O que são esses aditivos alimentares?
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:Para a realização desta atividade será necessário caderno, lápis ou caneta, computador com acesso a internet e um projetor data show.
O professor deverá acordar com os alunos algumas regras, como:
- Divisão da turma em dez grupos;
- Dedicação e concentração nos momentos de pesquisa;
- Atenção durante a apresentação dos colegas;
- Participação de todos no blog, gerando troca de ideias e compartilhando opinião.
ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO SOFTWARE:
Aí tem Química! Conservação de Alimentos: Aditivos e embalagens,é o vídeo utilizado nesta atividade. Está disponível para livre acesso no Portal do Professor no link: <http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/13899/video.html?sequence=5>
Aí tem química! - Conservação de alimentos - Aditivos e embalagens
O recurso possui duração de dez minutos e traz informações e exemplos sobre os aditivos alimentares. Para a visualização do objeto educacional é necessário que o computador possua o programa Media Player Classic ou RealPlayer.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Inicialmente, o professor deverá fazer duas perguntas aos alunos:
- Qual a importância em armazenar alimentos?
- Vocês conhecem algum modo de fazer os alimentos durarem mais tempo?
As respostas dos alunos deverão ser registradas na lousa. O professor deverá observar no conjunto de respostas apresentadas qual o tempo máximo de conservação do alimento fornecido pelas técnicas apresentadas pelos alunos e chamar a atenção para este fato. Em seguida, o docente convidará os mesmos a assistirem ao vídeo Aí tem Química! Conservação de Alimentos: Aditivos e embalagens. Após a exibição do vídeo, o docente deverá questionar os alunos se eles conhecem outros tipos de aditivos químicos e a função de cada um deles. Dessa maneira, instigará os discentes ao conhecimento e compreensão das substâncias encontradas nos alimentos consumidos.
Em seguida, o professor deverá dividir a turma em 10 (dez) equipes que trabalharão em grupo até a conclusão desta aula. Nesta atividade, cada equipe terá que pesquisar sobre um tipo de aditivo químico, determinado pelo professor. A pesquisa buscará informações sobre os aditivos alimentares que respondam as seguintes perguntas:
- Qual é a função desse aditivo?
- Que substâncias são classificadas como esse tipo de aditivo e quais as fórmulas químicas?
- Que símbolo(s) podem ser encontrados nas embalagens dos alimentos identificando a presença destes aditivos?
A seguir, estão os aditivos a serem pesquisados:
1) Acidulantes
Acidulantes: http://www.infoescola.com/compostos-quimicos/acidulantes/
Dossiê Acidulantes: http://www.revista-fi.com/materias/196.pdf
2) Antioxidantes
Aditivos alimentares, conservadores e antioxidantes: http://agrocanp.wordpress.com/2011/10/26/aditivos-alimentares-conservadores-e-antioxidantes/
Como funcionam os antioxidantes: http://www.revista-fi.com/materias/83.pdf
3) Aromatizantes e Flavorizantes
Aromatizantes: http://www.infoescola.com/compostos-quimicos/aromatizantes/
Aromatizantes: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/aromatizantes/aromatizantes.php
Dossiê Aromas: http://www.revista-fi.com/materias/83.pdf
4) Conservantes
Para que servem os conservantes? http://alimentese.net/para-que-servem-os-conservantes/
Dossiê Conservantes: http://www.revista-fi.com/materias/186.pdf
5) Corantes
A química dos corantes: http://alquimistaspontocom.blogspot.com.br/2008/05/em-breve.html
Corantes: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAnnsAL/corantes
Dossiê Corantes: http://www.revista-fi.com/materias/106.pdf
6) Edulcorantes
O que são edulcorantes: https://www.manualdaquimica.com/quimica-dos-alimentos/edulcorantes.htm
O que são edulcorantes? https://vivasaude.digisa.com.br/Edicoes/42/artigo44750-1.asp/
Dossiê Edulcorantes: http://www.revista-fi.com/materias/302.pdf
7) Estabilizantes
Estabilizantes: http://transparenciaalimentar.wordpress.com/lista-de-aditivos/estabilizantes/
Dossiê Estabilizantes: http://www.revista-fi.com/materias/145.pdf
Definição e função, tipos de estabilizantes: http://www.revista-fi.com/materias/145.pdf8) Espessantes
Espessante alimentar: http://www.infopedia.pt/$espessante-alimentar
Corantes e Espessantes
Tópicos abordando os espessantes: http://corantesespessantes.blogspot.com.br/
Espessantes Alimentares: http://www.obagastronomia.com.br/espessantes-alimentares/
9) Umectantes
Umectantes: http://quibioeua.blogspot.com.br/2010/09/umectantes.html
Dossiê umectantes: http://www.univates.br/files/files/univates/workshop/Umectantes_e_Antiumectantes.pdf
10) Antiumectantes
Antiumectantes: http://transparenciaalimentar.wordpress.com/lista-de-aditivos/antiumectantes/
Antiumectantes: http://quibioeua.blogspot.com.br/2010/09/antiumectantes.html
Dossiê antiumectantes: https://pt.scribd.com/doc/86897618/ANTIUMECTANTES
*Todos os sites tiveram acesso em 23/janeiro/2013.
Sugere-se que os alunos registrem os dados que julgarem interessantes e pertinentes no caderno. Ao finalizar a pesquisa, cada equipe deverá organizar as informações coletadas e fazer um infográfico (gráfico de informações).
Para isto, um dos alunos da equipe deverá se registrar no software de acesso on-line “Pickto Chart” para ajudar na produção do infográfico. Nos recursos complementares desta aula encontra-se o site para a criação do mesmo.
Cada equipe deverá fazer o download do seu infográfico para apresentá-lo ao restante da turma com o auxílio de um projetor data show.
O infográfico de cada equipe, e as respectivas legendas deverão ser postado no Blog da turma que será criado na Atividade 2.
MOMENTO DO ALUNO:
Este será o momento em que as equipes buscarão desenvolver a atividade proposta.
DISCUSSÃO:
Após as apresentações, o professor deverá iniciar uma discussão entre os alunos da seguinte maneira:
- Um mesmo alimento pode conter mais de um tipo de aditivo químico? (Pedir para o aluno exemplificar apresentando os aditivos químicos presentes no alimento.)
- Quais aditivos são mais comumente encontrados nos alimentos que nós consumimos?
- Vocês acham que esses aditivos são sempre necessários?
(Hipótese 1: Se a resposta for sim, o aluno deverá justificar apresentando argumentos.
Hipótese 2: Se a resposta for não, o aluno deverá identificar o que pode substituir o aditivo, como por exemplo os corantes.)
SISTEMATIZAÇÃO:
Neste momento, o professor deverá formalizar o conteúdo abordado. Para isso, o docente deverá desenhar a Tabela 1 no quadro branco e junto com os alunos preencher os espaços vazios. Recomenda-se que a cada preenchimento feito pelos alunos, o professor revise o conteúdo com os alunos.
Tabela 1 – Sistematização da Atividade 1
Aditivos |
Definição |
Exemplo de aditivo |
Acidulantes
|
|
|
|
Compostos que previnem a deterioração dos alimentos por mecanismos oxidativos. |
Vitamina C Betacaroteno |
|
Compostos naturais (origem animal ou vegetal) ou artificiais (sintéticos) que dão cheiro e sabor característico aos produtos comestíveis. |
|
Conservantes
|
|
Sal – Vinagre - Nitrito de sódio |
Corantes
|
|
|
Edulcorantes
|
|
Aspartame Sucralose |
Estabilizantes
|
Favorecem e mantêm as características físicas de emulsões e suspensões, evitando que fases dispersas no produto se separem ou se desestabilizem. |
|
|
É uma macromolécula que se dissolve ou dispersa facilmente na água provocando um grande aumento da viscosidade e produzindo deste modo em efeito gelificante. |
|
Umectantes |
|
|
Antiumectantes |
|
MgCO3 Sorbitol |
Esta atividade foi adaptada da aula Aditivos químicos X Saúde: O que podemos descobrir? da professora Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares e colaboradores - Fortaleza - CE, Universidade Federal do CE. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.