Conhecendo biocombustíveis
INSTRUÇÕES INICIAIS
Esta atividade se desenvolverá no laboratório de informática educativa bem como em espaços extrasala. Serão utilizados computadores com acesso à internet, projetor data show, caderno para anotações, celular ou máquina digital, caneta e lápis. O docente deverá dividir a turma em quatro grupos, destacando que é fundamental a participação de todos os alunos para a realização da atividade.
1.1 O QUE SÃO BIOCOMBUSTÍVEIS?
Inicialmente, o professor deverá perguntar aos alunos: “Vocês já ouviram falar em Biocombustíveis?”; “E o que são Biocombustíveis?”. As respostas dos alunos devem ser anotadas na lousa e fotografadas (ou registradas de outra forma que possibilite uma consulta posteriormente).
Com o intuito de ampliar o conhecimento dos alunos acerca das principais características de um biocombustível, o docente deverá solicitar a leitura da seguinte reportagem:
http://www.infoescola.com/geografia/biocombustiveis/
Em seguida, os alunos deverão refletir e discutir sobre biocombustíveis a partir dos seguintes questionamentos: “Quando surgiu o biocombustível?”; “Por que o biocombustível é um assunto muito discutido apenas nos últimos anos?”; “Qual é a importância de pesquisar sobre este assunto?”; “Os biocombustíveis podem poluir?”; “Por que tantos investimentos em compostos que podem de alguma forma causar poluição?”.
1.2 CRIANDO UM BLOG
O docente deverá propor aos alunos a criação de um Blog. Este será utilizado durante dois meses para que professor e alunos possam discutir sobre biocombustíveis ou sobre quaisquer outros assuntos, pois este recurso pedagógico poderá ser explorado a partir de outros temas e/ou atividades.
Inicialmente, o professor criará o Blog com o auxílio dos alunos, utilizando o projetor data show para que todos possam visualizar a tela do computador e ajudá-lo a criar a página do Blog. Seguem instruções para a criação de um Blog: http://www.youtube.com/watch?v=1DKM1RTTqLA ou http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000013567.pdf.
É importante conscientizar os alunos acerca da linguagem a ser utilizada em uma página na internet, principalmente no que diz respeito à clareza e a objetividade, lembrando-os ainda do “alcance” que os escritos deles poderão ter através de um blog.
Sugere-se que o professor acompanhe os comentários postados no Blog com o objetivo de interferir no momento adequado durante o desenvolvimento de atividades utilizando esse recurso.
1.3 ESCREVENDO SOBRE O TEMA PESQUISADO
Os alunos pesquisarão sobre vários subtemas relacionados aos biocombustíveis. Em seguida, cada grupo deverá elaborar um texto, com no mínimo 15 linhas, baseado nos sites e artigos sugeridos e ainda nos conhecimentos prévios sobre o assunto. Este texto será postado no blog da turma.
O professor deverá informar aos alunos que além de postarem a elaboração dos seus textos, podem postar vídeos e imagens relacionados ao seu respectivo tema, lembrando-se de mencionar as referências de cada site ou autor. Algumas postagens no Blog deverão ser feitas em horários diferentes das aulas (ver os cronogramas das três atividades), assim o professor deverá orientar os alunos a realizarem suas postagens em casa, na lan-house ou no laboratório de informática educativa da escola.
Seguem abaixo a divisão dos temas e sugestões de fontes de pesquisa por grupo:
1. Vantagens e desvantagens do biocombustível
>http://www.vestibulandoweb.com.br/biologia/teoria/biocombustiveis.asp
Artigo: Biocombustível, o mito do combustível limpo, disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc28/03-QS-3207.pdf (Sugestão do Portal do Professor).
>Artigo: O papel do Brasil no estabelecimento do mercado internacional de biocombustíveis.
Tópico: Vantagens e desvantagens da substituição dos combustíveis fósseis por biocombustíveis, disponível em: http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?pid=S0103-99892007000400003&script=sci_arttext
Orientação: o grupo deverá abordar as vantagens e desvantagens dos biocombustíveis, esclarecendo o impacto da sua utilização em larga escala.
2. Biocombustível: O Biodiesel
> http://www.biodieselbr.com/biodiesel/definicao/o-que-e-biodiesel.htm
>Artigo:Biodiesel
Tópicos: O Biodiesel e a sua história / Biodiesel: “Ó Brasil, verde que dá...”
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000009570.pdf
Orientação: o grupo deverá abordar o conceito, história e o uso do Biodiesel.
3. Biocombustível: O Etanol
>http://www.biodieselbr.com/energia/alcool/etanol.htm
>http://www.suapesquisa.com/o_que_e/etanol.htm
>Artigo:O biocombustível no Brasil
Tópico: ETANOL NO BRASIL
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-33002007000200003&script=sci_arttext&tlng=es
Orientação: o grupo deverá abordar o conceito e a produção do Etanol no Brasil.
4. Biocombustível: O Biogás
>http://www.brasilescola.com/geografia/biogas.htm
>Artigo:Biogás– uma fonte alternativa de energia
Tópico: O BIOGÁS
Orientação: o grupo deverá abordar o conceito e o processo de produção do Biogás.
*Todos os sites foram acessados em 03/maio/2012.
1.4 COMPARTILHANDO INFORMAÇÕES
Após as publicações de cada grupo, o professor deverá solicitar a todos os alunos que, individualmente, leiam e comentem as postagens dos outros grupos. Em seguida, os alunos deverão elaborar questionamentos a serem respondidos por outros alunos seguindo a orientação estabelecida na tabela 1. O docente também deverá ler todas as publicações e fazer os comentários e observações necessárias a cada equipe.
Tabela 1: Relação das postagens entre as equipes
Postagens entre as equipes |
|
Alunos da equipe 1 |
Alunos da equipe 4 |
Alunos da equipe 5 |
Alunos da equipe 3 |
Alunos da equipe 3 |
Alunos da equipe 2 |
Alunos da equipe 4 |
Alunos da equipe 1 |
Alunos da equipe 2 |
Alunos da equipe 5 |
Fonte: criação do autor
1.5 E AFINAL, O QUE EU COMPREENDO SOBRE BIOCOMBUSTÍVEL?
Para sistematizar o conteúdo abordado, o professor deverá postar no Blog o seguinte questionamento: “O que eu compreendo sobre biocombustível?”. Todos os alunos terão quatro dias para a realização dessa atividade. Após esse período, o professor deverá postar no Blog a foto (ou o registro) obtida no começo da atividade sobre as informações e opiniões que os alunos tinham sobre biocombustíveis, a fim de que estes observem e comentem sobre a evolução dos seus conhecimentos após as pesquisas, discussões e leituras dos textos.
Tabela 2: Cronograma da atividade 1.
Atividade1 |
|||
Etapas |
Desafios Propostos |
Duração |
Local |
1ºEtapa |
O que são biocombustíveis |
1 hora/aula |
LIE |
2°Etapa |
Criando um Blog |
2 horas/aula |
LIE |
3° Etapa |
Escrevendo sobre o tema pesquisado |
4 horas/aula |
LIE |
4°Etapa |
Compartilhando informações |
3 dias |
Extrasala |
5°Etapa |
Comentário e observações do professor |
1 dia |
Extrasala |
6°Etapa |
E afinal, o que eu compreendo sobre biocombustível? |
4 dias |
Extrasala |
7°Etapa |
Postagem da foto e comentário sobre as mudanças |
3 dias |
Extrasala |
Fonte: criação do autor
Esta atividade foi extraída da aula "Energia Renovável: os Biocombustíveis" da professora Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares et al. de Fotaleza - CE. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.