Vocês sabem como é produzido o etanol?
PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Esta atividade se desenvolverá no laboratório de informática educativa, na sala de aula e espaços extraclasse com a turma dividida em quatro grupos. Serão utilizados computadores com acesso à internet, projetor data show, câmera digital ou celular, caderno para anotações, caneta e lápis.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Inicialmente, o professor deverá estimular a curiosidade dos alunos acerca do biocombustível Etanol a partir de questionamentos como os seguintes: “Vocês sabem como é produzido o etanol?”; “Como deve ser o espaço (fábrica, indústria) dessa produção?”.
Em seguida, o docente deverá propor aos alunos a produção de um seminário com o seguinte tema: “O processo de produção do Etanol”. O professor deverá distribuir os temas entre os grupos e orientar uma pesquisa na internet a partir dos links sugeridos abaixo:
Grupo 1. Etapas da produção etanol
http://www.brasilescola.com/quimica/producao-etanol.htm
Grupo 2. Conceito de fermentação
http://juliacesb3m.blogspot.com.br/2007/10/o-que-fermentao.html
Grupo 3. Etapas da fermentação
https://www.novacana.com/etanol/fabricacao
Grupo 4. Destilação
http://www.coladaweb.com/quimica/quimica-geral/destilacaohttp://www.agracadaquimica.com.br/index.php?&ds=1&acao=quimica/ms2&i=2&id=585
Grupo 5. Processo da destilação do álcool
http://www.soq.com.br/conteudos/ef/misturas/p3.php
*Todos os sites tiveram acesso em 03/abril/2012
Instruções sobre o Seminário:
- Deverá ser marcado um dia e o tempo máximo para as apresentações dos seminários;
- Nesse seminário, a exposição temática será através da elaboração de slides e uso do projetor de slides;
- Os alunos deverão contextualizar o tema expondo os conceitos, processos e exemplos;
- Ao final das apresentações os grupos devem fornecer a bibliografia utilizada, e o professor deverá levantar uma problemática entre os alunos com a seguinte pergunta: “Por que o processo de produção do etanol é mais vantajoso do ponto de vista socioambiental do que o processo de produção da gasolina?”;
- Após a discussão do tema proposto, deverá ser aberto um tempo para perguntas da platéia e do professor;
- Um seminário deve conter introdução ao tema, desenvolvimento e conclusão.
MOMENTO DO ALUNO:
Neste momento, os alunos desenvolverão a atividade proposta. Eles poderão sentir dificuldades em compreender a diferença entre destilação simples e destilação fracionada. Para auxiliá-los o professor poderá propor os seguintes questionamentos: “O que significa a palavra fracionada?”; “Em quais estados físicos as substâncias de ambos os processos se encontram?”. Com o primeiro questionamento, os alunos poderão perceber que o termo fracionado está relacionado à destilação realizada em etapas, em que líquidos diferentes vaporizam em temperaturas diferentes. E com o segundo, espera-se a compreensão de que a destilação simples está relacionada à separação de sólidos e líquidos, e a destilação fracionada à separação homogênea de líquidos.
DISCUSSÃO:
Cada equipe deverá apresentar o seu seminário para o restante da turma. O professor deverá filmar cada apresentação, e disponibilizar os vídeos para as equipes, para que estas editem e postem no Blog os seus respectivos vídeos (no campo “Recursos Complementares” encontra-se um Tutorial sobre edição de vídeo). Após as apresentações e postagem dos vídeos no Blog,o docente deverá iniciar uma discussão no Blog, com os seguintes questionamentos: “Qual a importância das etapas da produção do etanol?”; “O que acontece se houver falhas em alguma dessas etapas?”.
SISTEMATIZAÇÃO:
Após o comentário de todas as equipes no Blog, o professor deverá formalizar o conteúdo com os alunos em sala de aula. Para isso, o docente deverá escrever as afirmativas na lousa e junto com os alunos, completar as frases e as equações propostas.
Fonte: criação do autor
Para finalizar esta atividade, os alunos deverão responder as seguintes perguntas no Blog: “Como foi a experiência da elaboração e apresentação do seminário?”; “O que foi mais fácil compreender?”; “Houve alguma dificuldade no entendimento dos temas abordados?”. Todos os alunos deverão responder individualmente a estes questionamentos.
Tabela 4: Cronograma atividade 3.
Atividade 3 |
|||
Etapas |
Desafios Propostos |
Duração |
Local |
1ªEtapa |
Pesquisa nos sites indicados |
1 hora/ aula |
LIE |
2ª Etapa |
Elaboração dos seminários |
2 horas/aula |
LIE |
3ª Etapa |
Apresentação dos seminários |
2 horas/aula |
LIE |
4ªEtapa |
Edição e postagem dos vídeos no Blog |
1 hora/aula |
LIE |
5ªEtapa |
Discussão entre os alunos no Blog |
2 dias |
Extrasala |
6ªEtapa |
Sistematização da atividade |
1 hora/aula |
Sala de aula |
7ªEtapa |
Comentário dos alunos no Blog sobre os seminários |
1 dia |
Extrasala |
Fonte: criação do autor
Esta atividade foi extraída da aula "Energia Renovável: os Biocombustíveis" da professora Ana Talyta Cardoso Bezerra Soares et al. de Fotaleza - CE. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.