Disciplina - Química

Galerias de Imagens > > Matéria e sua Natureza

Clara de ovo - fonte de albumina

A albumina é uma proteína de alto valor biológico presente na clara do ovo, no leite e no sangue. É frequentemente usada por praticantes de musculação que querem aumentar sua massa muscular.
No sangue é a sua principal proteína, que se encontra em grande abundância no plasma, onde é sintetizada no fígado.
Funções da albumina: Manutenção da pressão osmótica. Transporte de hormônios tireoides. Transporte de hormônios lipossolúveis. Transporte de ácidos graxos livres. Transporte de bilirrubina não conjugada. Transporte de fármacos e drogas. Aumento da libido. União competitiva com íons de cálcio. Controle do pH. Seu excesso ocasiona diversas doenças, como problemas renais e hepáticos. Além disso, o consumo excessivo de albumina provoca ganho de peso, sendo que um aumento em massa muscular sem acúmulo de gorduras e também é responsável pelo fator anti-catabólico ou seja bloqueia a perda de músculos.
<br/><br/>
Palavras-chave: Pressão osmótica. Controle do pH. Equilíbrio químico. Bioquímica. Ligações químicas.

Fonte: Diego Singh - Multimeios - Seed/PR

A albumina é uma proteína de alto valor biológico presente na clara do ovo, no leite e no sangue. É frequentemente usada por praticantes de musculação que querem aumentar sua massa muscular. No sangue é a sua principal proteína, que se encontra em grande abundância no plasma, onde é sintetizada no fígado. Funções da albumina: Manutenção da pressão osmótica. Transporte de hormônios tireoides. Transporte de hormônios lipossolúveis. Transporte de ácidos graxos livres. Transporte de bilirrubina não conjugada. Transporte de fármacos e drogas. Aumento da libido. União competitiva com íons de cálcio. Controle do pH. Seu excesso ocasiona diversas doenças, como problemas renais e hepáticos. Além disso, o consumo excessivo de albumina provoca ganho de peso, sendo que um aumento em massa muscular sem acúmulo de gorduras e também é responsável pelo fator anti-catabólico ou seja bloqueia a perda de músculos.

Palavras-chave: Pressão osmótica. Controle do pH. Equilíbrio químico. Bioquímica. Ligações químicas.