Fontes de pesquisa - AIQ-2011
Áudios Imagens Links Interessantes Simuladores Textos Trechos de Filmes Vídeos |
Artigos, Dissertações, Teses
AIRES, J. A.; LAMBACH, Marcelo. Contextualização do ensino de Química pela problematização e alfabetização científica e tecnológica: uma possibilidade para a formação continuada de professores. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.10, p. 01 - , 2010.
BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FOUREZ, Gerard. Alfabetización Científica y Tecnológica: acerca de las finalidades de la enseñanza de las ciencias. Buenos Aires, Argentina: Ediciones Colihue, 1994.
LAMBACH, Marcelo. Atuação e formação dos professores de Química na EJA: características dos estilos de pensamento – um olhar a partir de Fleck. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) – UFSC, PPGECT, Florianópolis, 2007.
LAMBACH, Marcelo; MARQUES, Carlos Alberto. Ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos: relação entre estilos de pensamento e formação docente. Revista Investigações em Ensino de Ciências, Rio Grande do Sul, v. 14, n. 2, p. 219-235, 2009.
MALDANER, Otavio Aloísio. [2000] A formação inicial e continuada de professores de química professor/pesquisador. Ijuí, RS: Ed. Unijuí, 2000.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Educação em Química: compromisso com a cidadania. Ijuí: Ed. Unijuí, 1997.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência–Tecnologia–Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências. v. 02, n. 2, dez. 2002.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos, et. al. Letramento científico e tecnológico e pesquisa sobre formação de professores: desafios e questões teórico-metodológicas. Instituto de Química – UNB. 26a Reunião Anual – SBQ – em 26/05/2003, em Poços de Caldas – MG.
SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Concepções e Alertas sobre Formação Continuada. Qnesc, n. 16, nov. 2002. Seção Espaço Aberto.
SOLOMON, J. Teaching for scientific literacy: what could it mean? School Science Review, v. 82, n. 300, p. 93-96, 2001.
WARTHA Edson; FALJONI-ALÁRIO, Adelaide. A contextualização no Ensino de Química através do Livro Didático. Qnesc. No 22, nov/2005.