Tem Química no Lixo - Análise de Vídeo
O professor deverá organizar a turma em grupos de 4 alunos que deverão discutir o vídeo sugerido a seguir. Para que os alunos possam assistir ao vídeo, cada um poderá acessar diretamente da internet. Outra possibilidade é a do professor salvar previamente o vídeo em seu computador UCA, e disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.
Cada grupo de alunos deverá assistir ao vídeo e discuti-lo a partir de questões ou itens norteadores propostos pelo professor, como nas sugestões a seguir. Registrar suas considerações em forma de texto. Após a discussão e elaboração dos textos, cada grupo deverá socializá-los aos colegas de sala. Cada grupo deverá digitar o texto no "KWord" e enviar ao professor por e-mail para avaliação.
Vídeo: Ilha das flores. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=KAzhAXjUG28. Acessado em: 15/05/2011,
Itens para discussão do filme:
- O que é lixo?
- O vídeo denuncia que aquilo que é lixo para uns, não o é para outros. Argumente a respeito dessa afirmação levando em conta as questões sociais envolvidas.
- Por que o tomate foi descartado no lixo pela dona de casa?
- Os tomates que chegaram à Ilha das Flores poderiam ter tido um destino diferente? Qual?
- Por que os produtos orgânicos presentes no lixo adquirem aromas e aspectos desagradáveis?
- Quais são os impactos ambientais provocados pela produção e destinação do lixo?
Essa atividade foi extraída da aula "Tem química no lixo" da professora Selma Gonzaga Silva de Uberlândia - MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.