Disciplina - Química

As soluções no cotidiano

Esta atividade poderá ser desenvolvida no laboratório de informática da escola, na própria sala de aula, ou sala ambiente, caso elas disponham de data show.

Inicialmente, peça aos alunos que separem as bulas de remédios (trazidas de casa) e se organizem formando grupos com três componentes. Proponha questões que estimule os alunos a identificarem, na bula, os vários tipos de concentração de soluções existentes. A partir das discussões dos alunos, introduza a aula informando a eles que farão duas atividades de simulação no computador, analisando a preparação das soluções.

Desenvolvendo a aula: (20 a 25 min.)

Oriente os alunos para executarem no computador as simulações. A primeira sobre a preparação de soluções e a segunda sobre a farmácia em casa, ou reproduza essas atividades no seu computador com o uso de data show. 


Inicialmente, o aluno deverá desenvolver a tarefa proposta na simulação sobre preparação de soluções.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/895/imagens/Aul_out_1_1.jpg

É interessante que primeiras soluções preparadas estejam em concentrações diferentes das condições ideais para a resolução da situação.


Após essa etapa da simulação, mostre ao aluno as outras soluções que podem ser preparadas, nas diferentes concentrações, auxiliando-os quando necessário.


Sistematizando a aula: (20 min.)

Após a simulação, peça aos alunos que respondam as questões sugeridas a seguir para que eles possam relacionar as diferentes expressões de soluções em nosso cotidiano. Peça aos alunos que comparem os princípios ativos das bulas (trazidas de casa) com a segunda simulação e discutam a relação existente entre a ação esperada de um dado medicamento com as diferentes quantidades de concentração. Aborde, também, a importância das doses indicadas, do intervalo de dosagem e da duração total da utilização do medicamento.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/895/imagens/Aul_out_1_2.jpg


Proponha que cada grupo trabalhe com um caso específico, da segunda simulação, e verifique se os grupos estão compreendendo as questões solicitadas.


Para responder as perguntas, caso necessário, os alunos poderão refazer as simulações no computador.

  1. As soluções representam exemplos de processos químicos? Explique.
  2. O que são alvejantes?
  3. Como se prepara uma solução?
  4. Quais são as relações que as concentrações de soluções indicam?
  5. O que são soluções diluídas?
  6. O que são soluções concentradas?
  7. Quais as formas de expressar a concentração de soluções?
  8. Qual é a importância de se calcular a concentração de soluções em partes por milhão (ppm)?

Ao final da aula, o professor solicitará aos alunos que apresentem as suas respostas e após análise das mesmas, o professor concluirá com a turma as respostas mais adequadas, de acordo com as informações fornecidas nas atividades desenvolvidas. Caso não haja tempo, essa discussão ficará para o início da próxima aula.


Essa atividade foi extraída da aula "As soluções no cotidiano" do professor Wesley Pereira da Silva, de Brasília - DF. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.

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