Disciplina - Química

Galerias de Imagens > > Química Sintética

Vitamina C

Ácido ascórbico, vitamina anti-escorbútica. Principais fontes na natureza Citrinos, groselhas pretas, pimentão doce, salsa, couve-flor, batatas, batatas doces, brócolis, couves de bruxelas, morangos, goiaba, manga. Dependendo da estação, um copo de tamanho médio de sumo de laranja fresco (i.e. 100g) rende cerca de 15 a 35 mg de vitamina C.
A vitamina C é necessária para a produção de colagênio, a substância do tipo “cimento” intercelular que dá estrutura aos músculos, tecidos vasculares, ossos e cartilagens. A vitamina C também contribui para a saúde dos dentes e gengivas e auxilia na absorção do ferro a partir da dieta. É também necessária para a síntese dos ácidos biliares.
Para além disso, a investigação mostrou o papel da vitamina C em:
- síntese de várias hormonas e neuro-transmissores importantes
- metabolismo do ácido fólico
- função imunitária
- função redox/anti-oxidante
- nas reações metabólicas de certos amino-ácidos, em particular na prevenção da formação de nitrosaminas potencialmente carcinogênicas no estômago (devido ao consumo de alimentos contendo nitrite, tais como a carne fumada ou os picles).
<br/><br/>
Palavras-chave: Vitamina C. Ácido ascórbico. Vitaminas. Química orgânica. Bioquímica.

Ácido ascórbico, vitamina anti-escorbútica. Principais fontes na natureza Citrinos, groselhas pretas, pimentão doce, salsa, couve-flor, batatas, batatas doces, brócolis, couves de bruxelas, morangos, goiaba, manga. Dependendo da estação, um copo de tamanho médio de sumo de laranja fresco (i.e. 100g) rende cerca de 15 a 35 mg de vitamina C. A vitamina C é necessária para a produção de colagênio, a substância do tipo “cimento” intercelular que dá estrutura aos músculos, tecidos vasculares, ossos e cartilagens. A vitamina C também contribui para a saúde dos dentes e gengivas e auxilia na absorção do ferro a partir da dieta. É também necessária para a síntese dos ácidos biliares. Para além disso, a investigação mostrou o papel da vitamina C em: - síntese de várias hormonas e neuro-transmissores importantes - metabolismo do ácido fólico - função imunitária - função redox/anti-oxidante - nas reações metabólicas de certos amino-ácidos, em particular na prevenção da formação de nitrosaminas potencialmente carcinogênicas no estômago (devido ao consumo de alimentos contendo nitrite, tais como a carne fumada ou os picles).

Palavras-chave: Vitamina C. Ácido ascórbico. Vitaminas. Química orgânica. Bioquímica.