Relato de Experiência - Prof.: Regiane Cristina Mareze Sipioni Castione
Relato de Experiência Disciplina: Química – 1º Ano - EMTítulo do trabalho: Chuva Ácida
Nome da professora: Regiane Cristina Mareze Sipioni Castione
Estabelecimento de Ensino/Cidade: Colégio Estadual Professor Flávio Warken – EFMP - Foz do Iguaçu/PR.
Objetivos
Conscientizar a população de que a emissão de gases poluentes (que geram a chuva ácida), se não for evitada, futuramente a produção agrícola mundial estará comprometida. Através de um experimento, fazer a demonstração das consequências da chuva ácida, que são fatais às plantas e ao solo. Fazer o mesmo experimento em uma área agrícola para aproximar a teoria da realidade. Interrelacionar disciplinas (biologia, química, geografia, agricultura, solos climatologia e outras que seguirão nos conteúdos a serem estudados nos próximos anos) ligadas ao conteúdo estudado em sala de aula com o experimento.
Procedimento
Construímos um terrário, como mostra a imagem abaixo (pedimos ajuda para o professor de biologia) e utilizamos: pedra, areia, terra, carvão e um pouco de água, tudo dimensionado de acordo com o recipiente, o professor de matemática contribuiu nesta etapa. Colocamos algumas mudas de plantas, de preferência as de crescimento rápido (tipo hortaliças, utilizamos alface no terrário e no solo uma hortaliça que tínhamos na escola).Tampamos o terrário com um plástico e deixamos a planta se desenvolver.
Após 30/40 dias abrimos o terrário, retiramos uma amostra do solo e medimos o pH com um pHmetro. Pegamos uma colher velha e colocamos enxofre em pó, acendemos o palito de fósforo, e imediatamente iniciamos a combustão do enxofre. Tampamos o terrário e observamos (veja as imagens obtidas). No dia seguinte, observamos o efeito da reação na planta. Retiramos uma segunda amostra de solo e medir o pH.
Repetimos o experimento utilizando agora o canteiro da horta. Medimos o tamanho do canteiro e o número de plantas adultas na fase de colheita. Queimamos o enxofre e cobrimos o canteiro com lona preta, no dia seguinte observamos o resultado.
Sugestão
Como alternativas para o experimento sugerimos a realização deste em garrafa PET de 2L ou 3L, ou então no próprio solo. Se não tiver pH de bancada, pode ser utilizado de campo(portátil) ou fitas indicadoras de pH ou kit de piscina. E se ainda não conseguir utilize extrato de repolho roxo ou fenolftaleína ou outro indicador que tenha disponível na escola.
Reação envolvida no experimento e que formam a chuva ácida:
S + O2 → SO2
SO2 + H2O → H2SO3
2H2SO3 + O2 → H2SO4
Resultados
Discutimos com os alunos os conceitos ácidos/bases, fizemos a equação global da reação. Relacionamos as questões ambientais. Exploramos os conteúdos do processo de acidificação no solo e relacionamos com a agricultura e a necessidade da correção da acidez do solo. Conseguimos realizar para este experimento uma análise completa do solo e comparamos os resultados antes e depois. Esta análise foi enviada para um laboratório de solos, através da Secretaria Municipal agricultura da cidade.
Resultados da análise de solo
Antes da chuva | Após a chuva |
pH = 6,9 | pH = 6,4 |
H+ + Al+3= 2,19 | H+ + Al+3 = 2,74 |
Al +3 = 0,00 | Al +3 = 0,2 |
Ca+2 + Mg+2 = 11,8 | Ca+2 + Mg+2 = 7,4 |
Ca+2 = 8,5 | Ca+2 = 5,2 |
M.O = 2,02 | M.O = 5,06 |
P = > 12 | P = > 12 |
K+ = 0,43 | K+ = 0,86 |
Discussão:
Houve aumento na acidez e no teor de AL+3 no solo (aumento da toxidez).
Diminuição dos teores de Cálcio e Magnésio, e aumento do teor de Potássio.
Estes dados são de uma análise de solo antes e depois da chuva ácida.
Dá para analisar os efeitos sobre as plantas da chuva ácida também.
Referências
Química Ambiental. Disponível em: <http://www.usp.br/qambiental/chuva_acidaExperimento.html>
Ponto Ciência. Disponível em: <http://www.pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=138>
Revista Química Nova na Escola. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc21/v21a09.pdf>