Disciplina - Química

O que são esses aditivos alimentares?

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Para a realização desta atividade será necessário caderno, lápis ou caneta, computador com acesso a internet e um projetor data show.

O professor deverá acordar com os alunos algumas regras, como:

- Divisão da turma em dez grupos;

- Dedicação e concentração nos momentos de pesquisa;

- Atenção durante a apresentação dos colegas;

- Participação de todos no blog, gerando troca de ideias e compartilhando opinião.

ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO SOFTWARE:

Aí tem Química! Conservação de Alimentos: Aditivos e embalagens,é o vídeo utilizado nesta atividade. Está disponível para livre acesso no Portal do Professor no link: <http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/13899/video.html?sequence=5>

Aí tem química! - Conservação de alimentos - Aditivos e embalagens 


O recurso possui duração de dez minutos e traz informações e exemplos sobre os aditivos alimentares. Para a visualização do objeto educacional é necessário que o computador possua o programa Media Player Classic ou RealPlayer.

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Inicialmente, o professor deverá fazer duas perguntas aos alunos:

- Qual a importância em armazenar alimentos?

- Vocês conhecem algum modo de fazer os alimentos durarem mais tempo?

As respostas dos alunos deverão ser registradas na lousa. O professor deverá observar no conjunto de respostas apresentadas qual o tempo máximo de conservação do alimento fornecido pelas técnicas apresentadas pelos alunos e chamar a atenção para este fato. Em seguida, o docente convidará os mesmos a assistirem ao vídeo Aí tem Química! Conservação de Alimentos: Aditivos e embalagens. Após a exibição do vídeo, o docente deverá questionar os alunos se eles conhecem outros tipos de aditivos químicos e a função de cada um deles. Dessa maneira, instigará os discentes ao conhecimento e compreensão das substâncias encontradas nos alimentos consumidos.

Em seguida, o professor deverá dividir a turma em 10 (dez) equipes que trabalharão em grupo até a conclusão desta aula. Nesta atividade, cada equipe terá que pesquisar sobre um tipo de aditivo químico, determinado pelo professor. A pesquisa buscará informações sobre os aditivos alimentares que respondam as seguintes perguntas:

- Qual é a função desse aditivo?

- Que substâncias são classificadas como esse tipo de aditivo e quais as fórmulas químicas?

- Que símbolo(s) podem ser encontrados nas embalagens dos alimentos identificando a presença destes aditivos?

A seguir, estão os aditivos a serem pesquisados:

1) Acidulantes

Acidulantes: http://www.infoescola.com/compostos-quimicos/acidulantes/

Dossiê Acidulantes: http://www.revista-fi.com/materias/196.pdf

2) Antioxidantes

Aditivos alimentares, conservadores e antioxidantes: http://agrocanp.wordpress.com/2011/10/26/aditivos-alimentares-conservadores-e-antioxidantes/

Como funcionam os antioxidantes: http://www.revista-fi.com/materias/83.pdf

3) Aromatizantes e Flavorizantes

Aromatizantes: http://www.infoescola.com/compostos-quimicos/aromatizantes/

Aromatizantes: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/aromatizantes/aromatizantes.php

Dossiê Aromas: http://www.revista-fi.com/materias/83.pdf

4) Conservantes

Para que servem os conservantes? http://alimentese.net/para-que-servem-os-conservantes/

Dossiê Conservantes: http://www.revista-fi.com/materias/186.pdf

5) Corantes

A química dos corantes: http://alquimistaspontocom.blogspot.com.br/2008/05/em-breve.html

Corantes: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAnnsAL/corantes

Dossiê Corantes:  http://www.revista-fi.com/materias/106.pdf

6) Edulcorantes

O que são edulcorantes: https://www.manualdaquimica.com/quimica-dos-alimentos/edulcorantes.htm

O que são edulcorantes? https://vivasaude.digisa.com.br/Edicoes/42/artigo44750-1.asp/

Dossiê Edulcorantes: http://www.revista-fi.com/materias/302.pdf

7) Estabilizantes

Estabilizantes: http://transparenciaalimentar.wordpress.com/lista-de-aditivos/estabilizantes/

Dossiê Estabilizantes: http://www.revista-fi.com/materias/145.pdf

Definição e função, tipos de estabilizantes: http://www.revista-fi.com/materias/145.pdf

8) Espessantes

Espessante alimentar: http://www.infopedia.pt/$espessante-alimentar

Corantes e Espessantes

Tópicos abordando os espessantes: http://corantesespessantes.blogspot.com.br/

Espessantes Alimentares: http://www.obagastronomia.com.br/espessantes-alimentares/

9) Umectantes

Umectantes: http://quibioeua.blogspot.com.br/2010/09/umectantes.html

Dossiê umectantes: http://www.univates.br/files/files/univates/workshop/Umectantes_e_Antiumectantes.pdf

10) Antiumectantes

Antiumectantes: http://transparenciaalimentar.wordpress.com/lista-de-aditivos/antiumectantes/

Antiumectantes: http://quibioeua.blogspot.com.br/2010/09/antiumectantes.html

Dossiê antiumectantes: https://pt.scribd.com/doc/86897618/ANTIUMECTANTES

*Todos os sites tiveram acesso em 23/janeiro/2013.

Sugere-se que os alunos registrem os dados que julgarem interessantes e pertinentes no caderno. Ao finalizar a pesquisa, cada equipe deverá organizar as informações coletadas e fazer um infográfico (gráfico de informações).

Para isto, um dos alunos da equipe deverá se registrar no software de acesso on-linePickto Chart” para ajudar na produção do infográfico. Nos recursos complementares desta aula encontra-se o site para a criação do mesmo. 

Cada equipe deverá fazer o download do seu infográfico para apresentá-lo ao restante da turma com o auxílio de um projetor data show. 

O infográfico de cada equipe, e as respectivas legendas deverão ser postado no Blog da turma que será criado na Atividade 2.

MOMENTO DO ALUNO:

Este será o momento em que as equipes buscarão desenvolver a atividade proposta.

DISCUSSÃO:

Após as apresentações, o professor deverá iniciar uma discussão entre os alunos da seguinte maneira:

- Um mesmo alimento pode conter mais de um tipo de aditivo químico? (Pedir para o aluno exemplificar apresentando os aditivos químicos presentes no alimento.)

- Quais aditivos são mais comumente encontrados nos alimentos que nós consumimos?

- Vocês acham que esses aditivos são sempre necessários?

(Hipótese 1: Se a resposta for sim, o aluno deverá justificar apresentando argumentos.

Hipótese 2: Se a resposta for não, o aluno deverá identificar o que pode substituir o aditivo, como por exemplo os corantes.)

SISTEMATIZAÇÃO:

Neste momento, o professor deverá formalizar o conteúdo abordado. Para isso, o docente deverá desenhar a Tabela 1 no quadro branco e junto com os alunos preencher os espaços vazios. Recomenda-se que a cada preenchimento feito pelos alunos, o professor revise o conteúdo com os alunos.

Tabela 1 – Sistematização da Atividade 1

 


Aditivos

Definição

Exemplo de aditivo

Acidulantes

 

 

Ácido cítrico

Ácido acético

 

Compostos que previnem a deterioração dos alimentos por mecanismos oxidativos.

Vitamina C

  Betacaroteno

 

 

Compostos naturais (origem animal ou vegetal) ou artificiais (sintéticos) que dão cheiro e sabor característico aos produtos comestíveis.

 

Conservantes

 

 

 Sal – Vinagre -

Nitrito de sódio

Nitrato de sódio

Corantes

 

 

 

Edulcorantes

 

 

Aspartame

Sucralose

Estabilizantes

 

Favorecem e mantêm as características físicas de emulsões e suspensões, evitando que fases dispersas no produto se separem ou se desestabilizem.

 

 

É uma macromolécula que se dissolve ou dispersa facilmente na água provocando um grande aumento da viscosidade e produzindo deste modo em efeito gelificante.

 

Umectantes

 

 

 

 

Antiumectantes

 

 

 

MgCO3

Sorbitol

Fonte: Criação do autor
Esta atividade foi adaptada da aula Aditivos químicos X Saúde: O que podemos descobrir? da professora Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares e colaboradores - Fortaleza - CE, Universidade Federal do CE. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
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