Disciplina - Química

Galerias de Imagens > > Química Sintética

Diamante

Representação da estrutura molecular do Diamante, forma alotrópica do carbono (C). Cristaliza no sistema cúbico, geralmente em cristais com forma octaédrica (8 faces) ou hexaquisoctaédrica (48 faces), frequentemente com superfícies curvas, arredondadas, incolores ou coradas. Os diamantes de cor escura são pouco conhecidos e o seu valor como gema é menor devido ao seu aspecto pouco atrativo. Diferente do que se pensou durante anos, os diamantes não são eternos pois o carbono definha com o tempo, mas os diamantes duram mais que qualquer ser humano.
Sendo carbono puro, o diamante arde quando exposto a uma chama, transformando-se em dióxido de carbono. É solúvel em diversos ácidos e infusível, excepto a altas pressões.
O diamante é o mais resistente mineral de ocorrência natural que se conhece, com uma dureza de 10 (valor máximo da escala de Mohs). No entanto, é muito frágil, esse fato deve-se à clivagem octaédrica perfeita. Estas duas características fizeram com que o diamante não fosse talhado durante muitos anos. As maiores jazidas do mundo são de África do Sul.Outras jazidas importantes situam-se na Austrália(segundo maior produtor) e no Brasil(terceiro maior produtor), entre outras de menor importância.
A densidade é de 3,52. O brilho é adamantino, derivado do elevadíssimo índice de refracção (2,42).
<br/><br/>
Palavras-chave: Diamante. Carbono. Alótropos. Materiais.

Representação da estrutura molecular do Diamante, forma alotrópica do carbono (C). Cristaliza no sistema cúbico, geralmente em cristais com forma octaédrica (8 faces) ou hexaquisoctaédrica (48 faces), frequentemente com superfícies curvas, arredondadas, incolores ou coradas. Os diamantes de cor escura são pouco conhecidos e o seu valor como gema é menor devido ao seu aspecto pouco atrativo. Diferente do que se pensou durante anos, os diamantes não são eternos pois o carbono definha com o tempo, mas os diamantes duram mais que qualquer ser humano. Sendo carbono puro, o diamante arde quando exposto a uma chama, transformando-se em dióxido de carbono. É solúvel em diversos ácidos e infusível, excepto a altas pressões. O diamante é o mais resistente mineral de ocorrência natural que se conhece, com uma dureza de 10 (valor máximo da escala de Mohs). No entanto, é muito frágil, esse fato deve-se à clivagem octaédrica perfeita. Estas duas características fizeram com que o diamante não fosse talhado durante muitos anos. As maiores jazidas do mundo são de África do Sul.Outras jazidas importantes situam-se na Austrália(segundo maior produtor) e no Brasil(terceiro maior produtor), entre outras de menor importância. A densidade é de 3,52. O brilho é adamantino, derivado do elevadíssimo índice de refracção (2,42).

Palavras-chave: Diamante. Carbono. Alótropos. Materiais.