Decomposição em ação: frutas e vegetais
Discussão a partir de um vídeoSugerimos que o professor oriente os alunos para que acessem um vídeo que mostra a decomposição dos alimentos por meio de uma sucessão de fotos feitas ao longo de 74 dias, sendo que uma foto foi tirada a cada 40 minutos.
Para isso, deverão digitar no campo de "endereço" o site:http://www.youtube.com/watch?v=c0En-_BVbGc&feature=player_embedded#at=78.Acessado em 13/06/2011.
Imagem do vídeo.
Após esse primeiro momento de acesso individual, os alunos deverão ser organizados em grupos de três, para que possam discutir alguns destaques feitos pelo professor, como os sugeridos a seguir.
Questões para discussão
- O que acontece com esses alimentos no decorrer dos 74 dias de observação e registro das imagens?
- Por que isso acontece?
- Há participação de seres vivos nesse processo? Explique.
- Quando um alimento se estraga, que modificações podem ser percebidas nele? Cheiro, cor, sabor, aspecto.
- O fenômeno apresentado é físico ou químico? Explique.
- Por que nascem plantas sobre os restos dos alimentos no decorrer do tempo?
- O que mais chama a atenção no vídeo?
- Você já visualizou alguma cena parecida com as apresentadas no vídeo no seu cotidiano? Descreva essa(s) experiência(s) vivenciada(s).
- Quais são as consequências econômicas desse processo natural?
- Quais são os impactos ambientais desse processo?
As respostas do grupo de alunos deverão ser registradas utilizando um editor de textos.
Após a discussão e registros, cada grupo de alunos deverá expor aos demais as suas considerações. O professor deverá ficar atento, nesse momento de socialização, aos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema e aproveitar o espaço para tecer considerações a respeito e inserir conhecimentos científicos. Não deixar de enfatizar que quando um alimento se estraga, normalmente percebemos modificações em seu aspecto, cheiro cor e sabor. Essas modificações indicam que estão ocorrendo reações químicas nesse alimento. As reações químicas que levam um alimento a se estragar são realizadas por seres vivos muito pequenos que só podem ser vistos com o auxílio de um microscópio: os microrganismos decompositores. O que é alimento para o ser humano é, também, alimento esses microrganismos. Enquanto os decompositores se alimentam, produzem substâncias que alteram a cor, o cheiro e o sabor dos alimentos. Encontrando bastante alimento, os microrganismos multiplicam-se rapidamente. Quanto maior o número de microrganismos, mais rápido o alimento se estraga. Os microrganismos decompositores são os responsáveis por devolver ao ambiente, átomos e moléculas que serão utilizados pelos produtores, que iniciam as cadeias e teias alimentares nos diferentes ecossistemas da biosfera. Os decompositores estão em toda parte: nos ambientes naturais, nas cidades, na água, na terra, no ar. Enfim, são organismos muito diversificados e adaptados à diversidade de condições ambientais. Onde houver matéria orgânica, haverá organismos decompositores.
Fonte da imagem: http://osaldalingua.files.wordpress.com/2008/07/tomate-podre.jpg. Acessado em 14/06/2011.
Após o fechamento da discussão pelo professor, cada grupo de alunos deverá construir um texto a partir dos itens discutidos. Enviar esse texto para o professor, por e-mail, para avaliação.
Esta atividade foi extraída da aula "Decomposição em ação: um processo permanentemente presente" da professora Selma Gonzaga Silva de Uberlândia - MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.