Disciplina - Química

Sugestões de Leitura

  • A Ciência é Masculina?
Imagem da capa do livro A ciência é masculina?
CHASSOT, Attico Inacio. Editora Unisinos, 2003.
A partir da análise de três vertentes que constituíram o mundo ocidental - a grega, a judaica e a cristã, Chassot procura provar que a contribuição dessas três raízes construíram uma sociedade machista, na qual a Ciência não é exceção. Embora algumas mulheres - como Hipátia, Marie Curie, Margareth Mead - tenham sido muito importantes para a Ciência, a presença feminina não está registrada historicamente na trajetória intelectual humana. Em 'A ciência é masculina? É sim, senhora!' o autor apresenta duas hipóteses, uma histórica e outra biológica, para a possível superação do 'machismo' na Ciência.
Palavras-chave: Ciência. Análise histórica da ciência.


  • A Formação Inicial e Continuada de Professores de Química
Imagem da capa do livro A formação inicial e continuada de professores de químicaMALDANER, Otávio Aloisio. Editora Unijuí, 2000.
Em "A Formação Inicial e Continuada de Professores" discutem-se formas práticas de inserir professores e formadores de professores no debate para a melhoria da qualidade educativa nas escolas e nas instituições de ensino superior. Em processo de pesquisa, professores começam a reconhecer as suas crenças e a entender as suas práticas, projetando ações mais concernentes com as suas necessidades formativas e com as necessidades formativas dos estudantes. A complexidade da ação educativa específica exige o contínuo desenvolvimento intelectual dos professores, condição de seu desenvolvimento profissional, o que se torna possível nas interações amplas entre professores de escola e pesquisadores universitários envolvidos na formação de novos professores."
Palavras-chave: Formação docente. Formação professor de Química. Formação inicial continuada.

  • A História química de uma vela: As forças da matéria
Capa do livro A História química de uma vela: As forças da matéria
FARADAY, Michael. Editora Contraponto, 2009.
Este livro traz para o leitor brasileiro, pela primeira vez, as duas séries mais famosas de suas conferências publicadas em livro. Elas se tornaram clássicos da ciência pela clareza, a ênfase na experimentação e a capacidade do autor explicar, de modo acessível e instigante, os mais variados fenômenos científicos.
A História química de uma vela tornou-se o texto de divulgação mais famoso do século XIX e um dos livros de ciência mais editados, tendo sido traduzido para várias línguas.
Palavras-chave: Michael Faraday. Química. Física. História das ciências.



  • A Química do Amor
Capa do licro A Química do Amor
LEAL, Ivana Correa Ramos; BARROS, José Celestino; MIRANDA, Leandro Soter de Mariz. SBQ, 2010.
Este livro pertence à "Coleção Química no Cotidiano" produzido pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ) como parte do Projeto Comemorativo da SBQ pelo Ano Internacional da Química-2011 (AIQ-2011). O texto dividido em três tópicos: os hormônios como moléculas endógenas (produzidas pelo organismo) responsáveis por comportamentos do indivíduo, os feromônios responsáveis pela comunicação química entre indivíduos e os perfumes, considerados ferramentas fundamentais para a arte da conquista e sedução, deixando o seu “cheiro de amor no ar”.
Palavras-chave: Química orgânica. Hormônios. Feromônios.
ícone para baixar texto em pdf.Baixe o livro em pdf
  • A química dos alimentos: produtos fermentados e corantes
 Capa do livro A química dos alimentos: produtos fermentados e corantes
BARROS, Augusto Aragão de; BARROS, Elisabete Barbosa de Paula. SBQ, 2010.
Este livro pertence à "Coleção Química no Cotidiano" produzido pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ) como parte do Projeto Comemorativo da SBQ pelo Ano Internacional da Química-2011 (AIQ-2011). Aborda desde a produção de alimentos fermentados (pão, iogurte, pizza, queijo, etc.), denotando a ação de enzimas e microrganismos. Trata também sobre o uso de corantes nos alimentos.
Palavras-chave: Tecnologia Química. Fermentação. Enzimas. Corantes.
cone para baixar texto em pdf.Baixe o livro em pdf

  • A química e o controle de dopagem no esporte
Capa do livro A química e o controle de dopagem no esporte
PEREIRA, Henrique Marcelo G.; PADILHA, Monica C.; AQUINO NETO, Francisco Radler de. SBQ, 2010.
Este livro pertence à "Coleção Química no Cotidiano" produzido pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ) como parte do Projeto Comemorativo da SBQ pelo Ano Internacional da Química-2011 (AIQ-2011). Os autores apresentam uma minuciosa revisão dos efeitos farmacológicos dos agentes dopantes passados, presentes e futuros e de como realizar a sua deteção seguindo os maiores critérios de qualidade internacionais.
Palavras-chave: Química orgânica. Doping. Substâncias dopantes. Antidoping.
ícone para baixar texto em pdf.Baixe o livro em pdf
  • A química na natureza
Capa do livro A química na natureza
EMERY, Flavio da Silva; SANTOS, Gabriela Bianchi dos; BIANCHI, Rita de Cassia. SBQ, 2010.
Este livro pertence à "Coleção Química no Cotidiano" produzido pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ) como parte do Projeto Comemorativo da SBQ pelo Ano Internacional da Química-2011 (AIQ-2011). O livro possibilita o contato com os vários aspectos dos produtos naturais e sua importância para a humanidade, ao longo dos tempos.
Palavras-chave: Química orgânica. Química na natureza. Produtos naturais.
ícone para baixar texto em pdf.Baixe o livro em pdf

  • A química no cuidado da pele
Capa do Livro A química no cuidado da pele
SARTORI, Lucas Rossi; LOPES, Norberto Peporine; GUARATINI, Thais. SBQ, 2010.
Este livro pertence à "Coleção Química no Cotidiano" produzido pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ) como parte do Projeto Comemorativo da SBQ pelo Ano Internacional da Química-2011 (AIQ-2011). O livro apresenta o passado, o presente e o que podemos esperar para o futuro com a inserção da Química nos mecanismos de agressão e proteção da pele.
Palavras-chave: Química orgânica. Cosméticos. Funções químicas.
ícone para baixar texto em pdf.Baixe o livro em pdf

  • Agrotóxicos e Meio Ambiente: uma proposta de ensino de ciências e química
Capa do livro Agrotóxicos e Meio Ambiente: uma proposta de ensino de ciências e química
CARRARO, Gilda. UFRGS, 1997.
Material produzido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de Química, Área de Educação Química em conjunto com os professores da rede pública do estado do RS. Em "Química dos Agrotóxicos", a ideia é fornecer um "fio condutor para o desenvolvimento de conteúdos de Química Orgânica".
Palavras-chave: Agrotóxicos. Contextualização. Ensino de Química. Química orgânica.
ícone para baixar texto em pdf.Baixe o livro em pdf

  • Águas
Capa do livro águas
KRÜGER, Verno (org.); LOPES, Cesar Valmor Machado; ZAGO NETO, Odone Gino. UFRGS.
Material produzido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de Química, Área de Educação Química em conjunto com os professores da rede pública do estado do RS. Em "Águas", temática usada como 'tema gerador', foram elaboradas três unidades: estrutura da água, água da chuva, tratamento da água; em que nessas unidades discute-se os conceitos de químIca.
Palavras-chave: Água. Contextualização. Ensino de Química. Química ambiental.
ícone para baixar texto em pdf.Baixe o livro em pdf

  • Alfabetização Científica. Questões e Desafios para a Educação
Capa do livro Alfabetização Científica. Questões e Desafios para a EducaçãoCHASSOT, Attico Inacio. Editora Unijuí, 2010.
Sinopse (resumo) por Alice Casimiro Lopes: Attico Chassot tem o mérito de sintetizar reflexões sobre educação em ciências de forma a marcar a interpretação da ciência como uma produção cultural. Para falar de ciências e de educação científica, este texto não se restringe a discutir metodologias ou conceitos científicos stricto-sensu. O livro demonstra que falar de ciência é também falar de história e de cultura de uma forma mais ampla. É discutir questões como cidadania, tecnologias, formação de professores, linguagem, história, política, saberes populares e escolares e religião. Trata-se de um livro que se constitui como uma contribuição inegável para o campo da Educação em Ciências, tendo como público-alvo não apenas os pesquisadores e professores dessa área, mas todos aqueles que se interessam pelos rumos da educação no país.
Palavras-chave: Ciência. Análise histórica da ciência.

  • Alfabetización Científica y Tecnológica: acerca de las finalidades de la enseñanza de las ciencias
capa do livro Alfabetización Científica y Tecnológica: acerca de las finalidades de la enseñanza de las ciencias
FOUREZ, Gérard. Ediciones Colihue, 1994.
Como reconhecer a educação tecnológica, sem reduzir seu valor para um compêndio de receitas? Como introduzir interdisciplinar com o mesmo rigor que o ensino disciplinar tradicional? Como abrir o caminho para a reflexão ética no campo da ciência e da tecnologia? O autor, doutor e professor nos EUA, Bélgica e na Nicarágua, se localiza no centro deste debate, propondo diretrizes e soluções possíveis, questionando os critérios que guiam a história das ciências, sintetizando suas bases epistemológicas.
Palavras-chave: ACT. Conhecimento científico. História da ciência. Alfabetização científica e tecnológica.



  • Alquimistas e Químicos
Capa do livro Alquimistas e Químicos
VANIN, J. A. Editora Moderna, 1994.
O fascínio da química e a capacidade que ela confere ao homem de transformar materiais e de viver em um mundo melhor impregnam as páginas deste livro, dando uma visão atraente dessa ciência. Da química do homem primitivo ao progresso da fase moderna, as etapas envolveram mentes, conhecimentos e intenções. Ciência e sociedade se delineiam nas muitas histórias narradas.
Palavras-chave: Química. História da Química.




  • Aprendendo Química
Capa do livro Aprendendo Química
ROMANELLI, L. I.; JUSTI, R. S. Editora Unijuí, 1998.
Aprender Química pode constituir uma etapa importante da educação de jovens e adultos. Isso se justifica, dentre outros motivos, pela possibilidade que traz para o entendimento da formação e das propriedades de diversos materiais, assim como dos fundamentos de processos que os envolvem - cotidianos ou não - utilizados numa época de intenso e dinâmico desenvolvimento científico e tecnológico, que é a que vivemos. Além disso, a aprendizagem de Química pode ser uma oportunidade ímpar para a formação do indivíduo, na medida em que favorece a compreensão do processos de produção de conhecimento e o exercício da abstração.
Palavras-chave: Química. Ensino de química. Aprendizagem química.

  • Barbies, bambolês e bolas de bilhar: 67 deliciosos comentários sobre a fascinante química do dia a dia
capa do livro Barbies, bambolês e bolas de bilharSCHWARCZ, Joe. Editora Jorge Zahar, 2009.
Neste livro são discutidos a eficácia de certos produtos, o surgimento de substâncias que mudaram nossas vidas, alguns erros químicos e a moda de consumir vitaminas e certos alimentos. Tudo isso de forma compreensível até para quem não entende do assunto.
Os leitores interessados em questões de saúde vão encontrar comentários sobre soja, tomate, antioxidantes, chá, homeopatia, medicina alternativa, ginseng e os benefícios de comer giz. Um dos principais objetivos do livro é fazer do leitor um consumidor desconfiado, que não embarque em propagandas enganosas e pesquisas sem fundamentos. Outra preocupação do autor é explicar por que os produtos “naturais” não são necessariamente superiores aos sintéticos – e, portanto, que a química não é algo a ser temido ou evitado.
Palavras-chave: Química. Química do cotidiano.

  • Caderno Pedagógico de Atividades Lúdicas no Ensino de Química
Capa do Caderno Pedagógico de Atividades Lúdicas no Ensino de Química
GUIMARÃES, Orliney Maciel. et. al. UFPR, 2006.
Caderno Pedagógico de Atividades Lúdicas no Ensino de Química. Material produzido pelo Centro Multidisciplinar de Apoio à Formação de Professores(as), no Departamento de Química da UFPR, como um projeto da Prodocência 2006. Traz jogos para uso em sala de aula para o ensino de química na educação básica.
Participação dos licenciandos de química da UFPR: Anderson Quirino do Nascimento; Luana de Andrade Veloso; George Hideki Sakae; Solange Guindani Coltro.
Palavras-chave: Formação docente. Atividades lúdicas. Ensino de Química.
ícone para baixar texto em pdf.Baixe o livro em pdf
  • Coleção Explorando o Ensino - volume 4
Capa da Coleção Explorando o Ensino - volume 4
MORTIMER, Eduardo Fleury. Ministério da Educação - Brasil. 2006.
Essa Coleção tem o objetivo de apoiar o trabalho do professor em sala de aula, oferecendo um rico material didático-pedagógico para a disciplinas Química, esses são textos de uma seleção dos artigos que saíram nos 14 primeiros números da revista Química Nova na Escola.
Palavras-chave: Formação de professores. Química nova na escola. Ensino de Química.
ícone para baixar texto em pdf. Baixe o livro em pdf


  • Coleção Explorando o Ensino - volume 5
Capa da  Coleção de Química vol5
MORTIMER, Eduardo Fleury. Ministério da Educação - Brasil. 2006.
Essa Coleção tem o objetivo de apoiar o trabalho do professor em sala de aula, oferecendo um rico material didático-pedagógico para a disciplinas Química, esses são textos de uma seleção dos artigos que saíram nos 14 primeiros números da revista Química Nova na Escola.
Palavras-chave: Formação de professores. Química nova na escola. Ensino de Química.
ícone para baixar texto em pdf. Baixe o livro em pdf


  • Como Fazer Experimentos
Capa do livro Como Fazer Experimentos
NETO, B.B.; SCARMINIO, I.S.; BRUNS, R.E. Editora Unicamp, 2001.
Pesquisa e desenvolvimento na ciência e na indústria foi escrito a partir de - e dando seguimento a - Planejamento e otimização de experimentos, elaborado por pesquisadores e dirigido a qualquer profissional que deseje realizar e analisar experimentos da forma mais eficiente possível. Apresenta dezenas de estudos de casos, uma abordagem mais detalhada de experimentos comparativos e um capítulo inteiro dedicado à metodologia de superfícies de resposta, uma das técnicas mais usadas para a otimização de produtos e processos.
Palavras-chave: Química. Experimentos em química. Atividades de laboratório.


  • Como se faz Química
Capa do Livro
CHAGAS, A. P. Editora: Unicamp, 2001.
Como se faz Química é especialmente dedicado a alunos e professores de Química, podendo também interessar aos que não lidam diretamente com essa disciplina. Traz para os interessados os diversos espaços de atuação do químico: desde a natureza até um laboratório industrial. Mostra, por outro lado, o que dele se espera, alertando, inclusive, para sua responsabilidade social, num momento de graves desrespeitos ao equilíbrio ambiental.
Palavras-chave: Ensino de Química. Experimentos em química.





  • Da Alquimia à Química: um estudo sobre a passagem do pensamento mágico-vitalista ao mecanicismo
Capa do livro Da Alquimia à Química
ALFONSO-GOLDFARB, Ana Maria. Editora Landy, 2005.
O eixo desta obra está, alimentando por uma proposta que pretende, nas próprias palavras de Ana Maria Afonso-Goldfarb: "reconhecer a formação do ideário alquímico dentro da visão de cosmo que lhe serviu de base e sustentáculo, para, a seguir, poder entender, com maior clareza, por que o esfacelamento deste modelo de mundo acarretaria o desaparecimento da alquimia como uma das formas de conhecimento da natureza."
Palavras-chave: Alquimia. História da química. História da ciência.



  • De economias verdes a sociedade verdes
Capa do livro De econonia a quimica
SPEZIA, Carlos Humberto trad., Unesco, 2011.
Traz um amplo estudo dos principais temas correlacionados com a Química Verde, tendo como foco, a experiência nacional nesta área; bem como, as potencialidades da nossa biodiversidade e a estreita cooperação com a indústria nacional para compor uma proposta de desenvolvimento da química verde no Brasil.
Palavras-chave: Sustentabilidade. Química verde. Rio +20.
ícone para baixar texto em pdf.Baixe o livro em pdf

  • Educação em Química: compromisso com a cidadania
capa do livro Educação em Química: compromisso com a cidadania
Santos, W. L. P. dos; Schnetzler, R. P.. Editora Unijui, 1997.
Educação em Química: Compromisso com a Cidadania é uma obra dedicada ao ensino de Química, cujos fundamentos em termos de princípios para a formação da cidadania são de interesse para todos que trabalham no ensino de Ciências. A obra, que nesta edição foi revisada e ampliada, apresenta uma nova leitura sobre o movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) no ensino de Ciências.
Palavras-chave: Ensino de Química. Relações CTS. Química contextualizada.




  • Eletroquímica para o Ensino Médio
Capa do livro Eletroquímica para o Ensino Médio
KRÜGER, Verno (org.); LOPES, Cesar Valmor Machado; SOARES, Alexandre Rodrigues. UFRGS, 1997.
Material produzido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de Química, Área de Educação Química em conjunto com os professores da rede pública do estado do RS. Em "Eletroquímica", são apresentadas atividades, inclusive práticas, para o ensino de pilhas.
Palavras-chave: Pilhas. Contextualização. Ensino de Química. Eletroquímica.
ícone para baixar texto em pdf.Baixe o livro em pdf


  • Ensino de Química em Foco
Capa do livro Ensino de Química em Foco
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MALDANER, Otávio Aloisio (Orgs.). Editora Unijui, 2010.
'Ensino de Química em Foco' apresenta artigos de pesquisadores em ensino de Química sobre contribuições teórico-metodológicas de pesquisas para a prática pedagógica de aulas de Química. O principal objetivo da obra é apresentar contribuições advindas da pesquisa em ensino de Química para a prática pedagógica no Ensino Médio. Não se trata de um receituário sobre como ensinar Química, mas de um diálogo aberto entre pesquisadores em ensino de Química.
Palavras-chave: Educação química. Ensino. Artigos química.



  • Experimentos de baixo custo para a sala de aula do ensino fundamental e médio
capa do livro Experimentos de baixo custo para a sala de aula do ensino fundamental e médio
Sociedade Brasileira de Química. 2010.
Este livro pertence à "Coleção Química no Cotidiano" produzido pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ) como parte do Projeto Comemorativo da SBQ pelo Ano Internacional da Química-2011 (AIQ-2011). O livro traz experimentos de baixo custo, fácil operação e seguros, que geram menor quantidade de resíduos, de modo que podem ser realizados até mesmo na sala de aula. Através de um olhar mais aprofundado e conceitual, os experimentos são aplicáveis ao ensino médio. Numa observação generalizada e curiosa, podem ser inseridos no contexto do ensinamento inicial das ciências, sendo perfeitamente aplicável ao ensino fundamental.
Palavras-chave: Ensino de Química. Atividades práticas. Práticas de baixo custo. Laboratório.
ícone para baixar texto em pdf.Baixe o livro em pdf
  • Gênese e Desenvolvimento de um Fato Científico
capa do livro Gênese e Desenvolvimento de um Fato Científico
FLECK, Ludwik. Editora Fabrefactum, 2010.
Fleck expõe as linhas principais da sua epistemologia, pautada principalmente no caráter social da ciência. O ato de conhecer é má atividade que está ligada aos condicionantes sociais e culturais do sujeito pertencente a um coletivo de pensamento, que pode ser entendido como uma comunidade de indivíduos que compartilham práticas, concepções, tradições e normas.
Palavras-chave: Epistemologia. Conhecimento científico. História da ciência. Estilo de pensamento.




  • Introdução a Química Ambiental
capa do livro Introdução a Química Ambiental
ROCHA, J. C.; ROSA, A. H.; CARDOSO, A. A. Editora Bookman, 2004.
Neste livro discutem-se os impactos ambientais e tratam-se os diversos e importantes temas dando especial ênfase ao preceito do uso sustentável, ou seja, deve-se considerar também o bem estar das futuras gerações. Como um todo, as ocorrências ambientais são sempre interpretadas considerando-se os importantes fluxos de matéria e energia entre os três grandes reservatórios reguladores hidrosfera, atmosfera e litosfera.
Palavras-chave: Química ambiental. Ciências ambientais. Uso sustentável. Impactos ambientais.



  • Investigação e Ensino - articulações e possibilidades na formação de professores de Ciências
capa do livro Investigação e Ensino - articulações e possibilidades na formação de professores de Ciências
ROSA, Maria Inês Petrucci. Editora Unijuí, 2004.
O livro trata de uma história de um grupo de professoras com trajetórias diferentes e diferenciadas que se entrecruzaram, possibilitando a configuração de um caminho distinto, ímpar e produtivo. Neste trabalho, a autora argumenta que as relações assimétricas estabelecidas durante o processo de parceria parecem guardar certos vínculos que ora se dão pelas vias da racionalidade técnica, ora pela racionalidade prática. É nesse movimento, que a parceria colaborativa vai se constituindo e que concepções de ensino se articulam a concepções de investigação educativa.
Palavras-chave: Educação química. Parceria colaborativa. Ensino.


  • Lavoisier no Ano Um: o nascimento de uma nova ciência numa era de revolução
capa do livro Lavoisier no Ano Um: o nascimento de uma nova ciência numa era de revolução
BELL, Madison Smartt. Companhia das Letras, 2007.
O livro narra a história de duas revoluções. A de Lavoisier que inaugurou a química moderna ao rejeitar o conceito de flogístico e ao mesmo tempo sistematizou a linguagem científica usada para denominar compostos e elementos químicos. E a Revolução Francesa, pano de fundo dessas transformações.
Palavras-chave: História da química. Lavoisier. Revolução francesa.





  • Lavoisier: O estabelecimento da química moderna
capa do livro Lavoisier: O estabelecimento da química moderna
FILGUEIRAS, Carlos. Odysseus Editora, 2008.
Uma das mais famosas ideias científicas incorporadas ao repertório cotidiano de nossas frases é a de que, na Natureza, nada se cria, tudo se transforma. Mesmo que não tenha sido expressa de forma tão simplória, sua secular popularidade mostra bem como foram influentes as ideias de seu autor, o grande químico francês Antoine Laurent Lavoisier.
Apesar de ter vivido há mais de duzentos anos (de 1743 a 1794), Lavoisier é até hoje uma presença decisiva na nossa concepção de mundo. Seu foco nas leis da transformação foi quase profético, pois a mais contemporânea concepção científica afirma com vigor que o aspecto mais fundamental da Natureza é a transformação.
Palavras-chave: Ciência. História da ciência. História da química. Lavoisier.

  • Ligações Químicas: uma abordagem centrada no cotidiano
capa do livro Ligações Químicas: uma abordagem centrada no cotidiano
FERREIRA, Maira. UFRGS, 1998.
Material produzido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de Química, Área de Educação Química em conjunto com os professores da rede pública do estado do RS. Em "Ligações Químicas", é apresentado um estudo de modelos de ligação química com explicações por meio das propriedades das substâncias, com atividades experimentais.
Palavras-chave: Ligações químicas. Ensino de química. Atividades práticas. Tipos de ligações.
ícone para baixar texto em pdf.Baixe o livro em pdf

  • Neoquímica
Capa do livro Neoquímica
HALL, Nina. Editora: Bookman, 2004.
Obra que oferece amplo enfoque dos desenvolvimentos revolucionários que vêm ocorrendo ao longo dos últimos 30 anos nas diversas áreas da Química. É um texto precioso para suplementação e aprofundamento de tópicos normalmente abordados nos cursos universitários citados e fonte única, em língua portuguesa, para profissionais que necessitem uma atualização sobre o que ocorreu de mais relevante na Química ao longo das últimas décadas, bem como das notáveis consequências socioeconômicas.
Palavras-chave: Ensino de Química. História da Química.



  • O Pluralismo Coerente da Química Moderna
capa do livro O Pluralismo Coerente da Química Moderna
BACHELARD, Gaston. Editora Contraponto, 2009.
Bachelard começa ressaltando a diversidade dos fenômenos químicos, para em seguida mostrar como pouco a pouco se estabelece ordem nas observações. As classificações se tornam cada vez mais racionais: “Introduz-se sempre mais pensamento na experiência, sempre mais luz racional no empirismo.” Nisso, Mendeleev é a principal referência: “Se os Lavoisier e os Dalton ajudaram a distinguir os elementos químicos, destacando suas características qualitativas e ponderais singulares, Mendeleev entreviu uma doutrina geral das qualidades particulares e preparou a harmonia das substâncias.”
Palavras-chave: Epistemologia. História da ciência. Química.


  • O que é mídia-educação
capa do livro O que é mídia-educação
BELLONI, Maria Luiza. Autores Associados, 2005.
Coletânea de textos baseados em pesquisas sobre duas vertentes do tema mídia-educação: de um lado, os públicos jovens, as formas como as novas gerações se apropriam das técnicas de informação e comunicação, de outro lado, os modos como a instituição escolar e especialmente os professores vão se apropriando destes instrumentos e os integrando (ou não) ao cotidiano da escola.
Palavras-chave: Tecnologias na educação. Mídias na educação. Recursos didáticos.




  • O que Einstein disse a seu cozinheiro: A ciência na cozinha
capa do livro O que Einstein disse a seu cozinheiro: A ciência na cozinha
WOLKE, Robert L. Editora Jorge Zahar, 2003.
Você sabia que nem todo álcool evapora quando se cozinha com cerveja ou vinho? Por que nada gruda em uma frigideira antiaderente? O que faz as gorduras ficarem rançosas? Em mais de 100 perguntas e respostas que podem ser consultadas independentemente, esse livro explica "pão-pão queijo-queijo" a ciência da cozinha.
Palavras-chave: Química. Química na culinária. Processos químicos. Composição dos alimentos.




  • Os Botões de Napoleão: As 17 moĺéculas que mudaram a história
Capa do livro Os Botões de Napoleão: As 17 moĺéculas que mudaram a história
BURRESON, Jay; LE COUTEUR, Penny M. Editora Jorge Zahar, 2006.
Será que podemos explicar o fracasso da campanha de Napoleão na Rússia, em 1812, por algo tão insignificante quanto um botão? Com estilo cativante, temperado por diversas histórias curiosas, os autores fazem uma fascinante análise de 17 grupos de moléculas que influenciaram a história mundial e produziram grandes feitos e avanços.
Palavras-chave: Química geral. Experiências químicas. Moléculas.




  • Poluição do Ar
capa do livro Poluição do Ar
DEL PINO, José Claudio; KRÜGER, Verno, FERREIRA, Maira. UFRGS.
Material produzido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de Química, Área de Educação Química em conjunto com os professores da rede pública do estado do RS. Em "Poluição do Ar", são desenvolvidos conteúdos de química orgânica a partir de reportagens de jornais comuns nas grandes cidades.
Palavras-chave: Poluição. Ensino de química. Substâncias químicas. Funções químicas. Cinética química.
ícone para baixar texto em pdf.Baixe o livro em pdf

  • Química Ambiental
Capa do livro
BRAIRD, C. Editora: Bookman, 2002.
A química e o meio ambiente, do ponto de vista do químico. Escrito para alunos de química geral, o texto de Colin Baird combina a cobertura de temas atuais, como o efeito estufa, a camada de ozônio e o uso de pesticidas, com a atitude pró-resolução de problemas, além de entrevistas com cientistas de destaque, para retratar o enfrentamento das sérias questões ambientais da atualidade. Esta edição oferece um capítulo específico sobre o gerenciamento de resíduos, uma abordagem ampliada da toxicologia elementar, dos combustíveis alternativos e da disposição do lixo, e novas informações sobre tópicos muito importantes: o uso da energia, a toxicologia, os estrogênios ambientais, os lençóis subterrâneos, a purificação de águas residuais e a disposição perigosa do lixo. Além disso, o texto oferece quadros de Análise Instrumental Ambiental, listas de sites interessantes e uma grande quantidade de problemas com diferentes graus de dificuldade.
Palavras-chave: Ensino de Química. Química Ambiental.

  • Química Geral 1 e 2
Capa do livroRUSSEL, J. B. Editora: Mc Graw-Hill do Brasil, 1981.
O texto abrange as áreas da química com comentários adicionais mantendo a atenção do estudante e o interesse do profissional da área, visto que traz inúmeras aplicações para a indústria. O autor descreve os conceitos usando uma linguagem simples e diferente e apresentando-os de um ponto de vista alternativo. Visando facilitar o aprendizado, o texto oferece no final de cada capítulo, resumos e problemas, comentários adicionais, glossário de termos, exemplos e problemas paralelos, além da revisão dos conteúdos dentro dos capítulos.
Palavras-chave: Ensino de Química. Química Geral.




  • Química e energia: transformando moléculas em desenvolvimento
capa do livro Química e energia: transformando moléculas em desenvolvimento
MOTA, Claudio J. A.; ROSENBACH JR., Nilton; PINTO, Bianca Peres. SBQ, 2010.
Este livro pertence à "Coleção Química no Cotidiano" produzido pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ) como parte do Projeto Comemorativo da SBQ pelo Ano Internacional da Química-2011 (AIQ-2011). O livro procura revelar como as questões química e energética estão totalmente entrelaçadas, trata dos biocombustíveis, pilhas, energia nuclear, hidrogênio.
Palavras-chave: Energia. Biocombustíveis. Pilhas. Energia nuclear. Hidrogênio.
ícone para baixar texto em pdf.Baixe o livro em pdf

  • Química na Saúde
capa do livro Química na Saúde
LIMA, Lídia Moreira; FRAGA, Carlos Alberto Manssour; BARREIRO, Eliezer J. SBQ, 2010.
Este livro pertence à "Coleção Química no Cotidiano" produzido pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ) como parte do Projeto Comemorativo da SBQ pelo Ano Internacional da Química-2011 (AIQ-2011). O livro aborda o tema saúde através da química, desde a fecundação do óvulo pelo espermatozóide aos fármacos de última geração usados no tratamento de doenças e, em muito, responsáveis pelo aumento da longevidade de homens e mulheres.
Palavras-chave: Química orgânica. Bioquímica, farmacologia, medicamentos.
ícone para baixar texto em pdf.Baixe o livro em pdf
  • Química na Siderurgia
capa do livro Química na Siderurgia
ROMEIRO, Solange Bianco Borges. UFRGS, 1997.
Material produzido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de Química, Área de Educação Química em conjunto com os professores da rede pública do estado do RS. Em "Química na Siderurgia", são desenvolvidos conteúdos de química por meio da análise dos processos de produção industrial.
Palavras-chave: siderurgia, misturas, soluções, ligações químicas, funções inorgânicas, ensino de química.
ícone para baixar texto em pdf.Baixe o livro em pdf

  • Química, Saúde & Medicamentos
capa do livro Química, Saúde & Medicamentos
VIEIRA, Lúcio. UFRGS, 1996.
Material produzido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de Química, Área de Educação Química em conjunto com os professores da rede pública do estado do RS. Em "Química, Saúde & Medicamentos", são desenvolvidos conteúdos de química orgânica a partir do estudo de substâncias presentes em medicamentos.
Palavras-chave: Medicamentos, ensino de química, substâncias química, saúde, química orgânica.
ícone para baixar texto em pdf.Baixe o livro em pdf

  • Química Verde no Brasil 2010-2030
Capa do livro Química Verde
Centro de Gestão e Estudos Estratégicos. Brasília, 2010.
Traz um amplo estudo dos principais temas correlacionados com a Química Verde, tendo como foco, a experiência nacional nesta área; bem como, as potencialidades da nossa biodiversidade e a estreita cooperação com a indústria nacional para compor uma proposta de desenvolvimento da química verde no Brasil.
Palavras-chave: Sustentabilidade. Química verde no Brasil.
ícone para baixar texto em pdf.Baixe o livro em pdf

  • Radioatividade
capa do livro Radioatividade
DEICHLER, Marcelo L.; CALVETE, Marcos Henrique Hahn; SALGADO, Tânia D. Miskinis (Coor.). UFRGS.
Material produzido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de Química, Área de Educação Química em conjunto com os professores da rede pública do estado do RS. Em "Radioatividade", são desenvolvidos conceitos sobre a radioatividade a partir de suas aplicações e dos acidentes ocorridos no Brasil e no mundo.
Palavras-chave: Radioatividade. Ensino de Química. Estrutura da matéria. Acidentes radioativos.
ícone para baixar texto em pdf.Baixe o livro em pdf

  • Segurança no Laboratório
capa do livro Segurança no Laboratório
DEL PINO, José Claudio; KRÜGER, Verno. UFRGS.
Material produzido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de Química, Área de Educação Química em conjunto com os professores da rede pública do estado do RS. Em "Segurança no Laboratório", são apresentadas sugestões de como manusear produtos químicos, materias de vidro e equipamentos, além de instruções de segurança no laboratório.
Palavras-chave: Laboratório. Segurança no laboratório. Ensino de Química.
ícone para baixar texto em pdf.Baixe o livro em pdf

  • Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino
capa do livro Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino
PEDUZZI, Luiz O. Q.; MARTINS, André F. P.; FERREIRA, Juliana M. H. (Org.). Editora, EDUFRN 2012.
Material produzido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Esta publicação reúne trabalhos dos participantes do projeto Casadinho UFSC-UFRN e de reconhecidos profissionais, como  a contribuição de historiadores, filósofos da ciência e educadores interessados no uso da História e da Filosofia da Ciência no Ensino.
Palavras-chave: Ensino de Ciências. História da Ciência.
ícone para baixar texto em pdf.Baixe o livro em pdf
  • Temas de Ensino e Formação de Professores de Ciências
capa do livro Temas de Ensino e Formação de Professores de Ciências
SILVA, G. L.; MOHR, Adriana; ARAÚJO, Mognólia F. de A. (Org.) - Natal, RN : EDUFRN, 2012.
Material produzido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Esta publicação reúne trabalhos dos participantes do projeto Casadinho UFSC-UFRN e de reconhecidos profissionais que discutem a temática formação de professores da área de Ciências.
Palavras-chave: Ensino de Ciências. Formação de professores de Ciências.
ícone para baixar texto em pdf.Baixe o livro em pdf

  • Trabalhando a Química dos Sabões e Detergentes
capa do livro Trabalhando a Química dos Sabões e Detergentes
ZAGO NETO, Odone Gino; DEL PINO, José Claudio. UFRGS.
Material produzido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de Química, Área de Educação Química em conjunto com os professores da rede pública do estado do RS. Em "Sabões e Detergentes", são desenvolvidos conceitos que elucidam os fenômenos que ocorrem na produção e na ação dos sabões e dos detergentes.
Palavras-chave: Sabões. Detergentes. Ensino de Química, Química orgânica.
ícone para baixar texto em pdf.Baixe o livro em pdf
  • Trajetória complexa: aspectos científicos e educacionais do abuso de drogas
capa do livro Trajetória complexa: aspectos científicos e educacionais do abuso de drogas
RETONDO, Carolina Godinho. Editora Atomo, 2009.
Este livro mostra que as drogas de abuso estão presentes em todos os meios sociais, constituindo um grave problema que precisa ser compreendido e discutido por diversos membros da sociedade. Desta maneira, as questões polêmicas que são levantadas na história poderão gerar debates e reflexões tanto na escola, quanto fora dela.
Traz a história, narrada na forma de um diário, de um adolescente que está internado numa clínica especializada tentando se livrar do vício das drogas.
No desenrolar da história, são abordados aspectos culturais, educacionais, científicos e, outros assuntos como a transição da adolescência para a idade adulta, os relacionamentos afetivos e a convivência familiar.
Palavras-chave: Química. Entorpecentes. Uso de drogas. Drogadição. Tratamento ao usuário de drogas.
  • Tratado Elementar de Química
capa do livro Tratado Elementar de Química
LAVOISIER, Antoine-Laurent. Editora Madras, 2007.
Tratado Elementar de Química não apenas apresenta as nomenclaturas capazes de contribuir para a compreensão dessa ciência como também percorre seus fundamentos a partir de sua linguagem química. O livro é dividido em três partes: a primeira trata do raciocínio que deve ser desenvolvido para evitar equívocos; a segunda apresenta um resumo conciso de resultados extraídos de diferentes obras; e a terceira faz uma descrição detalhada de todas as operações relativas à Química Moderna.
Palavras-chave: Lavoisier. História da Química. Elementos químicos.
Recomendar esta página via e-mail: