Teorias das colisões, energia de ativação e complexo ativado em quadrinhos
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:Esta atividade ocorrerá no Laboratório de Informática Educativa (LIE) e serão utilizados os seguintes recursos: computadores com acesso à Internet, projetor data show, caderno para anotações, caneta e lápis. A turma deverá ser dividida em quatro grupos.
ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO OBJETO EDUCACIONAL:
Nesta atividade será utilizado o objeto Reações químicas - Fatores que contribuem para a reação entre duas ou mais substâncias, disponível para download na página do Banco Internacional de Objetos Educacionais através do seguinte endereço eletrônico:http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/19367. A animação apresenta dois fatores necessários para a ocorrência de reações químicas: afinidade química e contato.
O computador deve possuir um navegador de internet (Internet Explorer, Google Chrome ou Firefox). Ao fazer o download do objeto, é necessário extrair os arquivos, para isso, sugerem-se programas como: WinRar, Winzip, ou qualquer outro com a mesma finalidade. Após realizar a extração mencionada, o usuário deve clicar no arquivo HTML para dar início à animação.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Inicialmente, o professor deverá conhecer o que os alunos sabem a respeito de reações químicas, tema da aula. Para isso, ele deverá questionar os alunos: “Vocês já ouviram falar em teoria das colisões?” e “Conhecem as condições para a ocorrência de uma reação química? Quais?”. Em seguida, o professor deverá informar aos alunos (caso já não tenha sido comentado no momento anterior) que alguns fatores são essenciais para a realização de uma reação química e convidá-los a aprender mais sobre cada um destes.
Após a conversa introdutória com os alunos, o docente deverá dividir a turma e definir os respectivos temas para cada equipe:
1.Teoria das colisões
2.Condições de ocorrência de uma reação
3.Energia de ativação
4.Complexo ativado
Cada grupo deverá pesquisar sobre os seus temas nos links indicados abaixo:
1.Teoria das colisões
http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/teoria-das-colisoes.htm
http://www.colegioweb.com.br/quimica/teoria-das-colisoes.html
2.Condições de ocorrência de uma reação
Tópico: Contato entre os reagentes e Natureza dos reagentes ou a "afinidade química"
http://www.marco.eng.br/cinetica/trabalhodealunos/CineticaBasica/condicoes.html
http://www.alunosonline.com.br/quimica/condicoes-para-ocorrencia-reacoes.html
3.Energia de ativação
http://luizclaudionovaes.sites.uol.com.br/enerat.htm
http://www.infoescola.com/quimica/energia-de-ativacao/
4.Complexo ativado
http://www.infoescola.com/quimica/teoria-do-complexo-ativado/
http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/energia-ativacao-complexo-ativado.htm
*Todos os sites acessados em15/março/2012.
Após a pesquisa, os alunos deverão visualizar o objeto Reações químicas - Fatores que contribuem para a reação entre duas ou mais substâncias. O professor deverá solicitar aos alunos que anotem suas percepções acerca do conteúdo da animação e estabeleçam ligações com o que foi pesquisado nos links disponibilizados para pesquisa.
Após retirar as dúvidas surgidas até o momento e com o objetivo de explorar o que foi compreendido pelos alunos, o professor solicitará a cada grupo a produção de uma história em quadrinhos (HQ) que apresente o tema estudado. Este projeto será desenvolvido com a utilização do programa HagáQuê, disponível para download no endereço http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/downloads.php?lang=pt-BR (encontram-se no site os requisitos necessários). Para facilitar o processo de criação, o docente deverá orientar os alunos a elaborar primeiro o roteiro, que deverá conter os textos da história e um rascunho dos desenhos, e, em seguida, produzir o cenário e os personagens no computador. O programa possui um acervo de imagens, mas também permite importar imagens do computador. Cada equipe deverá fazer uma história com no mínimo duas páginas e com 6 quadrinhos em cada uma. Um vídeo com orientações sobre como utilizar o software está disponível no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=oYJ4FV6sA80.
Observação: estas histórias deverão ser publicadas em uma coluna, denominada “Química em quadrinhos”, do Jornal Escolar que será elaborado na Atividade 4.
MOMENTO DO ALUNO:
Neste momento, os alunos buscarão desenvolver a atividade proposta.
DISCUSSÃO:
Os grupos deverão apresentar as histórias em quadrinhos para o restante da turma e para o professor. Recomenda-se que, de acordo com a adequação ao tema da feira de ciências da escola, estas produções sejam exibidas neste evento. Após as apresentações, o docente deverá propor uma discussão aos alunos, a partir dos seguintes questionamentos: “Existe alguma relação entre os temas estudados até o momento nessa atividade? Qual? Expliquem”.
Após algumas respostas, o docente deverá, então, com o auxílio do projetor, mostrar aos alunos o esquema abaixo:
Fonte: Imagem criada pelo autor.
Este esquema representa a mistura de dois gases que possuem afinidade dentro de um cilindro. O professor deverá questionar os alunos a respeito do que ocorreria com a velocidade da reação química entre os gases nas duas situações exibidas:
A) Fixando o pistão na posição original e aquecendo o cilindro.
B) Colocando um peso sobre o pistão, fazendo o volume que contém os gases diminuir.
Os discentes deverão continuar discutindo a relação entre os temas da atividade, analisando as duas situações e apresentando suas hipóteses, baseando-se no conteúdo abordado nessa atividade.
SISTEMATIZAÇÃO:
Após a discussão com os alunos, o professor deverá formalizar o conteúdo. Para isso, o docente apresentará imagens na lousa, através do uso do projetor data show, para os alunos, que devem ajudá-lo a solucionar cada situação. Lembrando que, a cada resposta dada pelos alunos o professor deverá revisar o respectivo assunto.
-Em quais situações existem reação?Justifique sua resposta.
Fonte:Autor
- Identifique o que está ocorrendo nas lacunas vazias do gráfico da reação dada abaixo:
Fonte:Autor
- Determine o momento em que ocorre a energia de ativação nas duas reações químicas abaixo:
Fonte :Autor
Esta atividade foi extraída da aula "Como alterar a velocidade das reações químicas?" da professora Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares et al. de Fotaleza - CE. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.