Disciplina - Química

Teorias das colisões, energia de ativação e complexo ativado em quadrinhos

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Esta atividade ocorrerá no Laboratório de Informática Educativa (LIE) e serão utilizados os seguintes recursos: computadores com acesso à Internet, projetor data show, caderno para anotações, caneta e lápis. A turma deverá ser dividida em quatro grupos.

ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO OBJETO EDUCACIONAL:

Nesta atividade será utilizado o objeto Reações químicas - Fatores que contribuem para a reação entre duas ou mais substâncias, disponível para download na página do Banco Internacional de Objetos Educacionais através do seguinte endereço eletrônico:http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/19367. A animação apresenta dois fatores necessários para a ocorrência de reações químicas: afinidade química e contato.

O computador deve possuir um navegador de internet (Internet Explorer, Google Chrome ou Firefox). Ao fazer o download do objeto, é necessário extrair os arquivos, para isso, sugerem-se programas como: WinRar, Winzip, ou qualquer outro com a mesma finalidade. Após realizar a extração mencionada, o usuário deve clicar no arquivo HTML para dar início à animação.

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Inicialmente, o professor deverá conhecer o que os alunos sabem a respeito de reações químicas, tema da aula. Para isso, ele deverá questionar os alunos: “Vocês já ouviram falar em teoria das colisões?” e “Conhecem as condições para a ocorrência de uma reação química? Quais?”. Em seguida, o professor deverá informar aos alunos (caso já não tenha sido comentado no momento anterior) que alguns fatores são essenciais para a realização de uma reação química e convidá-los a aprender mais sobre cada um destes.

Após a conversa introdutória com os alunos, o docente deverá dividir a turma e definir os respectivos temas para cada equipe:

1.Teoria das colisões

2.Condições de ocorrência de uma reação

3.Energia de ativação

4.Complexo ativado

Cada grupo deverá pesquisar sobre os seus temas nos links indicados abaixo:

1.Teoria das colisões

http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/teoria-das-colisoes.htm

http://www.colegioweb.com.br/quimica/teoria-das-colisoes.html       

 

2.Condições de ocorrência de uma reação

Tópico: Contato entre os reagentes e Natureza dos reagentes ou a "afinidade química"

http://www.marco.eng.br/cinetica/trabalhodealunos/CineticaBasica/condicoes.html

http://www.alunosonline.com.br/quimica/condicoes-para-ocorrencia-reacoes.html

 

3.Energia de ativação

http://luizclaudionovaes.sites.uol.com.br/enerat.htm

http://www.infoescola.com/quimica/energia-de-ativacao/

 

4.Complexo ativado

http://www.infoescola.com/quimica/teoria-do-complexo-ativado/

http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/energia-ativacao-complexo-ativado.htm

*Todos os sites acessados em15/março/2012.

Após a pesquisa, os alunos deverão visualizar o objeto Reações químicas - Fatores que contribuem para a reação entre duas ou mais substâncias. O professor deverá solicitar aos alunos que anotem suas percepções acerca do conteúdo da animação e estabeleçam ligações com o que foi pesquisado nos links disponibilizados para pesquisa. 

Reações químicas - Aí tem química - Fatores que contribuem para a reação entre duas ou mais substâncias 

Após retirar as dúvidas surgidas até o momento e com o objetivo de explorar o que foi compreendido pelos alunos, o professor solicitará a cada grupo a produção de uma história em quadrinhos (HQ) que apresente o tema estudado. Este projeto será desenvolvido com a utilização do programa HagáQuê, disponível para download no endereço http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/downloads.php?lang=pt-BR (encontram-se no site os requisitos necessários). Para facilitar o processo de criação, o docente deverá orientar os alunos a elaborar primeiro o roteiro, que deverá conter os textos da história e um rascunho dos desenhos, e, em seguida, produzir o cenário e os personagens no computador. O programa possui um acervo de imagens, mas também permite importar imagens do computador. Cada equipe deverá fazer uma história com no mínimo duas páginas e com 6 quadrinhos em cada uma. Um vídeo com orientações sobre como utilizar o software está disponível no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=oYJ4FV6sA80

Observação: estas histórias deverão ser publicadas em uma coluna, denominada “Química em quadrinhos”, do Jornal Escolar que será elaborado na Atividade 4.

 

MOMENTO DO ALUNO:

Neste momento, os alunos buscarão desenvolver a atividade proposta.

DISCUSSÃO:

Os grupos deverão apresentar as histórias em quadrinhos para o restante da turma e para o professor. Recomenda-se que, de acordo com a adequação ao tema da feira de ciências da escola, estas produções sejam exibidas neste evento. Após as apresentações, o docente deverá propor uma discussão aos alunos, a partir dos seguintes questionamentos: “Existe alguma relação entre os temas estudados até o momento nessa atividade? Qual? Expliquem”.

Após algumas respostas, o docente deverá, então, com o auxílio do projetor, mostrar aos alunos o esquema abaixo:

 

  -

Fonte: Imagem criada pelo autor.

Este esquema representa a mistura de dois gases que possuem afinidade dentro de um cilindro. O professor deverá questionar os alunos a respeito do que ocorreria com a velocidade da reação química entre os gases nas duas situações exibidas:

A) Fixando o pistão na posição original e aquecendo o cilindro.

B) Colocando um peso sobre o pistão, fazendo o volume que contém os gases diminuir.

Os discentes deverão continuar discutindo a relação entre os temas da atividade, analisando as duas situações e apresentando suas hipóteses, baseando-se no conteúdo abordado nessa atividade.

SISTEMATIZAÇÃO:

Após a discussão com os alunos, o professor deverá formalizar o conteúdo. Para isso, o docente apresentará imagens na lousa, através do uso do projetor data show, para os alunos, que devem ajudá-lo a solucionar cada situação. Lembrando que, a cada resposta dada pelos alunos o professor deverá revisar o respectivo assunto.

-Em quais situações existem reação?Justifique sua resposta.

FG

Fonte:Autor                         

- Identifique o que está ocorrendo nas lacunas vazias do gráfico da reação dada abaixo:

AULAS

Fonte:Autor            

- Determine o momento em que ocorre a energia de ativação nas duas reações químicas abaixo:

fdF

Fonte :Autor


Esta atividade foi extraída da aula "Como alterar a velocidade das reações químicas?" da professora Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares et al. de Fotaleza - CE. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
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