HAI - Nanotecnologia - Recursos
Os documentos norteadores do Ensino Médio trazem em seus textos orientações quanto à necessidade de os alunos se apropriarem de conhecimentos científicos e tecnológicos contemporâneos. Tal destaque nos documentos legais visa propiciar aos alunos do Ensino Médio condições para que eles compreendam como o desenvolvimentos da ciência e da tecnologia impactam em sua vida, em suas distintas dimensões.Estudar os conceitos científicos e tecnológicos contemporâneos, entendidos como um processo histórico de transformação da sociedade e da cultura pode propiciar aos estudantes condições para que eles se pronunciem argumentativamente a respeito do papel de tais conhecimentos sobre os indivíduos, sobre a sociedade e sobre a natureza, sendo os sujeitos humanos constituintes dela. Esse direcionamento se faz presente nos documentos nacionais, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Resolução n. 2/2012 CNE/CEB), assim como nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica de Química (DCE-Química, 2008).
Em relação à Nanotecnologia e a produção de materiais e tecnologias com dimensões localizadas na porção nanométrica da matéria, ela constitui um campo interdisciplinar entre a química e a física, conhecido com Nanociência. Os conhecimentos produzidos nessa área, já implicam, como aponta BASSOTTO (2011), em uma mudança significativa na vida cotidiana das pessoas, nos meios de produção e no futuro da humanidade.
Neste espaço, estão disponíveis recursos didáticos e de informação sobre o tema.
Áudio |
Imagens |
Links Interessantes |
Simuladores |
||
Sugestões de Leituras |
Vídeos |
Áudio
- Como se faz um medicamento Inteligente?
- Dessalinização de água
- Inimigos da Humanidade no Desenvolvimento da Tecnologia
- Inimigos da humanidade, aliados da ciênciaNanotecnologia
- Nanotecnologia 1
Imagens
Sugestões de Leitura
- Afinal, o que é Nanociência e Nanotecnologia? Uma Abordagem para o Ensino Médio
- A moralidade da nanotecnologia
- A nanotecnologia das moléculas
- A Nova Convergência da Ciência e da Tecnologia
- Cartilha sobre Nanotecnologia
- Mobilização de linguagens e pensamentos necessários à compreensão de modelos de estruturas submicroscópicas
- Nanociência e Nanotecnologia como Temáticas para Discussão de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente
- Nanotecnologia: Desenvolvimento de Materiais Didáticos para uma Abordagem no Ensino Fundamental
- Nanotecnologia e Ensino de Química: Promovendo Educação Científica no Sertão do Pajeú
- Nanotecnologia: Desenvolvimento de Materiais Didáticos para uma Abordagem no Ensino Fundamental
- Nanotecnologia e o Meio Ambiente: perspectivas e riscos
- Nanotecnologia, um tema para o Ensino Médio utilizando-se a abordagem CTSA – síntese de nanopartículas magnéticas a partir de materiais de baixo custo
- Nanotecnologia, um tema para o ensino médio utilizando a abordagem CTSA
- Nanotecnologia: uma investigação fundamentada na educação pela pesquisa se refletindo na formação de professores e no ensino de química
- Química de (nano)materiais
Vídeos
- Como destruir o mundo com nanotecnologia
- Engajamento Público em Nanotecnologia
- Enxergando o Invisível
- Ética na Nanotecnologia
- Nanopartículas Fotoluminescentes
- Nanotecnologia - 100 maiores descobertas da química
- Nanotecnologia - aula tradicional
- Nanotecnologia - energia alternativa
- Nanotecnologia e Cosméticos - parte 1 de 2
- Nanotecnologia e Cosméticos - parte 2 de 2
- Nanotecnologia e Polímeros Híbridos
- Nanotecnologia Impactos na Saúde e no Meio Ambiente
- Nanotecnologia o futuro é agora
- Nanotecnologia: o que é isso?
- Nanotubos
- O Futuro da Nanotecnologia
- Por que se faz um medicamento Inteligente?