Tem Química no Lixo - Análise de Imagens
Apresente as imagens apontadas a seguir na sequência que ilustra a trajetória de um alimento de origem vegetal, no caso o tomate, partindo de sua colheita até o descarte no lixo e sua destinação ao aterro sanitário (ou lixão), como resíduo orgânico, quando não é utilizado na alimentação humana ou na de outros animais.Apresentá-las aos alunos por meio de projeção utilizando o aparelho data show ou disponibilizá-las em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.
Imagem 1. Disponível em: http://maximoasinelli.files.wordpress.com/2011/03/031110tomate.jpg. Acessado em 14/05/2011.
Imagem 2. Disponível em: http://blig.ig.com.br/distaks/files/2009/11/tomate.jpg. Acessado em 14/05/2011
Imagem 3- Disponível em: http://www.informacaonutricional.net/nutricao/wp-content/uploads/2009/08/extrato-tomate.png. Acessado em 14/05/2011
Imagem 4- Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_HUTIOI2Pe40/TBLL7y7MJAI/AAAAAAAACC0/bS3YHW9DhO4/s1600/linguini_almodegas_tomate02.jpg. Acessado em 14/05/2011
Imagem 5- Disponível em:http://2.bp.blogspot.com/_6wzxeYtBl6A/TDdaNZL7coI/AAAAAAAACn8/t714L7PcBB8/s1600/tomate-podre.jpg. Acessado em 14/05/2011
Imagem 6- Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/imagem/reciclagem-inteligente-abre325x167.jpg. Acessado em 14/05/2011
Imagem 7- Disponível em: http://www.redeclaret.com.br/upload/noticiaImagens/4336g.jpg. Acessado em 14/05/2011
Imagem 8- Disponível em: http://www.jornaldelondrina.com.br/midia/tn_620_600_lixo_aterro_maringa_250709.jpg. Acessado em 14/05/2011.
O professor deverá orientar a observação das imagens que deverão ser exploradas tanto individualmente quanto no conjunto.
Na primeira imagem é necessário o reconhecimento do tomate como um alimento de origem orgânica, como parte de um ser vivo ou organismo. Já nas imagens 5 e 6, o tomate é considerado um resíduo orgânico, inadequado para a alimentação humana e passível de ser descartado.
Além das perguntas e dos comentários espontâneos feitos pelos alunos (que certamente ampliarão e enriquecerão a discussão), para cada imagem o professor deverá lançar indagações, como:
- O que vocês estão vendo nessa imagem?
- O que essa imagem remete ao seu cotidiano?
- O que a imagem atual tem a ver com a anterior?
Para o fechamento da discussão, buscando uma visão do processo ilustrado, o professor poderá fazer indagações como:
- O que vocês concluem do percurso do tomate nessa trajetória ilustrada?
- Por que o tomate estraga?
- Qual seria o melhor destino para o tomate estragado?
Após a discussão e elaboração verbal da sequência de acontecimentos envolvendo esse alimento, muitas vezes destinado ao lixo devido à sua suscetibilidade à decomposição, o professor deverá organizar a turma em grupos de três alunos para que montem um texto criativo no qual demonstrem a sua compreensão a respeito da decomposição dos alimentos no cotidiano e a geração de lixo.
Esta atividade foi extraída da aula "Tem química no lixo" da professora Selma Gonzaga Silva de Uberlândia - MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.