Disciplina - Química

Vocês sabem como é produzido o etanol?

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

 

Esta atividade se desenvolverá no laboratório de informática educativa, na sala de aula e espaços extraclasse com a turma dividida em quatro grupos. Serão utilizados computadores com acesso à internet, projetor data show, câmera digital ou celular, caderno para anotações, caneta e lápis.

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Inicialmente, o professor deverá estimular a curiosidade dos alunos acerca do biocombustível Etanol a partir de questionamentos como os seguintes: “Vocês sabem como é produzido o etanol?”; “Como deve ser o espaço (fábrica, indústria) dessa produção?”.

Em seguida, o docente deverá propor aos alunos a produção de um seminário com o seguinte tema: “O processo de produção do Etanol”. O professor deverá distribuir os temas entre os grupos e orientar uma pesquisa na internet a partir dos links sugeridos abaixo:

Grupo 1. Etapas da produção etanol

http://www.brasilescola.com/quimica/producao-etanol.htm

Grupo 2. Conceito de fermentação

http://juliacesb3m.blogspot.com.br/2007/10/o-que-fermentao.html                            

Grupo 3. Etapas da fermentação

https://www.novacana.com/etanol/fabricacao

Grupo 4. Destilação

http://www.coladaweb.com/quimica/quimica-geral/destilacaohttp://www.agracadaquimica.com.br/index.php?&ds=1&acao=quimica/ms2&i=2&id=585

Grupo 5. Processo da destilação do álcool

http://www.soq.com.br/conteudos/ef/misturas/p3.php

*Todos os sites tiveram acesso em 03/abril/2012

 

Instruções sobre o Seminário:

- Deverá ser marcado um dia e o tempo máximo para as apresentações dos seminários;

- Nesse seminário, a exposição temática será através da elaboração de slides e uso do projetor de slides;

- Os alunos deverão contextualizar o tema expondo os conceitos, processos e exemplos;

- Ao final das apresentações os grupos devem fornecer a bibliografia utilizada, e o professor deverá levantar uma problemática entre os alunos com a seguinte pergunta: “Por que o processo de produção do etanol é mais vantajoso do ponto de vista socioambiental do que o processo de produção da gasolina?”;

- Após a discussão do tema proposto, deverá ser aberto um tempo para perguntas da platéia e do professor;

- Um seminário deve conter introdução ao tema, desenvolvimento e conclusão.

MOMENTO DO ALUNO:

Neste momento, os alunos desenvolverão a atividade proposta. Eles poderão sentir dificuldades em compreender a diferença entre destilação simples e destilação fracionada. Para auxiliá-los o professor poderá propor os seguintes questionamentos: “O que significa a palavra fracionada?”; “Em quais estados físicos as substâncias de ambos os processos se encontram?”. Com o primeiro questionamento, os alunos poderão perceber que o termo fracionado está relacionado à destilação realizada em etapas, em que líquidos diferentes vaporizam em temperaturas diferentes. E com o segundo, espera-se a compreensão de que a destilação simples está relacionada à separação de sólidos e líquidos, e a destilação fracionada à separação homogênea de líquidos.

DISCUSSÃO:

Cada equipe deverá apresentar o seu seminário para o restante da turma. O professor deverá filmar cada apresentação, e disponibilizar os vídeos para as equipes, para que estas editem e postem no Blog os seus respectivos vídeos (no campo “Recursos Complementares” encontra-se um Tutorial sobre edição de vídeo). Após as apresentações e postagem dos vídeos no Blog,o docente deverá iniciar uma discussão no Blog, com os seguintes questionamentos: “Qual a importância das etapas da produção do etanol?”; “O que acontece se houver falhas em alguma dessas etapas?”.

SISTEMATIZAÇÃO:

Após o comentário de todas as equipes no Blog, o professor deverá formalizar o conteúdo com os alunos em sala de aula. Para isso, o docente deverá escrever as afirmativas na lousa e junto com os alunos, completar as frases e as equações propostas.

Fonte: criação do autor

 

Para finalizar esta atividade, os alunos deverão responder as seguintes perguntas no Blog: “Como foi a experiência da elaboração e apresentação do seminário?”; “O que foi mais fácil compreender?”; “Houve alguma dificuldade no entendimento dos temas abordados?”. Todos os alunos deverão responder individualmente a estes questionamentos.

 

Tabela 4: Cronograma atividade 3.

Atividade 3

Etapas

Desafios Propostos

Duração

Local

1ªEtapa

Pesquisa nos sites indicados

1 hora/ aula

LIE

2ª Etapa

Elaboração dos seminários

2 horas/aula

LIE

3ª Etapa

Apresentação dos seminários

2 horas/aula

LIE

4ªEtapa

Edição e postagem dos vídeos no Blog

1 hora/aula

LIE

5ªEtapa

Discussão entre os alunos no Blog

2 dias

Extrasala

6ªEtapa

Sistematização da atividade

1 hora/aula

Sala de aula

7ªEtapa

Comentário dos alunos no Blog sobre os seminários

1 dia

Extrasala

Fonte: criação do autor


Esta atividade foi extraída da aula "Energia Renovável: os Biocombustíveis" da professora Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares et al. de Fotaleza - CE. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.

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