Perfume: a história de um assassino - Enfleurage
Paris, 1738. Jean-Baptiste Grenouille (Ben Whishaw) nasceu em um mercado de peixe, onde sua mãe (Birgit Minichmayr) trabalhava como vendedora o abandonou. Jean-Baptiste cresce e logo descobre que possui um dom incomum: ele é capaz de diferenciar os mais diversos odores à sua volta. Intrigado, logo demonstra vontade de conhecer todos os odores existentes, conseguindo diferenciá-los mesmo que estejam longe do local em que está. Já adulto, ele torna-se aprendiz na perfumaria de Giuseppe Baldini (Dustin Hoffman), que passa por um período de pouca clientela. Logo Jean-Baptiste supera Baldini e, criando novos perfumes, revitaliza a perfumaria. Jean-Baptiste cada vez mais se interessa em manter o odor de forma permanente, o que faz com que busque meios que possibilitem que seu sonho se torne realidade. Só que, em suas experiências, ele passa a tentar capturar o odor dos próprios seres humanos.
O trecho mostra a extração de óleos essenciais, utilizando o método denominado Enfleurage, que consiste em colocar pétalas de flores frescas em uma armação com placa de vidro, recoberta de gordura e compostos preservativos por ambos os lados. O óleo das essências das flores vai sendo absorvido pela gordura. Após 8 a 10 semanas, a gordura chega a seu ponto de saturação em relação aos óleos das flores. Com isso, esta é removida e sofre uma extração por álcool, a solução resultante é resfriada para remoção da pequena quantidade de gordura dissolvida, recebendo o nome de "extrato" das flores. O extrato passa por um processo de destilação, visando finalmente separar o solvente dos óleos essenciais desejados.
Perfume - A História de um Assassino (The Story of a Murderer), Ficção, França, Alemanha, Espanha, 2006, 147 min, COR, Direção: Tom Tykwer.
Palavras-chave: Extração de óleos de vegetais. Destilação. Dissolução.
- 23796
- 82