Buenos Aires, Argentina: Ediciones Colihue, 1994.

LAMBACH, Marcelo. Atuação e formação dos professores de Química na EJA: características dos estilos de pensamento – um olhar a partir de Fleck. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) – UFSC, PPGECT, Florianópolis, 2007.

LAMBACH, Marcelo; MARQUES, Carlos Alberto. Ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos: relação entre estilos de pensamento e formação docente. Revista Investigações em Ensino de Ciências, Rio Grande do Sul, v. 14, n. 2, p. 219-235, 2009.

MALDANER, Otavio Aloísio. [2000] A formação inicial e continuada de professores de química professor/pesquisador. Ijuí, RS: Ed. Unijuí, 2000.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Educação em Química: compromisso com a cidadania. Ijuí: Ed. Unijuí, 1997.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência–Tecnologia–Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências. v. 02, n. 2, dez. 2002.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos, et. al. Letramento científico e tecnológico e pesquisa sobre formação de professores: desafios e questões teórico-metodológicas. Instituto de Química – UNB. 26a Reunião Anual – SBQ – em 26/05/2003, em Poços de Caldas – MG.

SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Concepções e Alertas sobre Formação Continuada. Qnesc, n. 16, nov. 2002. Seção Espaço Aberto.

SOLOMON, J. Teaching for scientific literacy: what could it mean? School Science Review, v. 82, n. 300, p. 93-96, 2001.

WARTHA Edson; FALJONI-ALÁRIO, Adelaide. A contextualização no Ensino de Química através do Livro Didático. Qnesc. No 22, nov/2005.
Recomendar esta página via e-mail: