Quais são os fatores que influenciam uma reação química?
INSTRUÇÕES INICIAIS:Esta atividade ocorrerá no LIE, e serão utilizados computadores com acesso à Internet, projetor data show, caderno para anotações, caneta, lápis e papel toalha ou outro material de limpeza (momento posterior à realização do experimento). Seguem abaixo os materiais necessários para a execução do experimento prático:
Figura 1: Materiais para experimento
Nesta atividade,será utilizado um experimento prático,Bomba efervescente: parte 1: experimento prático, demonstrando a ação de alguns fatores que afetam a velocida de de uma reação química. O objeto está disponível para download na página do Banco Internacional de Objetos Educacionais:http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/14527.
Observação: para ter acesso ao conteúdo do vídeo que está no final deste hipertexto, o objeto deve ser visualizado diretamente através endereço www.pontociencia.org.br/experimentos/visualizar/bomba-efervescente/98(acesso 12/junho/2012).
FAMILIARIZANDO-SE COM O TEMA
Inicialmente, o professor deve apresentar no projetor data show o vídeo Sonridor disponível em http://www.youtube.com/watch?v=ptnNJp2f9zw. Finalizado o vídeo, o docente deverá perguntar aos alunos: “Por que o comprimido efervescente (sonridor) é absorvido mais rapidamente do que o comprimido comum?”, “Será que a superfície de contato tem alguma relação com esse processo? Como?”. E em seguida, convidar os alunos a conhecerem fatores que influem na velocidade da reação, destacando que até a temperatura e a pressão podem interferir na reação.
BUSCANDO INFORMAÇÕES
Inicialmente, a turma deverá ser dividida em cinco grupos, e cada um destes ficará responsável por conhecer mais acerca de um determinado fator de influência na velocidade de uma reação química. Seguem os fatores e links que deverão ser distribuídos entre os grupos:
1.Concentração dos reagentes:
http://www.brasilescola.com/quimica/cinetica-quimica.htm Acesso em 01/março/2012
2.Pressão:
http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/velocidade-das-reacoes-quimicas.htm Acesso em 01/março/2012
1.Temperatura:
http://www.infoescola.com/quimica/cinetica/ Acesso em 01/março/2012
4.Catalisador:
http://www.marco.eng.br/cinetica/trabalhodealunos/CineticaBasica/influencia.html Acesso em 01/março/2012
5.Superfície de contato:
http://www.soq.com.br/conteudos/em/cineticaquimica/p5.php Acesso em 01/março/2012
REALIZANDO EXPERIMENTOS
Após a pesquisa, o professor apresentará no projetor data show os passos para a realização do experimento prático Bomba efervescente: parte 1 . Desse modo, a turma deverá ser reorganizada em quatro grupos, de forma que cada um destes contenha, na medida do possível, alunos que pesquisaram temas diferentes para que os conhecimentos de cada fator possam ser compartilhados entre eles.
Bomba efervescente: parte 1: experimento prático
Cada grupo deverá apresentar o experimento para o restante da turma. Observação: o experimento deve ser feito em um local reservado do LIE, caso não tenha esse espaço no laboratório, os alunos deverão fazer o experimento na sala de aula.
ANALISANDO OBSERVAÇÕES
Nesse momento, o professor deverá estimular os alunos a interpretarem os fenômenos observados perguntando o porquê de cada resultado obtido ao final dos experimentos. Ressalta-se que é importante instigá-los a estabelecerem uma relação com o conteúdo pesquisado nos textos propostos.
VELOCIDADE DAS REAÇÕES EM NOSSO COTIDIANO
Após a realização do experimento, o professor deverá intermediar uma discussão entre os alunos a partir dos seguintes questionamentos: “Quais fatores que influenciam na velocidade das reações utilizados na conservação de alimentos são mais adequados para o nosso cotidiano e para a nossa saúde? Como eles agem?”
COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS E ESTIMULANDO A CURIOSIDADE
Com o intuito de utilizar o jornal (que será elaborado na atividade 3) para estimular a curiosidade dos alunos de outras turmas acerca da velocidade das reações químicas, os grupos deverão elaborar um pequeno texto divulgando o que aprenderam com a pesquisa e o experimento realizado. Esta produção será a introdução de uma coluna intitulada: “Você sabe explicar?”. O texto deverá ser seguido das situações que estão descritas nos itens de 1 a 4. Sob a orientação do professor, cada um dos grupos deverá ficar responsável por pesquisar, discutir e elaborar as respostas para cada um dos questionamentos. Este retorno dos grupos deverá ser publicado na edição posterior do jornal.
1) Em qual situação a carne será degradada mais rapidamente? Expliquem.
Figura 2:Carne à temperatura ambiente
Fonte: http://www.medicsupply.com.br/pacientes/blog/carne-vermelha-em-excesso-causa-diabetes/ Acesso em 01/março/2012
Figura 3:Carne mantida sob refrigeração adequada
Fonte: http://www.aveworld.com.br/noticias/post/parana-informa-ser-lider-na-exportacao-de-congelados. Acesso em 01/março/2012
Figura 4: Adoçante em cubos
Fonte:http://www.nutricaoemfoco.com.br/pt-br/site.php?secao=belezaesaude&pub=3959. Acesso em 01/março/2012
Figura 5: Adoçante em pó
Fonte: http://imirante.globo.com/oestadoma/semanal/familia3006102/area-familia.html. Acesso em 01/março/2012.
Figura 6: pedaço de ferro
Fonte:http://www.mundoeducacao.com.br/fisica/por-que-ima-atrai-ferro.htm Acesso em 01/março/2012
Figura 7: Na panela comum
Fonte: http://www.dicasecia.com/limpeza-panelas/ Acesso em 01/março/2012
Figura 8: Na panela de pressão
Fonte:http://www.euroferragens.com.br/loja.phtml?f=1&cprod=1661. Acesso em 01/março/2012
Esta atividade foi extraída da aula "Como alterar a velocidade das reações químicas?" da professora Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares et al. de Fotaleza - CE. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.