Hora de fazer - bebida típica nordestina Aluá
INSTRUÇÕES INICIAIS Esta atividade se desenvolverá no laboratório de informática educativa (LIE), como também na sala de aula. Serão utilizados computadores com acesso à internet, projetor data show, caderno para anotações, caneta, lápis e os materiais necessários para a realização dos experimentos. O professor deverá organizar a turma em 4 grupos.
3.1 Introdução
Inicialmente, o professor deverá conversar com os alunos sobre o Aluá:
- Vocês já ouviram falar na bebida tipicamente nordestina denominada Aluá?
- Como ela é feita? Quais os ingredientes?
- Como eles reagem?
Após esse momento inicial, o professor deverá apresentar no projetor data show o texto Aluá, disponível no site: http://povodoaxe.blogspot.com.br/2009/07/alua.html (acessado em 04/12/12).
Em seguida, ele deverá apresentar a imagem abaixo:
Figura 13: Sanduíche com picles.
Fonte: http://economia.uol.com.br/album/2012/07/31/veja-os-lanches-em-promocao-nas-redes-de-fast-food.jhtm (acessado em 04/12/12).
Os seguintes questionamentos deverão ser propostos aos alunos: “Vocês já comeram os famosos sanduíches da Mc’Donalds? Já perceberam que entre as verduras dos sanduíches existe uma que se destaca por conta do sabor azedinho? Essa verdura é conhecida como Picles. Mas, vocês sabem o que realmente ela é? Como é feita?”.
O docente deverá explicar que os Picles são pepinos que passam por um processo de fermentação com vinagre e comentar ainda que existem outros tipos de picles feitos com diferentes vegetais em conserva.
Após esse momento, o docente deverá propor aos alunos a realização de alguns experimentos apetitosos, sobre o que foi aprendido nas atividades anteriores e que envolverão também a bebida Aluá e o Picles: “Que tal produzirmos pão, vinho, queijo, aluá e picles para observarmos a fermentação em ação e apreciar o sabor que produz nos alimentos?”.
O professor deverá colocar um experimento por equipe, como sugere-se abaixo:
- Equipe 1: Produção do Picles
Picles
http://pt.wikipedia.org/wiki/Picles
Picles caseiro
http://tudogostoso.uol.com.br/receita/3403-picles-caseiro.html
- Equipe 2: Produção do Pão
Receitas de Pão | Como Fazer Pão
http://www.criarfazergratis.com/receitas-de-como-fazer-pao/
Química do pão
http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/quimica-pao.htm
- Equipe 3: Produção do vinho
Enólogo da Embrapa ensina receita caseira para produção de vinho
Como é feito vinho
https://www.youtube.com/watch?v=kGY3KG3EdfE
- Equipe 4: Produção do Aluá
Aprenda a fazer um aluá, bebida típica das festas juninas
Receita de Aluá de Abacaxi
http://receitasnarede.com/receita/alua-de-abacaxi
* Todos os sites tiveram acesso em 04/dezembro/2012.
-Instruções sobre os experimentos
- Os experimentos deverão ser feitos de acordo com as instruções dos sites sugeridos;
- As equipes deverão realizar os experimentos em casa (extrassala) no período de 15 dias, o passo a passo do experimento deverá ser fotografado;
- Os alunos deverão organizar as fotos, como também as informações sobre as reações envolvidas no experimento, para posterior apresentação aos colegas;
- Cada grupo criará um álbum no Facebook onde postará as fotos em sequência com as explicações do processo;
- Deverá ser marcado um dia para as equipes apresentarem seus dados e conclusões sobre a produção do alimento;
- As equipes deverão trazer o pão, o picles, o vinho, o queijo e o aluá produzido para todos os colegas e o professor degustarem no dia da apresentação.
Logo em seguida, o professor deverá levantar uma discussão entre os alunos com a seguinte pergunta: “Qual o motivo da presença de bolhas gasosas na cerveja?”. Com essa pergunta os alunos deverão lembrar que na fermentação alcoólica há produção de gás carbônico, responsável pela produção das bolhas. Nas outras bebidas também produzidas pela fermentação alcoólica, como o vinho e a cachaça, não há formação de bolhas, pois o CO2 já se desprendeu totalmente (Discussão baseada no livro Biologia, Volume único – 2ª Edição, Armênio Uzunian e Ernesto Birner, Editora Harbra).
Sugere-se um período de 15 dias para a pesquisa, preparo e produção dos produtos. Após este prazo, deverá ser compartilhado na sala de aula o resultado e conclusões dos grupos. A produção destes alimentos pode se repetir durante a semana cultural ou de ciências da escola para os alunos apresentarem aos colegas das outras séries o processo interessante da fermentação!
Recursos Complementares
Sugestões de links para alunos:
Uma levedura muito amiga
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16748
Microrganismos e a fermentação
http://www.slideshare.net/ilopes1969/microrganismos-e-fermentao#btnNext
Sugestões de links para professores:
Fermentação Láctica - Prof. Dorival Filhohttp://www.youtube.com/watch?v=eTbRJjIZOIQ
Links que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
Notícia:
“Professor deve usar plano de aula como guia, permanecendo atento aos imprevistos”
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=130
* Todos os sites tiveram acesso em 20/novembro/2012.
Esta atividade foi adaptada da aula A fermentação e sua importância na produção de alimentos da professora Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares e colaboradores - Fortaleza - CE Universidade Federal do CE. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.