Disciplina - Química

Informativos

09/11/2016

Edição 3/2016

Informativo
Olá, professor(a)!

Este informativo tem como principal objetivo apresentar os materiais disponíveis na página de Química do Portal Dia a Dia Educação.

A dica é: Sequência de Aula - Química Orgânica pela Reciclagem de Materiais

ícone quimica organicaA Química Orgânica é um dos ramos da Química que mais está presente e determina a vida contemporânea, desde a compreensão do que são, do que são formados e como são elaborados os alimentos; até a formulação e uso de substâncias utilizadas como medicamentos que promovem alterações específicas na composição química de células, por exemplo. Portanto, saber o que é a química orgânica, do que ela trata e como ela interfere na vida contemporânea, desde a sua implicação pessoal até as relações socioeconômicas que dela derivam, é uma necessidade premente a todas as pessoas, sobretudo aos estudantes da educação básica. Confira nesta sequência de aulas como realizar o estudo da química orgânica pela temática reciclagem de materiais.


A dica é: Animação - Dez dias com Berinjelas

icone berinjela
A animação inicia com o seguinte questionamento: como conservar berinjelas por um longo período? Este recurso apresenta a Cinética Química e uma dona de casa, fazendo tentativas de conservar uma grande quantidade de berinjelas, por mais de dez dias. Que tal utilizá-lo na sua aula?


A dica é: Vídeo - Hormônios Sintéticos - Anabolizantes - Esteróides

ícone anabolizantes
Este documentário pretende revelar o que os esteroides fazem e como e por que eles funcionam. Apesar de fundamentado na ciência, não traz um estudo clínico. Imagens em computação gráfica relevam o que acontece por dentro do corpo, onde a química encontra a anatomia, com consequências espetaculares e por vezes trágicas. Confira!


Colaboreicone colaboração

A página de Química do Portal Dia a Dia Educação disponibiliza informações, recursos educacionais e troca de experiências. É construída para e por você, professor. Acesse os ícones de recursos da seção "Colabore" (abaixo da ilustração de Química), preencha o formulário e envie sua contribuição. Sua participação é muito importante!!

Clique aqui, caso queira CANCELAR o recebimento do boletim informativo.


http://www.quimica.seed.pr.gov.br

 


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.