As DCEs de Química trazem em seus textos orientações quanto à necessidade de os alunos se apropriarem de conhecimentos científicos e tecnológicos contemporâneos. Tal destaque no documento legal visa a propiciar aos alunos do Ensino Médio condições para que eles compreendam como o desenvolvimento da ciência e da tecnologia impacta sua vida, em distintas dimensões.
Nesse sentido, a nanotecnologia deve ser entendida como um avanço dos conhecimentos científicos e tecnológicos contemporâneos, e também como um processo histórico de transformação da sociedade e da cultura. Ela trabalha com o desenvolvimento de materiais e com o estudo de novas substâncias em uma escala nanométrica que chega ao nível das moléculas e átomos. Ela faz toda diferença nas nossas vidas, apresentando diversas aplicações no cotidiano, entre elas: roupas, brinquedos, cosméticos, creme dental, medicamentos, materiais esportivos, desenvolvimento de alimentos, produto autolimpante, vidros, baterias etc.
Apresentamos, a seguir, alguns materiais disponíveis da disciplina de Química na "Escola Interativa - Recursos Digitais" que podem auxiliar você, professor, na sua prática docente ao iniciar a discussão com os alunos sobre nanotecnologia.
Gostou dos recursos? Curta, favorite, compartilhe e colabore!
A melhor forma de conhecer a Escola Interativa - Recursos Digitais e a página de Química é explorando-as. Sinta-se à vontade para colaborar enviando sugestões para: Filmes | Sugestões de Leitura | Vídeos.