Disciplina - Química

Galerias de Imagens > > Química Sintética

Morfina

Representação tridimensional da molécula de Morfina. A morfina é o principal elemento ativo do ópio, sendo, por isso, categorizada como um opiáceo. Essa substância existe em forma de pó, líquido, barra ou comprimidos, podendo ser consumida por via oral, fumada ou injetada.
Os opiáceos atuam sobre receptores cerebrais específicos localizados no sistema límbico, na massa cinzenta, na espinal medula e em algumas estruturas periféricas. Tem efeitos analgésicos. A morfina, cujos efeitos duram cerca de 4 a 6 horas, pode provocar alívio da dor e da ansiedade, diminuição do sentimento de desconfiança, euforia, flash, sensação de bem-estar, tranquilidade, letargia, sonolência, depressão, impotência, incapacidade de concentração ou embotamento mental. Em nível físico pode ocorrer depressão do ciclo respiratório (causa de morte por overdose), edema pulmonar, baixa de temperatura, náuseas, vômitos, contração da pupila, desaparecimento do reflexo da tosse, obstipação, amenorreia ou morte. Nomenclatura IUPAC: (5α,6α)-7,8-didehydro-4,5-epoxy-17-methylmorphinan-3,6-diol. Fórmula Molecular: C17H19NO3. Massa Molar: 285,34 g/mol.
<br/><br/>
Palavras-chave: Moléculas. Morfina. Substâncias químicas. Medicamentos. Drogas.

Representação tridimensional da molécula de Morfina. A morfina é o principal elemento ativo do ópio, sendo, por isso, categorizada como um opiáceo. Essa substância existe em forma de pó, líquido, barra ou comprimidos, podendo ser consumida por via oral, fumada ou injetada. Os opiáceos atuam sobre receptores cerebrais específicos localizados no sistema límbico, na massa cinzenta, na espinal medula e em algumas estruturas periféricas. Tem efeitos analgésicos. A morfina, cujos efeitos duram cerca de 4 a 6 horas, pode provocar alívio da dor e da ansiedade, diminuição do sentimento de desconfiança, euforia, flash, sensação de bem-estar, tranquilidade, letargia, sonolência, depressão, impotência, incapacidade de concentração ou embotamento mental. Em nível físico pode ocorrer depressão do ciclo respiratório (causa de morte por overdose), edema pulmonar, baixa de temperatura, náuseas, vômitos, contração da pupila, desaparecimento do reflexo da tosse, obstipação, amenorreia ou morte. Nomenclatura IUPAC: (5α,6α)-7,8-didehydro-4,5-epoxy-17-methylmorphinan-3,6-diol. Fórmula Molecular: C17H19NO3. Massa Molar: 285,34 g/mol.

Palavras-chave: Moléculas. Morfina. Substâncias químicas. Medicamentos. Drogas.