O processo das fermentações e os seus usos
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:Esta atividade se desenvolverá no laboratório de informática educativa (LIE). Serão utilizados computadores com acesso à internet, projetor data show, caderno para anotações, caneta e lápis. O professor deverá organizar a turma em 3 grupos.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Inicialmente, o professor deverá apresentar as figuras 10, 11 e 12 para os alunos com o auxílio de um projetor data show. Fazendo referência a atividade 1, o docente deverá perguntar aos aluno: Vocês sabem como esses alimentos são produzidos? Qual é a química da fermentação? Já pararam para pensar como é realizado este processo? E em seguida, convidá-los a conhecer mais sobre cada um desses processos. O professor deverá comentar que as próximas duas atividades envolverão a Fermentação e a sua influência na produção dos alimentos como os apresentados nas imagens.
Figura 10: Pão
Fonte: http://come-se.blogspot.com.br/2007/07/po-com-fermentao-natural.html (acessado em 04/11/12).
Figura 11: Cerveja
Fonte: http://biobiodoalcool.blogspot.com.br/2011/01/bebidas-alcoolicas-fermentadas.html (acessado em 04/11/12).
Figura 11: Iogurte
Fonte:www.mercafacil.com.br/blog/iogurte-natural-de-baixa-gordura-feito-em-casa/ (acessado em 04/11/12).
Após a conversa introdutória, o professor deverá propor aos alunos conhecerem a origem, definição, o uso e os fundamentos de cada um dos processos de fermentação. Os alunos irão pesquisar e preparar um seminário onde deverão apresentar as reações químicas e os mecanismos químicos envolvidos nos processos. Cada equipe ficará com um tema que o professor indicará posteriormente. A série de seminários será chamada na rede social da turma como “O processo das fermentações e os seus usos”.
Instruções sobre o Seminário:
- Deverá ser marcado um dia e o tempo máximo para as apresentações dos seminários;
- O seminário deve conter introdução ao tema, desenvolvimento e conclusão.
- A exposição temática será através da elaboração de slides e uso do projetor data show;
- Os alunos deverão contextualizar o tema expondo os conceitos, processos e exemplos, inclusive mostrando a reação química (reagentes e produtos);
- Ao final das apresentações os grupos devem fornecer a bibliografia utilizada e o professor deverá levantar uma problemática entre os alunos com a seguinte pergunta: “Fermentação e respiração anaeróbia são os mesmos processos? Justifiquem” (Proposta de discussão baseada no livro Biologia, Volume único – 2ª Edição, Armênio Uzunian e Ernesto Birner, Editora Harbra).
- Após a discussão do tema proposto, deverá ser disponibilizado um tempo para perguntas da plateia e do professor.
Temas e sites para a pesquisa:
- Equipe 1: Fermentação láctica
Fermentação
http://www.infoescola.com/biologia/fermentacao/
Fermentação
http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/fermentacao.htm
Fermentação
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fermentacao/fermentacao.php
Fermentação Lática
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/bioquimica/bioquimica4.php
Fermentação Lática
http://catarina-biogeo.blogspot.com.br/2009/05/fermentacao-lactica.html
* Todos os sites tiveram acesso em 04/dezembro/2012.
- Equipe 2: Fermentação acética:
Fermentação
http://www.infoescola.com/biologia/fermentacao/
Fermentação acéticahttp://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fermentacao/fermentacao-acetica.php
Sistema de Produção de Vinagre
* Todos os sites tiveram acesso em 04/dezembro/2012.
- Equipe 3: Fermentação alcoólica
Fermentação
http://www.infoescola.com/biologia/fermentacao/
Fermentação
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/bioquimica/bioquimica3.php
Fermentação
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fermentacao/fermentacao.php
A fermentação alcoólica e o vinhohttp://www.vestibulandoweb.com.br/biologia/teoria/fermentacao-alcoolica-vinho.asp
Sistema de Produção de Vinho Tinto
Fermentação Alcoólica
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/alcoolismo/fermentacao-alcoolica.php
* Todos os sites tiveram acesso em 04/dezembro/2012.
MOMENTO DO ALUNO:
Neste momento, os alunos irão desenvolver a atividade proposta.
DISCUSSÃO:
Após as apresentações dos seminários, o professor deverá propor uma discussão entre os alunos, a partir dos seguintes questionamentos: O músculo humano realiza fermentação? Qual? Como ocorre esse processo? Espera-se que os alunos lembrem que parte da energia necessária para a contração muscular durante um esforço muscular intenso é obtida por um tipo de fermentação, um mecanismo de “queima” de alimento sem utilização de gás oxigênio. Então, as células ao mesmo tempo em que estão respirando, também estão realizando fermentação láctica para obter uma energia maior (Discussão baseada no livro Biologia, Volume único – 2ºEdição, Armênio Uzunian e Ernesto Birner, Editora Harbra).
SISTEMATIZAÇÃO:
Neste momento, o professor deverá formalizar o conteúdo abordado. Para isso eles deverá escrever no quadro as tabelas abaixo, e junto com os alunos preenchê-la. A cada lacuna preenchida, o professor deverá revisar o assunto com os alunos.
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Processo químico envolvido / Reação química |
Exemplos |
Fermentação láctica |
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Iogurtes, Coalhadas |
Fermentação acética |
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Fermentação alcoólica |
Glicose -> 2 ácido pirúvico -> 2 CO2 + 2 etanol + 2 ATP |
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Diferença das fermentações |
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Fermentação láctica |
Fermentação alcoólica |
Fermentação acética |
Produto final é ácido lático
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Formação do ácido acético |
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Fermentação é realizada por fungos |
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Fonte: Criação do autor.
Essa atividade foi extraída da aula A fermentação e sua importância na produção de alimentos da professora Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares e colaboradores - Fortaleza - CE Universidade Federal do CE. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.