Disciplina - Química

Galerias de Imagens > > Química Sintética

Isômeros

Representação das moléculas dos isômeros glicose e frutose. Isomerismo ou Isomeria ("iso" = "mesmo" , "meros" = "partes") é o fenômeno caracterizado pela existência de duas ou mais substâncias que apresentam fórmulas moleculares idênticas, mas que diferem em suas fórmulas estruturais. Por exemplo: Etanol e Metoximetano possuem a mesma fórmula (C2H6O).
O estudo da isomeria é dividido em duas partes:
Isomeria plana - o fenômeno pode ser percebido pela simples análise da fórmula estrutural plana;
Isomeria espacial (Esteroisomeria) - neste caso, a isomeria só é perceptível por meio da análise da fórmula estrutural espacial. A isomeria espacial é dividida em duas partes: a isomeria geométrica (cis-trans ou Z-E) e a isomeria óptica.
<br/><br/>
Palavras-chave: Isomeria. Glicose. Frutose. Química do carbono. Moléculas.

Representação das moléculas dos isômeros glicose e frutose. Isomerismo ou Isomeria ("iso" = "mesmo" , "meros" = "partes") é o fenômeno caracterizado pela existência de duas ou mais substâncias que apresentam fórmulas moleculares idênticas, mas que diferem em suas fórmulas estruturais. Por exemplo: Etanol e Metoximetano possuem a mesma fórmula (C2H6O). O estudo da isomeria é dividido em duas partes: Isomeria plana - o fenômeno pode ser percebido pela simples análise da fórmula estrutural plana; Isomeria espacial (Esteroisomeria) - neste caso, a isomeria só é perceptível por meio da análise da fórmula estrutural espacial. A isomeria espacial é dividida em duas partes: a isomeria geométrica (cis-trans ou Z-E) e a isomeria óptica.

Palavras-chave: Isomeria. Glicose. Frutose. Química do carbono. Moléculas.