Decomposição em ação: atividade experimental
Atividade experimentalA atividade experimental apresentada a seguir está disponível no site: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/documentos/md/ef/ciencias/2010-08/md-ef-ci-05.pdf. Acessado em 14/06/2011. No entanto, está no meio de um texto maior, o que dificulta o acesso pelos alunos. Por isso, e também pelas condições peculiares de uma atividade experimental, sugerimos que o professor disponibilize o roteiro da aula digitado e impresso a cada um dos alunos, que deverão trabalhar em grupos de 5.
Os registros durante o processo deverão ser realizados no caderno. Ao final da experiência, os alunos deverão fazer um relatório em grupo utilizando um editor de textos e enviar por e-mail ao professor, para avaliação.
Roteiro da atividade experimental
Introdução
Bactérias e fungos estão por toda parte, mas você já deve ter percebido que os alimentos apodrecem mais rapidamente se estiverem sob calor ou que alimentos, roupas e até móveis mofam em lugares úmidos. Isso quer dizer que existem algumas condições para que os decompositores se desenvolvam mais rapidamente.
Luz, calor e umidade
Os organismos decompositores se multiplicam mais rapidamente se estiverem em ambientes escuros, quentes e úmidos. É preciso também que estejam em contato com o ar. Ao armazenar alimentos essas condições devem ser observadas. Na história da humanidade encontramos muitas tentativas de conservar os alimentos, a partir das observações do cotidiano: azedamento, apodrecimento, crescimento de bolores que inviabilizavam a estocagem de quantidades maiores de alimento.
Objetivo
Identificar as condições mais favoráveis para conservar alimentos.
Material
Seis copinhos de plástico ou de vidro, 6 etiquetas pequenas, 1 colher de sobremesa, 1 pacote de canela em pó, 1 rolo de filme plástico para cobrir alimentos, geladeira e uma porção de arroz-doce pronto ou mingau, sem canela ou cravos-da-índia.
Procedimentos
- Coloque uma etiqueta numerada em cada copinho.
- Ponha uma porção do doce ou do mingau em cada copinho usando uma colher de sobremesa.
- Organize os copinhos de acordo com as seguintes instruções:
- Copinho 1 - tampado com plástico, fora da geladeira.
- Copinho 2 - tampado com plástico, dentro da geladeira.
- Copinho 3 - destampado, fora da geladeira.
- Copinho 4 - destampado, dentro da geladeira.
- Copinho 5 - destampado e recoberto com canela, fora da geladeira.
- Copinho 6 - destampado e recoberto com canela, dentro da geladeira.
- Observe os copinhos durante uma semana.
- Registre no caderno suas previsões sobre qual sistema (copinhos) conserva o arroz-doce ou mingau por mais tempo, sem a presença de fungos ou de bactérias. Justifique.
Interpretando os resultados
Anote em seu caderno as modificações observadas em cada um dos sistemas (copinhos) durante a semana.
Suas previsões iniciais se confirmaram? Em caso negativo, tente explicar o que pode ter acontecido Quais condições você considera mais adequadas para conservar o arroz-doce ou o mingau? Terminada a discussão, cada grupo deverá socializar aos demais e ao professor as suas considerações.Esta atividade foi extraída da aula "Decomposição em ação: um processo permanentemente presente" da professora Selma Gonzaga Silva de Uberlândia - MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.