Diferentes tipos de combustívies
Pensando no assuntoNessa atividade da aula, cabe ao professor apresentar aos alunos as Imagens 1, 2 e 3,utilizando, para tanto, um data show.
Imagem 1
Disponível <http://asduasfacesdoetanol.blogspot.com.br/p/alcool-combustivel.html > acesso feito dia 14/05/2012
Imagem 2
Disponível <http://www.brasilescola.com/quimica/producao-biocombustivel.htm> acesso feito dia 14/05/2012
Imagem 3
Disponível <http://www.brasilescola.com/brasil/o-petroleo-no-brasil.htm> acesso feito dia 14/05/2012
OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download das Imagens 1, 2 e 3 nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-las durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.
Finalizada a apresentação das Imagens 1, 2, e 3, cabe ao/a professor/a ser o mediador de uma problematização. As questões abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular essa problematização:
1.O que as imagens apresentadas representam para vocês?
2. Existem semelhanças entre as imagens? Se sim, quais?
3. Existem diferenças entre as imagens? Se sim, quais?
4. Cite alguns combustíveis não renováveis. Justifique.
5. Cite alguns combustíveis renováveis. Justifique.
6. Qual a sua opinião a respeito do biodiesel?
7. Você sabe de que forma pode ser utilizado o gás natural?
Finalizada a problematização, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks os Vídeos 1, 2, 3 e 4. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os Vídeos 1, 2, 3 e 4 se encontram disponíveis.
Disponível <http://www.youtube.com/watch?v=nBfzBLyEQCM > acesso feito dia 14/05/2012
Disponível <http://www.youtube.com/watch?v=ZlPYmSTnccI > acesso feito dia 14/05/2012
Disponível <http://www.youtube.com/watch?v=slw0kgHLAhg > acesso feito dia 14/05/2012
Disponível <http://www.youtube.com/watch?v=r9UjrpsF4zk > acesso feito dia 14/05/2012
OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download dos Vídeos 1, 2 3 e 4 nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.
Finalizada a exibição dos Vídeos 1, 2, 3 e 4, cabe ao/a professor/a retomar as questões utilizadas anteriormente na problematização, no sentido de confrontar as respostas apresentadas pelos/as alunos/as naquele momento com o conteúdo dos Vídeos 1, 2, 3 e 4.
A atividade 1 é de extrema importância para o início da aula, pois a partir da mesma os/as alunos/as terão mais subsídios para desenvolver as atividades seguintes.
Esta atividade foi extraída da aula "Aprendendo sobre os diferentes tipos de combustíveis por meio do método científico " da professora Lérida de Oliveira de Uberlândia - MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.